MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de dezembro de 2024

Canal Brasil exibe série documental sobre as origens da música pop no Brasil

 

Você

Canal Brasil exibe série documental sobre as origens da música pop no Brasil

Dirigida por André Barcinski, “História Secreta do Pop Brasileiro” desvenda os bastidores da indústria fonográfica entre os anos 1970 e 1980, desde os “clones” brasileiros de astros internacionais à explosão de nomes como Xuxa e a Turma do Balão Mágico

História Secreta do Pop Brasileiro. Fotos: Divulgação

A série documental “História Secreta do Pop Brasileiro”, dirigida por André Barcinski, estreia no Canal Brasil na quinta-feira, dia 31 de outubro, a partir das 19h. A produção é inspirada no livro “Pavões Misteriosos”, de autoria do diretor, lançado em 2014, e é dividida em oito episódios com duração de 30 minutos cada. A narrativa explora os primórdios da música pop no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 e aborda momentos marcantes como o sucesso de “clones” brasileiros de Trini Lopez, Dee D. Jackson e Genghis Khan; a venda de LP de covers; e a explosão da música infantil de Xuxa, Trem da Alegria, Balão Mágico e muito mais. 


O primeiro e segundo episódios da série (31/10) contam a curiosa história de cantores que faziam covers de artistas internacionais e, com frequência, eram confundidos com os de fora, como Trini Lopez, Dee D. Jackson e Genghis Khan. Havia também os chamados “falsos gringos”. Nomes como Tony Stevens (Jessé) e Mark Davis (Fábio Jr.) se passavam pelos artistas originais e chegaram até a compor as trilhas sonoras de novelas.


O terceiro episódio (1/11) é dedicado à banda paulistana Os Carbonos, considerados os pioneiros em covers de sucessos internacionais, com cerca de 50 mil músicas lançadas em 30 anos de carreira e hits como “É o Amor” e “Fuscão Preto”. Já o quarto episódio (1/11) relata a grande venda de discos de vinil (LP) na época, grande parte sem os créditos dos músicos originais.


O quinto episódio (2/11) apresenta os “backing vocals” que formaram o coral mais atuante da música brasileira e participaram de discos de consagrados artistas como Gilberto Gil, Raul Seixas e Rita Lee. No sexto episódio (2/11), produtores e compositores de sucessos, como “Lua de Cristal” (Xuxa), “É De Chocolate” (Trem da Alegria) e “Uni-duni-tê” (Balão Mágico), contam sobre essas criações.


O sétimo episódio (3/11) conta a história das bandas de baile no Brasil, enquanto o último (4/11), retrata sobre a trajetória do DJ argentino Santiago Malnati, responsável por lançar Gretchen, Nahim, Lady Lu e Black Juniors.


História Secreta do Pop Brasileiro (2019) (8X25’) – Estreia

Horário: Quinta a domingo, de 31/10 a 3/11, a partir das 19h

Direção: André Barcinski

Classificação: 14 anos

Sinopse: A série, inspirada no livro “Pavões Misteriosos”, conta quem foram os "clones" brasileiros de astros internacionais como Trini Lopez. A série também aborda como surgiu a onda dos "falsos gringos", que revelou, nos anos 1970, nomes como Morris Albert e Mark Davis (Fábio Jr.), assim como quem foi responsável pela explosão da música infantil nos anos 1980, com nomes como Xuxa e A Turma do Balão Mágico. Quem eram os músicos de estúdio que gravaram – sem créditos – tantos clássicos do nosso pop? A série "História Secreta do Pop Brasileiro" desvenda bastidores da música dos anos 1970 e 1980.


Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário