MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Índice Stone Varejo aponta retomada com crescimento de 2,1% no setor em novembro, na comparação anual

 





    Entre os seis segmentos analisados, quatro registraram alta em comparação ao ano anterior: Móveis e eletrodomésticos (5,5%), Tecidos, vestuários e calçados (2,7%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e Material de Construção (0,2%)
    No recorte estadual, doze estados, mais o Distrito Federal, registraram alta no mês no comparativo anual: Tocantins (6,2%), Distrito Federal (6,1%), Pará (6,0%), Espírito Santo (4,8%), Rondônia (3,3%), Mato Grosso do Sul (3,2%), Rio de Janeiro (2,4%), Paraná (2,4%), São Paulo (1%), Minas Gerais (0,7%), Amazonas (0,5%), Roraima (0,3%) e Ceará (0,2%)

A 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta crescimento anual de 2,1% do volume de vendas do varejo. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
 

Na análise por segmentos, o relatório indicou que quatro deles registraram um aumento anual significativo, com o setor de móveis e eletrodomésticos liderando as estatísticas, com uma alta de 5,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (2,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e material de construção (0,2%). Os outros dois que registraram queda foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; (1,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria; (5,6%).

 

"Após a surpresa dos dados negativos do mês anterior, os resultados levantados nesta edição revelam uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano, que foi impulsionado pelas vendas na Black Friday. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela. É necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio.", afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
 

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas. Veja mais, em: Link.
 

Destaques regionais

No recorte por estados, seis registraram alta na comparação ano contra ano: Tocantins (6,2%), Distrito Federal (6,1%), Pará (6,0%), Espírito Santo (4,8%), Rondônia (3,3%) e Mato Grosso do Sul (3,2%). Com relação às quedas os destaques são: Alagoas (12,2%), Amapá (9,5%), Acre (6,1%), Rio Grande do Sul (2,6%), Santa Catarina (1,7%) e Goiás (1,6%).
 

Segmentos analisados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:

 

1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

3) Livros, jornais, revistas e papelaria;

4) Móveis e eletrodomésticos;

5) Tecidos, vestuários e calçados;

6) Material de Construção.

 

Sobre a Stone

Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.

 

Sobre o Instituto Propague

O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.

 

Informações para a imprensa – FSB Comunicação

Andrea Salmeron – (11) 99504-8790

Henrique Reis – (11) 99108-2633


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário