MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Call center tem crescimento de 200% no Nordeste na última década, aponta Associação Brasileira de Telesserviços (ABT)

 

Karina


Atividade é oportunidade de ascensão de carreira na região 

Karina Iluminata tinha 24 anos quando deixou a pequena cidade de Sousa, no sertão da Paraíba, rumo à Campina Grande em busca de melhores condições de emprego para ela e o marido. Através de uma amiga, soube que uma grande empresa de Telesserviços estava chegando no lugar e recrutando pessoas. Mesmo sem saber direito como funcionava um call center, Karina enfrentou uma fila quilométrica de interessados nas mais de 500 vagas abertas. Para sua surpresa, foi aprovada no processo, assumindo a posição de operadora de atendimento na AeC, no início de 2012. De lá para cá, Karina passou por uma série de promoções em um curto intervalo de tempo. Foi supervisora, coordenadora de operações, coordenadora de RH até chegar à gerente de operações no começo deste ano, liderando mais de 250 pessoas. “Foi graças ao call center que as portas se abriram para mim. Pude colocar meu filho em um colégio particular, conquistei minha casa própria, andei de avião pela primeira vez. O impacto foi transformador”, conta Karina.


A jornada de Karina é compartilhada por muitos que deixaram o interior do Nordeste e encontraram no Telesserviço não apenas uma possibilidade de emprego formal, mas de ascensão na carreira, em um setor que tem deixado para trás o estigma de subemprego. Embora a região Sudeste seja a que concentra a maior massa de empregos na atividade no país, pelo menos desde 2010, a região Nordeste é a que tem o crescimento mais acelerado das oportunidades. A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) estima que o segmento teve uma evolução de 200% na última década no local. “O Nordeste tem sido um polo de crescimento, com o Telesserviço liderando as contratações de mulheres e jovens. Cerca de 50% do público encontra no call center a sua primeira experiência profissional e, na região, este número pode chegar a 60%”, destaca Gustavo Faria, vice-presidente da ABT.


É o caso de Yagor Ribeiro, que começou como jovem aprendiz na empresa Almaviva, em Fortaleza, quando tinha 20 anos. Assim como Karina, Yagor saiu de Giqui, interior de Jaguaruana, a procura de novas oportunidades. “Não estava conseguindo emprego na minha cidade. Resolvi trancar a faculdade de engenharia que estava cursando lá para correr atrás de um emprego formal. Comecei como atendente de Telemaketing e, após seis meses como estagiário, fui efetivado”, explica. Mas a possibilidade de crescimento não parou por aí. Yagor se tornou auxiliar de supervisor até chegar a supervisor, posição que ocupa atualmente.


Hoje, Yagor cursa ainda a faculdade de Recursos Humanos e tem planos de atuar na área dentro da própria empresa. “Antes estudava, mas não conseguia trabalhar. Agora consigo conciliar as duas coisas por conta da carga horária de 6 horas”. Antônio Guilherme Noronha, presidente da ABT, explica que este é outro fator facilitador da atividade. Segundo a Associação, atualmente grande parte dos trabalhadores do segmento que já concluíram o Ensino Médio estão cursando o Ensino Superior. “O setor apoia o crescimento profissional por meio de convênios das empresas contratantes com instituições de Ensino Superior, e ainda de diversos cursos e capacitações que fornecem ao longo da jornada do colaborador dentro da empresa”, ressalta o presidente.


Além das oportunidades de aperfeiçoamento contínuo, tanto para Karina quanto para Yagor, um dos grandes aprendizados do Telesserviço tem sido a habilidade de lidar com as pessoas. Onde muitos enxergam uma atividade repetitiva e pouco desafiadora, ambos reconhecem o seu potencial de transformação. "É um negócio dinâmico. Aprendi a vencer preconceitos, inclusive regionais, lidando com pessoas de diferentes estados. É um desafio diário, mas existe um sentimento de orgulho em quem trabalha no call center”.


Yagor corrobora. “Cada pessoa tem o seu mundo, a gente vai se aproximando, conquistando a confiança. É gratificante”.


Sobre a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT):

 

Representante de um dos setores que mais empregam no Brasil, com cerca de 1,4 milhão de trabalhadores, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), fundada em 1987, é pioneira em um mercado que impulsiona o crescimento do país. O segmento é um dos que mais contratam jovens, mulheres e negros, fomentando a diversidade em frentes distintas. Além de oferecer oportunidades de primeiro emprego, o setor apoia o crescimento profissional, por meio de convênios das organizações contratantes com instituições de Ensino Superior. A ABT reúne 19 empresas em 18 estados de todas as regiões do território nacional. Uma atividade que, com cada vez mais inovação e tecnologia, torna-se estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.


.


Yagor



Contatos da assessoria

Ryto Public Affairs

Joana Negri - joana@ryto.global/ 11 99705 9693

Nenhum comentário:

Postar um comentário