Como a IA Generativa influencia o futuro do trabalho
*Por Claudio Maggieri
As
ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa estão evoluindo
rapidamente, assim como sua adoção em organizações de todos os setores.
Consideramos necessário discutir como as empresas implementam a IA
generativa e os riscos que seus líderes precisam mitigar ao longo do
caminho, tendo em vista as principais tendências que afetam o trabalho
hoje, amanhã e no futuro.
Não
há dúvidas de que a IA Generativa pode oferecer várias vantagens no
ambiente de trabalho, e as organizações estão constantemente descobrindo
novos casos de uso para essa tecnologia em desenvolvimento. Aqui estão
algumas das principais vantagens potenciais:
Velocidade e eficiência: Ferramentas de IA generativa oferecem maneiras de simplificar processos, reduzir o trabalho administrativo e obter insights
baseados em dados mais rapidamente do que nunca. Economizar tempo e
esforço pode ajudar equipes a fazerem mais com menos, o que tende a
liberar colaboradores para outras tarefas que exigem conhecimento
específico, criatividade e inovação.
Coleta e análise de dados: A IA generativa pode ajudar líderes a obter insights
que vão desde o que motiva os colaboradores até o que provoca
engajamento. Empresas também estão explorando como as ferramentas de IA
generativa podem melhorar o processo de recrutamento, classificando
grandes volumes de currículos. A tecnologia também pode ajudar a resumir
e organizar feedbacks das entrevistas dos que estão deixando a empresa.
Entretanto,
o uso da IA generativa não substitui o toque humano, sendo cada vez
mais necessário manter conversas frequentes com colaboradores. A IA pode
ajudar o profissional de RH a direcionar melhor o diálogo.
Processos simplificados e redução de tarefas repetitivas:
Essas ferramentas podem executar tarefas manuais e deixar as pessoas
livres para investir tempo e energia em criatividade e inovação. Com um
assistente virtual cuidando da rotina, fornecendo relatórios e
lembretes, o colaborador pode se dedicar a temas mais complexos.
Digamos
que o sistema alerte que um funcionário atingiu um marco que merece
reconhecimento. O profissional de RH tem a capacidade de ser mais
criativo ao dar o mérito ao colaborador. Ou seja, pode deixar de cuidar
de processos para colocar mais energia em conectar pessoas, impulsionar o
engajamento e promover uma cultura de trabalho mais vibrante.
Embora
a velocidade de implementação da IA Generativa possa ser parcialmente
atribuída ao entusiasmo em torno da nova tecnologia, alimentado pela
atenção da mídia, as organizações ainda precisam reconhecer as
responsabilidades únicas que acompanham a adoção precoce.
As
empresas estão tentando descobrir como criar valor tangível para seus
clientes e organizações por meio da IA. Para isso, priorizam webinars
educativos e treinamentos, executando programas piloto e explorando
novas relações com fornecedores.
Introduzir a IA sem salvaguardas pode trazer alguns riscos, então é necessário criar frameworks de políticas que garantam o uso apropriado da nova tecnologia, protegendo marcas, clientes e associados.
Há
alguns questionamentos que podem guiar os líderes das empresas: em
quais casos a IA realmente pode ajudar a tornar os processos mais
eficientes? Ou a gerar conteúdo? Ou ainda peneirar dados e fornecer uma
experiência humana mais personalizada?
Eficiência
e experiência do cliente, no entanto, não são as únicas prioridades. É
necessário garantir a confidencialidade dos dados críticos da empresa, a
privacidade dos indivíduos e a propriedade intelectual, além de
implementar uma estrutura de governança que permita tirar vantagem dos
benefícios da IA, mantendo as proteções apropriadas.
*Claudio Maggieri é general manager para a América Latina na ADP
Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)
A
companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e
experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo
potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH,
talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br e https://br.adp.com/sobre-a-adp/central-de-imprensa.aspx.
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