A
pesquisa TIC Educação 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos
para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), indica que
as escolas brasileiras estão mais conectadas no pós-pandemia.
Segundo
o estudo, houve avanço na presença de Internet em espaços de uso
pedagógico. Atualmente, 82% das instituições de ensino municipais estão
conectadas e contam com acesso à rede na sala de aula, proporção que era
de apenas 60% em 2020. Esse aumento reflete uma tendência de, cada vez
mais, inserção do uso da tecnologia em sala de aula.
A assessora pedagógica da Rede Pitágoras,
Marcilene Gonçalves de Souza, destaca que existem diversos benefícios
desta adesão no ambiente escolar. “A Internet pode conectar estudantes e
professores de diferentes regiões, estimular o protagonismo dos alunos,
valorizar o conhecimento e a troca de experiências e aprimorar a
capacidade de comunicação”, afirma.
Tecnologia para potencializar os processos educacionais
A
uso de ferramentas tecnológicas pode ser um importante meio de engajar
os estudantes e, até mesmo, de ampliar os projetos educacionais,
conectando alunos de diferentes escolas. Marcilene conta que, neste
sentido, o Pitágoras desenvolveu o projeto “Alunos em Rede”, que conecta
estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de diferentes regiões do
Brasil, por meio de encontros virtuais. A ação visa desenvolver
habilidades e competências, como conhecimento e cidadania, cultura
digital, argumentação e comunicação, valorizando o conhecimento e a
troca de experiências.
Em sua XX edição, a temática deste ano é “Janelas Literárias: A aventura de conhecer a diversidade brasileira”.
“Além de abordar as características regionais, também visa promover uma
aproximação entre os alunos e a literatura regional, a fim de
desenvolver o sentido de pertencimento e fortalecimento da identidade
cultural”, explica.
A
conexão possibilitada aos estudantes participantes promove o
enriquecimento cultural, amplia a compreensão de diferentes realidades e
desenvolve habilidades criativas. Esses quesitos, segundo Marcilene
destaca, são essenciais para a formação de cidadãos reflexivos, críticos
e inovadores. “Ao interagirem com colegas de outras localidades, os
estudantes desenvolvem uma visão mais global e aprendem a valorizar a
diversidade cultural”, conta.
Assim,
os alunos têm a oportunidade de aprenderem uns com os outros,
enriquecer seu repertório e desenvolver habilidades de diferentes
componentes curriculares, aprimorando também a capacidade de
comunicação. Alunos que participaram de
edições anteriores relataram entusiasmo e motivação ao conhecer colegas
de diferentes regiões, que aprenderam sobre as riquezas culturais do
Brasil de forma mais significativa.
A especialista explica com mais detalhes como promover encontros virtuais como esses entre estudantes. Confira:
- As escolas envolvidas no projeto devem receber um material pedagógico com propostas de atividades a serem desenvolvidas;
- Esses
materiais podem abordar diferentes aspectos da cultura regional
(patrimônios históricos, manifestações culturais, como festas populares,
gastronomia, artesanato, literatura, brincadeiras etc.);
- As
atividades propostas resultam na elaboração de produtos finais que
retratam a cultura de cada região. Isso deve ser apresentado por cada
escola durante os encontros.
Rede Pitágoras:
O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias
que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de
tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120
mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação
Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e
lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação e
recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças
pedagógicas que acompanham os novos tempos.
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