JORNAL A REGIÃO
Depois de 19 anos comandada pelo PT, a educação da Bahia, que já foi a melhor do Nordeste, é um enorme fracasso. Ela tem o pior índice de aprendizagem de Português e Matemática de todo o país, uma situação de indigência educacional comprovada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
No Ideb 2023, publicado pelo MEC e o Inep, a Bahia tem nota média de 4,01, abaixo do Maranhão (4,03) e do Rio de Janeiro (4,10) nas avaliações externas em larga escala. O governador Jerônimo Souza (PT) tenta passar a noção de que o problema é de todo o estado, mas na verdade Salvador passou a meta do Ideb.
A capital tem nota 5,3 no Ideb geral e 5,47 no ensino de Português e Matemática nos anos iniciais, apesar de marcar 4,59 nos anos finais. Esta disparidade mostra que, se isolado da capital, o interior tem marcas ainda piores na educação em geral e nas duas principais matérias do ensino público.
O estado deveria ter alcançado a nota 4,5 no Ideb, ao invés dos 3,7 que foram comemorados pelo governador como se fossem uma conquista. O estado continua sendo o campeão em analfabetos e analfabetos funcionais, com mais da metade da população dentro desta tragédia. Com Jornal das Sete, da Morena FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário