MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Uberlândia conta com aeroporto avaliado com nota máxima em eficiência operacional pela Anac

 



Administrado há nove meses pela empresa espanhola Aena, Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato já é considerado o melhor de abrangência regional do sudeste brasileiro, conforme ranking do governo federal
 

Secretaria de Governo e Comunicação


No mês em que comemora 136 anos de história, Uberlândia recebe mais um reconhecimento de relevância nacional: o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato agora é nota A em eficiência operacional. A avaliação de nível máximo acaba de ser apresentada pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), que concedeu o Atestado de Capacidade Operacional (Acop) A à concessionária, a empresa espanhola Aena, após avaliar o cumprimento de requisitos de segurança, como proteção dos auxílios à navegação aérea, monitoramento e gerenciamento das áreas operacionais.
 

O aeroporto de Uberlândia alcançou índice de 98,9%, em uma escala que vai de 80% (requisitos mínimos) a 100%. Neste ano, o terminal foi classificado em ranking da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, como o melhor em atendimento regional do sudeste brasileiro.
 

“Durante muitos anos, defendi e articulei junto aos demais entes federativos que o nosso aeroporto pudesse ser colocado sob concessão por ver nesse modelo a oportunidade de obtermos os investimentos necessários para que Uberlândia finalmente tivesse um terminal à altura de sua importância, pois estamos em uma região estratégica, com grande fluxo de passageiros e cargas. Nesses nove meses sob nova gestão, essa opção tem se mostrado a mais acertada, com diversos investimentos que têm proporcionado melhores condições estruturais aos usuários e profissionais”, disse o prefeito Odelmo Leão.
 

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Uberlândia e a nova administradora apresentaram projeto de ampliação e modernização para o aeroporto, que prevê melhorias como construção de novas pistas de rolagem, novo pátio para aviação comercial do outro lado da pista (com oito posições), novo terminal de passageiros com mais de 3 mil metros quadrados adicionais, duas pontes de embarque, 22 posições de check-in e novo acesso viário.
 

Conforme estudo viabilizado pela Aena, do bloco de 11 aeroportos sob sua gestão no país, o terminal de Uberlândia foi o que registrou maior índice de crescimento na movimentação de passageiros entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, com aumento de quase 35%. Atualmente, o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato tem capacidade de receber 3,9 milhões de pessoas por ano.

21/08/2024
imprensa@uberlandia.mg.gov.br
(34) 3239-2883/2441/2684

Nenhum comentário:

Postar um comentário