MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de abril de 2021

PMA mostra como programas integrados conseguem aumentar o consumo de FLV

 


 

A recomendação da FAO de consumo diário mínimo de 400g de frutas, legumes e verduras ainda não é realidade para a maioria da população. A pandemia trouxe a discussão mundial de como aumentar produtos frescos e saudáveis na dieta para melhorar a imunidade, promover saúde e diminuir riscos de doenças.

Como 2021 é o Ano Internacional de Frutas e Vegetais, a PMA promoveu um desafio com cinco programas que estão impactando o consumo de FLV, que podem ser replicados em qualquer país.

A CEO da PMA Cathy Burns lembrou que o mundo passa por um momento de vulnerabilidades, fome e insegurança alimentar. É um desafio reduzir perdas das plantações, transformar o excedente em doações ou processá-las para alimentar milhões de pessoas.

“Só nos Estados Unidos temos seis milhões de crianças malnutridas. Várias pessoas perderam emprego, nos últimos cinco anos quase 60% das famílias diminuíram compras de alimentos saudáveis por causa do custo alto e falta de acesso. Precisamos fazer o que podemos para nossa comunidade. A abundância global de produção de Frutas e Vegetais mostra nossa responsabilidade para mudar o mundo. 2021, por ser o Ano Internacional de Frutas e Vegetais é o melhor momento para mostramos que há ciência por trás disso e o impacto no corpo humano para saúde de milhões! Estamos nessa indústria para fazer um mundo mais saudável”, enfatizou Cathy Burns.

            Foram selecionados cinco programas de sucesso no aumento de consumo do FLV, todos para beneficiar pessoas de baixa renda e foco na criança:

 

Brighter Bits –- oferece 12 itens diferentes por semana junto com um programa de educação nutricional online para pais de crianças de baixa renda. Produtores parceiros doam produtos frescos ou compram com doações em dinheiro; uma equipe de voluntários separa cerca de 19 produtos para a dieta semanal e distribui para as famílias do programa.

 

Fair Food Network  com o programa “Double up Food Bucks”, uma intervenção promove mudanças essenciais na saúde das famílias. Através de parcerias e doações em dinheiro, a cada US$ 20 em alimentos, é emitido um ticket  de US$ 20 para gastar em produtos frescos. Dessa forma, oferecem alimentos saudáveis, melhores negócios para produtores locais e crescimento da economia local. Esse programa de nutrição é modelo para os Estados Unidos e está implantado em 925 cidades, gerando aumento de venda de FLV na ordem de US$ 50,6 milhões desde 2009.

 

USDA  - a agência americana de Agricultura, incentivou financiamento para várias instituições e fazendeiros para enfrentar a pandemia com verba de US$ 56 milhões, até 2023, para combater a desnutrição. Há várias oportunidades de financiamento pelo plano NIFA (www.nifa.usda.gov) para aumentar saúde e nutrição, e diminuir doenças para o sistema de saúde. Por exemplo, um paciente com pressão alta pode receber US$ 10 por semana para compra de FLV. Médicos e hospitais que estão na rede de apoio do programa NIFA podem prescrever alimentos e a comunidade consome nos mercados autorizados.

 

Wholesome Wave  - O Chef Michel Nisahnm crê no poder da comida e criou o programa para pessoas de baixa renda, com acesso à comida de qualidade e segurança da nutrição. Uma rede de Chefs celebridades de etnias diferentes mostram o poder da comida como remédio. Só em Los Angeles (Califórnia), 100 mil pessoas de baixa renda se beneficiaram com comidas doadas que foram previamente embaladas.

 

FUNDAÇÃO 5x day Mexico  produtores mexicanos se preocupavam com o desperdício de frutas e legumes e a má nutrição no país. 7 em cada 10 mexicanos têm problemas de sobrepeso/obesidade e focaram nas crianças como promoção na mudança de hábitos e compra de produtos mais saudáveis. Também incentivam jardins e hortas em escolas públicas e a inclusão desses produtos na alimentação e visita das crianças de grandes cidades para conhecer pequenos produtores.

 

5Xdia – Chile - o programa tem quatro pilares de atuação: meios de comunicação, pontos de venda, comunidade e investigação (estudos). A intervenção na comunidade escolar é prioridade. A ação Cool Snack – alimentação legal – incentiva crianças a comerem frutas na escola. A ONG entrega frutas da safra para merenda e cada estudante recebe um livro com informações (desenho e conteúdo conforme idade). É um programa que melhora qualidade vida e é socialmente responsável.

 

       "Exemplos como esses são inspiradores! É muito gratificante trabalhar num segmento do agronegócio que produz alimentos que promovem saúde. Temos um grande desafio aqui no Brasil de fazer esses alimentos saudáveis chegarem à mesa de mais famílias. Com essa pandemia o desafio é ainda maior, mas o trabalho em equipe fará a diferença. Nós da PMA trabalhamos com os associados promovendo o aumento de consumo de flores, frutas, legumes e verduras, e nossa missão será árdua, mas muito gratificante, quando conseguirmos que as famílias façam mais refeições com o que produzimos.", diz Junior Lucato, presidente do Conselho da PMA Brasil.

 

            Cathy Burns enfatizou que esses exemplos podem ser implantados em outros países e o incentivo de consumo de FFLV é possível. Assista ao vídeo com resumo do evento - https://www.youtube.com/watch?v=qhPlGHnNbIM

 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa da PMA Brasil/ (11) 3253-0586 e 99973-1474

veramoreira@veramoreira.com.br

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