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(Barueri – 14/06/2024) – As vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, cresceram 4,9%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante o mesmo período de 2023. O Varejo presencial cresceu 4,1%. O e-commerce aumentou o faturamento em 15,5%. Óticas e Joalherias foi o segmento que mais cresceu no período, com variação de 19,1%. Outros setores que apresentaram alta foram Móveis, Eletro e Depto (+12,3%); Cosméticos e Higiene Pessoal (+9,6%); Turismo e Transporte (+6,5%); Supermercados e Hipermercados (+5,0%) e Varejo Alimentício Especializado (+4,3%). De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado. “No ano passado houve um feriado, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio, bem próximo ao Dia dos Namorados. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirma. REGIÕES Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5,0%, respectivamente. Na sequência, estão Norte (+4,4%), Centro-Oeste (+3,8%) e Sudeste (+3,7%). Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Rio Grande do Sul, com 11,4%. Em seguida, as principais altas foram Pará (+6,4%), Bahia (+5,3%), Rio de Janeiro (+5,0%), Distrito Federal (+4,9%) e Minas Gerais (+4,3%). |
SOBRE O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por cerca de 820 mil varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
COMO É CALCULADO
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de market share - e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda. Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Comunicação Corporativa | comunicacaocorporativa@cielo.com.br |
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