|
|
Nas localidades em que atua, a so+ma realiza um trabalho minucioso de articulação para fechar o ciclo do vidro e reduzir custos de Prefeituras com a sobrecarga de aterros. É um papel importante na garantia da circularidade do produto ao conectar poder público, recicladores, cooperativas e, principalmente, o cidadão.
O sucesso desse trabalho fica claro com os resultados das campanhas de incentivo da empresa para movimentar as pessoas a se cadastrar no aplicativo e entregar o material nas unidades de recebimento. Com o apoio do Grupo HEINEKEN, foram mais de oito campanhas realizadas ao longo de 2023, para incentivar o público a reciclar. Só entre setembro e outubro, durante a campanha "Vidro Vale o Triplo", mais de 3,7 mil pessoas compareceram para entregar seu material reciclável, uma alta taxa de engajamento.
O usuário das unidades e aplicativos so+ma ainda recebe um extrato ambiental individualizado e, com os dados em mãos, tem clareza do próprio impacto e contribuição positiva, sentindo-se empoderado do seu potencial de transformação. Por meio da ferramenta, a pessoa pode, por exemplo, entender quantos litros de água preservou ao levar o óleo usado até o ponto de coleta, quantas árvores salvou e como contribuiu para a qualidade do ar. A tecnologia e a metodologia inovadoras, que promovem a prática ambiental pelo usuário, já foram exportadas para Jacarta, na Indonésia.
So+ma de Prêmios
Na campanha mais recente da so+ma, criada para conscientizar turistas e moradores durante o alto verão, a cada 30 quilos de materiais recebidos nas casas so+ma, o participante tem direito a um número da sorte. A numeração será sorteada no dia 5 de fevereiro e os ganhadores levarão 1 bicicleta elétrica para casa, 10 tênis feitos com materiais recicláveis ou 100 vales de cupons para serem usados na Netflix, Razer, Play Store e outros serviços digitais. Dessa forma, a ESG Tech busca reconhecer quem mais auxilia nas metas de sustentabilidade, separando e levando os seus materiais recicláveis às casas so+ma.
A campanha ficará ativa até 31 de janeiro de 2024 e os sorteios das premiações ocorrerão semanalmente a partir do dia 28 de dezembro até o dia 05 de fevereiro. Além disso, com a campanha, a so+ma tem o objetivo de receber mais de 500 toneladas de recicláveis em suas unidades espalhadas por Salvador, Camaçari, Curitiba, e Campo Largo (PR).
Confira as unidades das casas so+ma:
Em Salvador, as casas ficam nos locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí - Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares - Em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n);
Em Camaçari, as casas ficam nos locais: Feira (Centro Comercial de Camaçari, Rua Costa Pinto s/n - Centro, Camaçari.), Guarajuba (Praça de Guarajuba, s/n - Av. Humaitá, Guarajuba - Distrito Monte Gordo).
Em Curitiba, as unidades ficam localizadas em: Batel (Parque Gomm, R. Hermes Fontes, 204); CIC (R. Orestes Thá, 1800 - Cidade Industrial De Curitiba); Cotolengo (Rua José Gonçalves Júnior, 140 - Campo Comprido); Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865- Centro); Vila Sandra (R. João Dembinski, 900-986);
Em Campo Largo, a casa so+ma fica localizada em frente ao CIOSP, R. Centenário, 2245 - Centro, Campo Largo;
Os horários de atendimento da maioria das unidades seguem este padrão: Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados. A maioria das casas recebem: plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.
** valor considerado para um caminhão de porte pesado de 14 toneladas.
Sobre a so+ma
Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. Em 2023, a estimativa é engajar mais de 50 mil famílias e gerar mais de 1,5 mil toneladas de recicláveis. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário