Foram
dois dias de muita música e celebração. No primeiro final de semana de
dezembro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu a segunda
edição do Primavera Sound no Brasil, festival que
reuniu mais de 30 atrações, incluindo The Cure, The Killers, Pet Shop
Boys, Marisa Monte, entre outros. Fãs do melhor da cena musical
compareceram nos dois dias e experimentaram diferentes estilos e
culturas. O evento, organizado pela T4F, já caiu nas graças do brasileiro e se firmou como um dos grandes festivais do país.
Além dos shows, outra grande atração foi a sustentabilidade.
O Primavera Sound adotou diversas ações e práticas sustentáveis que
envolveram o público presente no autódromo e também quem assistia em
casa. Uma das iniciativas foi a parceria com o Glass is Good, programa pioneiro de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE. Durante os dois dias, foram recolhidas 2.055 garrafas, totalizando 1,25 tonelada de cacos do material. Assim, os resíduos receberão a destinação correta, neste caso, a reciclagem.
“A
grande contribuição do Glass Is Good para a cadeia do vidro está na
promoção da articulação entre diversos agentes. Grandes festivais de
música são uma grande oportunidade de engajar a sociedade que, no
Primavera Sound, mostrou-se comprometida com a reciclagem do vidro. Além
dos festivais terem match com as bebidas, por complementarem os
momentos de celebração, eles também têm se tornado espaços de
conscientização por um mundo mais sustentável e estamos gratos de fazer
parte disto”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE.
Não
foi só o vidro que foi coletado e descartado de forma correta. Apoiados
pela economia circular, os demais resíduos foram recolhidos e
encaminhados para a reciclagem. O processo beneficiou cooperativas
locais, gerando empregos e proporcionando renda para as famílias e
contribuiu para a redução do desperdício no evento. Além disso, o
Primavera Sound praticou a neutralização de carbono e a redução do uso
de plástico e implementou medidas de conservação de água, como banheiros
e sanitizantes de baixo consumo, sistemas de irrigação eficientes e
torneira de pouco fluxo. O festival também adotou práticas de
reutilização de palco e cenografia, evitando o desperdício e reduzindo a
demanda por novos materiais.
“O
nosso compromisso é entregar a melhor experiência para o público que
recebemos, com conforto, segurança e práticas alinhadas às atuais
demandas da nossa sociedade. Cuidar do nosso planeta é uma delas. O
Primavera Sound é um Festival que tem no seu DNA a música de qualidade, a
sustentabilidade e a inclusão. A pauta ESG é essencial para nós”, finaliza Serafim Abreu, CEO da T4F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário