Diante
do avanço das tecnologias, conquistar a atenção dos alunos pode ser um
desafio. Vídeos divertidos em redes sociais, memes, informações
instantâneas e chamativas muitas vezes disputam com o conteúdo que
precisa ser abordado nas aulas. Porém, que tal utilizar a própria
tecnologia como alternativa capaz de auxiliar os estudantes a manterem o
foco e assimilarem o conteúdo de forma criativa?
Nesse
contexto, os materiais didáticos digitais se tornam ótimos aliados no
processo de aprendizagem. Por contemplarem múltiplas linguagens, trazem
elementos que o contexto físico, sozinho, não consegue oferecer, como
simulações virtuais, gamificação, vídeos e a possibilidade de responder
exercícios, provas e simulados em formato digital.
“Os
recursos digitais são capazes de prender a atenção dos estudantes,
acostumados com o uso das tecnologias em seu dia a dia, o que torna a
aula mais produtiva e engajadora”, afirma Talita Fagundes, gerente
pedagógica da plataforma par.
“Além disso, a tecnologia permite que se vivencie uma experiência
personalizada de aprendizagem e auxilia no desenvolvimento do
protagonismo do estudante”, acrescenta.
A seguir, confira 4 benefícios do uso de materiais didáticos digitais em sala de aula:
1. Estimular a autonomia – Com
livros digitais e todos os seus recursos, as aulas se tornam mais ricas
e carregadas de metodologias ativas, que têm por objetivo incentivar o
estudante a aprender de forma autônoma e participativa. Dessa forma, a
turma passa e interessar em buscar respostas por conta própria, ou seja,
os alunos se tornam ativos no processo de construção do conhecimento.
2. Aumentar o engajamento e a retenção – Devido
à interatividade e multimodalidade, as opções digitais podem aumentar o
interesse do aluno, que se vê diante da possibilidade de estudar com
games ou simuladores virtuais. Os livros digitais em HTML, por exemplo,
costumam contar com Objetos Educacionais Digitais em diferentes
formatos, abrangendo vídeos, jogos e infográficos animados.
3. Auxiliar no letramento digital – De
acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o letramento
digital deve ser trabalhado desde a Educação Infantil, garantindo que
sejam desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à
tecnologia, tais como saber usar linguagens de programação para resolver
problemas ser capazes de utilizar ferramentas multimídia.
4. Promover aprendizagem personalizada –
Os professores têm a possibilidade de personalizar o ensino,
considerando as especificidades de cada turma e aluno, em vez de abarcar
todos os estudantes em um único modo de trabalhar determinado conteúdo.
Dessa maneira, o aprendizado se torna mais assertivo, na medida em que o
conteúdo e as atividades se ajustam às necessidades, habilidades,
conhecimentos e interesses de cada aluno.
Modelo híbrido
Diante
dos benefícios dos recursos digitais, Talita Fagundes ressalta que o
modelo ideal a ser utilizado nas escolas é o híbrido, ou seja, o uso
equilibrado de materiais didáticos físicos e de plataformas digitais.
“Existem etapas de estudo que precisam de suporte do material físico,
como ao realizar uma equação matemática, por exemplo”, pontua a gerente
pedagógica.
Para
Talita, cabe aos educadores e coordenadores planejarem o uso
tecnologias e materiais didáticos digitais em sala de aula com
intencionalidade pedagógica. “É preciso lembrar que o objetivo central é
garantir um processo de ensino de qualidade e uma aprendizagem
significativa aos alunos”, destaca.
Sobre a plataforma par - A plataforma par
é a inovadora proposta educacional digital da SOMOS Educação. Com foco
na formação integral dos estudantes e considerando a linguagem do jovem
contemporâneo, ela é composta por uma biblioteca de conteúdos didáticos
multimodais com alto rigor acadêmico. Professores e alunos têm acesso a
uma diversa banca de livros, recursos e ferramentas didáticas produzidas
pelos mais renomados especialistas e autores das editoras Ática,
Scipione, Saraiva e Atual e das Soluções Educacionais da SOMOS Educação.
Além de acessar os conteúdos de modo on-line e off-line (livros
didáticos), os alunos são incentivados ao protagonismo e ao autoestudo.
Com a plataforma par, a escola tem acesso a conteúdos e obras de grandes
autores que são referência na educação, com alta qualidade e rigor
acadêmico, e conta com a experiência de uma plataforma digital
consolidada.
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