MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de junho de 2024

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 15/06/2024

 

Lavanderia derruba candidato

Quem fica de olho nas eleições no sul da Bahia já espera a desistência do candidato do prefeito de certa cidade praiana. Além de dois processos federais, o abençoado sujeito teria ligação com a empresa visitada pela PF na Operação Xêpa. Segundo fontes de dentro da Prefeitura, parece que a tal empresa faz serviço de lavanderia para o abençoado e o prefeito...

O candidato invisível

O "grande" lançamento da candidatura de Isaac Néris de Pitibiriba deve ter sido invisível, porque até para ver uma foto online foi complicado. Host do Conexão Morena, da Morena FM, Oziel Aragão comentou que "flopou" porque não sabem fazer comunicação. O analista político Andreyver Lima completou: "precisa investimento e competência".

Velando candidato morto

Quem esteve por lá contou que tinha bem menos gente do que cabia no espaço e o clima era desanimador. Talvez a presença de Paulo Lima tenha influenciado, afinal, ele é um dos mais famosos oradores de velório de Itabuna, ainda mantendo a tradição de nomes como José Oduque e Lucílio Bastos. Paulo Índio não discursou, mas até que podia...

Petista roxo de "direita"

juntando ACM Neto praticamente citou Mangustão como "de direita", ao dizer que ele está entre os candidatos "que pensam da mesma forma que a direita" e podem se juntar a seu projeto de unificar a oposição. É no mínimo bizarro, já que Mangustão foi PT a vida toda e só saiu de lá quando impuseram Ai Dela de cima pra baixo. Do contrário continuaria lá.

Pé no hoje, cabeça no futuro

Por falar no clone do Lord Farquard, Neto está fazendo piseiro nas cidades do interior como Itabuna, Ilhéus, Buerarema e Itajuípe, mas sua cabeça não está nas eleições deste ano. O piseiro é para marcar território para se lançar a governador ou senador em 2026. Ele sabe que um bom desempenho elegendo prefeitos e vereadores agora é essencial.

Tudo tem a ver com 2026

Neto ainda estuda se sai de novo a governador contra o atual, um dos piores que a Bahia já teve, ou se lança um nome novo e com herança política, como o primo Duquinho, filho de Luis Eduardo Magalhães, e se candidata ao Senado. Por enquanto, certo mesmo é o plano de ampliar a frente do UB e PP atraindo partidos como PDT, PL e Solidariedade.

Com um amigo desses...

O PT está mais confuso que petista em seminário sobre ética. Briga em Vitória da Conquista para a vereadora Lúcia Rocha, do MDB, desistir e apoiar o candidato petista Waldenor Pereira. Mas o conversador GeraMico foi lá autorizar o asfalto para a estrada que liga dois distritos, pedido por... Lúcia. O governo enche a bola dela com a obra. Inteligente...

Festejando a morte

O conversador GeraMico não toca mais no assunto segurança, nem mesmo depois de ônibus queimados e ataques de facções em Salvador. Mas, se o chefe se faz de alienado, o secretário da Insegurança Pública, Marcelo Werner, faz pior. Nesta semana apareceu todo sorridente para comemorar 2 mil homicídios na Bahia em 5 meses como se fosse vitória...

Sinal amarelo no QG petista

É grande a preocupação do pessoal da campanha de Ai Dela Dinheiro em Ilhéus. Não tanto por ela, imposta pelos caciques do partido em Salvador, mas pelo risco de não reeleger Enilda Mendonça, único nome do PT na Câmara. Rejeitado pela maior parte da população, o PT não esquece a surra que GeraMico tomou de ACM Neto em 2022.

A fogueira está queimando...

O São João está chegando e muitos políticos já sentem o calor da fogueira queimando suas candidaturas. Algumas não chegam até o aniversário de Itabuna. A do finado Gelado Limões já queimou todinha e ele agora afoga as mágoas em licor de jenipapo. Na casa dos vizinhos, porque o escorpião que mora em seu bolso não deixa comprar nada.

Balão sobre, desce, queima

Com motivos para soltar fogos mesmo, só Augusto Castro e Pancadão. O resto vê suas candidaturas cozinhando como amendoim junino. Em Ilhéus, os balões de Jabes e Valdemort Jr sobem sem problema, enquanto o de Ai Dela ficou enroscado nos fios de energia elétrica da rua e o de Mangustão está com a bucha derretendo.

A pasta "boa de votos"

Num ano eleitoral, toda mudança em governo é voltada para os votos. Não é a toa que José Trindade, cacique do Republicanos em Itabuna, migrou da Fasi para uma pasta bem melhor em se tratando de votos, a de Promoção Social, que está sempre "colada" e atende os moradores dos bairros. É a secretaria do Bolsa Família, dos benefícios, da cesta básica...

Cigano agora cobra na rua

Itabuna sempre teve vereador e até prefeito devendo a ciganos, que já chegaram a "visitar" a Câmara. Mas em Itapitanga o nível é outro. Revoltados com o calote do prefeito, os ciganos fizeram protesto na porta da Prefeitura, mostrando os cheques sem fundos de Ró de Beto. Pegando emprestado o slogan de Jeba Mole em Ilhéus, "olha o que ele fez"...

Mais uma besteira de Rui

rui bosta O ex-secretário de Políticas Agrícolas do Ludrão, que saiu depois do fiasco da compra de arroz bichado com corrupção, jogou merda no ventilador. Disse que a ideia foi da Casa Civil de Rui B. Osta, que ele e o ministro da Agricultura Fávero sabiam que o Brasil tinha arroz suficiente. Também revelou que não pediu demissão, como anunciaram. Foi demitido por Rui.

Passando só pra lembrar...

A presepada com a compra do arroz lembrou outra iniciativa de Rui B. Osta na qual ele também saiu impune empurrando a culpa para os outros, a famosa compra de respiradores em loja de maconha. Feita com superfaturamento e pagamento de propinas, segundo a vendedora, a compra custou caro à Bahia, que não recebeu nenhum respirador.

VLT é a nova duplicação

Assim como nos anos eleitorais de 2018 e 2022, o governo do estado petista "autorizou" o início das obras do VLT do Subúrbio, mesmo sem um centavo para elas no orçamento deste ano nem nos cofres. Lembra as várias ordem de serviço assinadas para duplicar a BR-415 que, depois de exploradas em todas as eleições do PT, virou "meia-estrada" até Banco da Vitória.

E Augusto nem estava lá

Nem sempre promover um evento com intenção eleitoreira dá certo. Depois de realizar uma festa de bairro com um bom público, o deputado Pancadão viu ela terminar com gosto de meleca estragada. Logo depois de se apresentar, o cantor Fernandinho encerrou o show agradecendo à... Prefeitura de Itabuna, de Augusto Castro. Pior: não citou Pancadão.

Coronel caiu na real

Certíssimo de que vai ser sacaneado em 2026, o senador Angelo Coronel (PSD) xinga o PT por onde passa e já avisou que vai romper com ele se não tiver sua vaga para a reeleição. Melhor romper logo, porque as vagas são de Wagner e Otto, com a vice entregue ao Avante. Pelo sim, pelo não, o Coronel já montou uma barraca com 15 soldados na Alba.

Armando a tropa de choque

A ideia de Coronel é juntar no grupo os insatisfeitos com o PT de vários partidos aliados, como PP e PSB. A quantidade de votos deve ser suficiente para atrapalhar a vida do governo do estado na Assembleia, deixando GeraMico em sua mão nas votações. Resta saber a posição de Otto nessa história. Uma opção é ignorar e deixar o barco correr.

Museu de grandes novidades

Em ano eleitoral, quem passou quatro anos dormindo acorda, fiscaliza e denuncia. O vereador Tandik Resende não é tão inativo, mas turbinou a atuação agora que depende do povo para manter o melhor emprego da cidade. Ele denunciou a fraca e ruim merenda das escolas municipais. Não é novidade. É assim desde que ele foi eleito.

Tirando o dele da reta

A campanha de Geraldo Cabeção a prefeito de Salvador vai ficar ainda mais vazia do que já é. Segundo fonte de dentro do PT, o ex-conversador Rui B. Osta mandou seus comandados que estão no governo da Bahia e assessores do partido "largar mão" do emedebista. Como tem certeza da derrota, Rui quer que ela caia só no colo de Cabeção.

Vida difícil pro outro lado

A coisa está ficando feia para os opositores de Augusto Castro nesta eleição. O cara acaba de reabrir o Restaurante Popular, fechado por Cuma quatro anos atrás. Tem o ItaPedro, vai ter o Festival Firmino Rocha, vai inaugurar praças com "banho de loja", está levando asfalto para onde não tinha, tem o Mais Água... a oposição está ficando sem argumentos.

Silêncio geral na trincheira

Talvez por isso ninguém vê Capetâo Azêdo falando nada, até porque está mais preocupado com a possível facada nas costas dada por ACM Neto. Isaac Néris de Pitibiriba não conseguiu repercussão nenhuma de seu lançamento. O finado Gelado Limões foi pra casa ficar de pijamão jogando paciência num PC Pentium. Só Chico França ainda faz críticas.

Bradesco sem "negócios"

A mudança do Bradesco de Coaraci para "unidade de negócios" conseguiu ser rejeitada pelos empresários que movimentam os "negócios". Os funcionários não conseguem mais resolver empréstimos e operações internas. Além disso, sem caixa, o empresário é obrigado a fazer depósitos em correspondentes, que têm um limite diário.

Virou banquinho de praça

Se a empresa precisa fazer um saque grande, não consegue, porque não existe mais esta opção na agência do Bradesco. Saque, só em caixas automáticos, limitado. Já existe um movimento entre os empresários de migrar todas as contas para o Banco do Brasil. Ninguém gosta do jeito burocrático do BB, mas ele é a única opção na cidade.

Insanidade da incompetência

Morremos de rir com os comunicados amadores que a gente recebe de assessores dos candidatos. "Grande aceitação popular", "recebido com alegria", "está crescendo", "otimista com o crescimento do apoio", "fez ato marcante", "apoio cresce a cada dia" e outras besteiras. Tudo falso, tudo mentira. O eleitor não é besta, percebe e só debocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário