Nos últimos 20 anos, estudantes, educadores e instituições adotaram de forma ampla ferramentas de tecnologia digital. Proesc.com, Motrix, Qstione e Flexge são exemplos desse movimento do mercado
A ONU propôs aos países membros uma agenda de desenvolvimento sustentável para serem alcançados até 2030. A lista composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conta com a ODS 4 - Educação de Qualidade, que significa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Diante deste objetivo, o uso da tecnologia a favor da comunidade escolar tem sido pauta em conversas em todo o mundo. O recente Relatório De Monitoramento Global Da Educação lançado pela Unesco em 2023 afirma que nos últimos 20 anos, estudantes, educadores e instituições adotaram ferramentas de tecnologia digital. Para fazer parte deste universo e promover uma educação de qualidade, Felipe Ferreira, CEO da Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino, separou 4 ferramentas para quem busca digitalizar sua escola no próximo ano.
“Durante minhas conversas com gestores de todo o mundo, sempre falamos sobre a importância de preservar e melhorar o ensino da rede, mais do que estar atualizado e utilizando a tecnologia, é importante entender as dores da comunidade escolar e as medidas efetivas que podem melhorar aquele problema. Por isso, sempre indico olhar para a unidade como um todo para apontar quais os principais problemas emergenciais e o início de um novo ano letivo é o momento ideal para esse diagnóstico”, afirma o CEO.
Gestão financeira
Capaz de reduzir em até 66% das taxas financeiras, a Proesc tem se destacado como um dos maiores softwares de gestão da educação do país. A empresa acaba de lançar o Proesc Pay que é capaz de reduzir em até 80% a inadimplência escolar. Entre as suas principais funcionalidades estão a geração de mais receita oferecendo diversas opções de pagamento, facilidade do recebimento de mensalidades com a geração da segunda via do boleto bancário com atualização de valor e data de vencimento, além da notificação dos responsáveis por diversos canais sobre a data de pagamento da mensalidade. Com ele, o gestor ainda pode receber o valor das mensalidades no mesmo dia com o Pix Proesc.
Gestão escolar
A Proesc ainda oferece soluções completas para gestores que enfrentam desafios em gerir escolas. A edtech que já contempla mais de 1.500 unidades escolares, visa proporcionar integração, segurança e otimização nos processos diários de uma escola com funcionalidades completas para as áreas acadêmica, pedagógica e financeira. Alguns exemplos em atividade neste sentido são o E-class, ambiente focado em atividades pedagógicas online e ensino híbrido; e o Proesc Agenda, aplicativo capaz de permitir o acompanhamento em tempo real da vida acadêmica do aluno, comunicação direta entre pais e professores.
Aprendizagem
Outra solução para auxiliar o dia a dia do ambiente escolar é a ferramenta desenvolvida pela Motrix, startup carioca especializada em plataformas para conteúdo pragmático de currículo acadêmico, mediante um framework curricular para integrar diferentes soluções de aprendizagem por meio de uma mesma linguagem pedagógica.
A empresa criou o produto de design curricular, que transforma planejamentos estudantis em um software que também integra em si outras soluções. Com isso, as escolas podem adotar uma abordagem baseada em evidências que impactam drasticamente os resultados das instituições de ensino. Se posicionando como especialista em integrar qualquer solução de aprendizagem para ajudar cada aluno a encontrar seu caminho.
Avaliação
Fundada em 2015 pelo professor Fabrício Garcia, a Qstione, edtech nordestina que oferece um sistema de gerenciamento de avaliações, foi criada com o objetivo de estimular os educadores a elaborar avaliações seguindo boas práticas pedagógicas, com maiores aprofundamentos, explorando ao máximo as competências dos alunos.
As principais tecnologias desenvolvidas pela startup oferecem um sistema de gerenciamento de avaliações e softwares capazes de nortear escolas e universidades na geração e correção de avaliações, construção de planos de ensino, cronogramas e matrizes de referência da avaliação. Com o software, reitores de universidades e gestores escolares conseguem ter acesso aos dados das turmas, verificando se o projeto de ensino foi executado e se os objetivos de aprendizagem foram alcançados.
Ensino Bilíngue
A Flexge, plataforma online para o ensino de inglês, está presente em 15 países e se destaca como a aliada ideal para os gestores que querem incentivar os alunos a reter outros alunos. Além disso, proporciona um ensino personalizado com trilha de aprendizagem completa de forma digitalizada.
Por meio de material didático digital inovador, desenvolvido com base em metodologias ativas e no ensino híbrido, os alunos podem estudar quando e onde quiserem, expandindo o processo de ensino-aprendizagem para além da sala de aula. A plataforma também oferece feedback de pronúncia detalhado, possibilitando um estudo 360° e além da sala de aula.
Sobre a Proesc:
Fundada em 2008 no estado do Amapá, a Proesc oferece a plataforma de gestão escolar on-line mais inovadora do mercado, com funcionalidades completas para as áreas acadêmica, pedagógica e financeira, como o E-class, aplicativo focado em atividades pedagógicas online e ensino híbrido, e o Proesc Pay, aplicativo focado na automação da gestão financeira das escolas, que reduz em até 80% a inadimplência escolar. A edtech que já contempla mais de 1.500 unidades escolares, visa proporcionar integração, segurança e otimização nos processos diários de uma escola. Seguindo o objetivo de expandir o negócio, em 2023 a amapaense levantou a sua primeira captação no valor de R$8 milhões, em rodada seed liderada pelo fundo Square. Para saber mais, acesse o site da empresa.
Tecnolofia na educação_Crédito Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário