Em competição com mais de 400 amostras inscritas de todo Brasil, cafés do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rondônia conquistam o título de melhores da safra
Em uma cerimônia on-line e muito emocionante, foram revelados na última sexta-feira (20) os vencedores do Coffee of The Year 2020. O c rso, que é realizado desde 2012, tornou-se um dos principais do setor no país, e esse ano premiou quatro categorias: arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora e teve como primeiro lugar, produtores inéditos.
“A edição de 2020 do Coffee of The Year ficará marcada pelo ineditismo. Além do lançamento das categorias dos cafés de fermentação induzida, tivemos produtores e regiões novas nas primeiras colocações e tudo em um evento 100% digital com a participação grande do público na torcida pelos cafés”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras da SIC.
Na categoria arábica, a mais esperada do evento, quem levou o primeiro lugar foi Denizar Dias Douro, da Douro Cafés Especiais em Marechal Floriano, Montanhas do Espírito Santo. Com notas de floral, açúcar mascavo, especiarias, corpo denso e cremoso, o grande campeão conquistou o gosto dos degustadores e recebeu a nota de 89,79. Wilians Valério Júnior, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG) e Cedro Fornari, do Sítio Refúgio do Cedro, em Iúna (ES), ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente, ambos representando a Região do Caparaó.
Na categoria canéfora, quem recebeu a primeira colocação foi Gustavo Sturm, da Fazenda Bom Retiro localizada em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. A bebida teve 85,17 e somada ao peso da nota do público, apresentou notas de chocolate, frutas vermelhas, alta doçura e corpo denso – que muito surpreendeu os jurados. O segundo lugar ficou com o bicampeão da categoria, o produtor Luiz Claudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui, no Sul do Espírito Santo.
Como novidade, este ano a organização adicionou mais duas categorias ao c rso: a fermentação induzida arábica, que teve como vencedora a produtora Maria Gabriela Baracat Sanchez, da Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais, de Coromandel, no Cerrado Mineiro, com 88,29, pontos; e a fermentação induzida canéfora, na qual a grande vencedora foi Ediana Capich, do Sítio Santo Antônio, de Novo Horizonte do Oeste, Matas de Rondônia, com 86,80 pontos.
SOBRE O COFFEE OF THE YEAR BRASIL
O Prêmio COFFEE OF THE YEAR BRASIL foi criado em 2012 e tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
Em 2020, por conta da pandemia, o c rso foi organizado em um formato diferente e contou com duas fases. Na primeira, as amostras de produtores de todo Brasil foram torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute) em 11 núcleos pelo Brasil, num total de 50 provadores.
Na segunda fase, as 21 melhores (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) foram disponibilizadas para a degustação do público em oito hubs (pontos de encontro e cafeterias) em sete regiões do Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Brasília e Caparaó, para votação às cegas e escolha da audiência.
A revelação e a premiação do café mais pontuado e votado aconteceu no último dia da Semana Internacional do Café (20/11), que este ano se adaptou ao novo cenário mundial. O c rso é destinado a produtores de todas as regiões brasileiras e a lista completa dos ganhadores pode ser conferida no site do evento: www.semanainternancionaldocafe.com.br
Serviço:
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
#conectadospelocafé
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Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, foi realizada 100% em plataforma digital.
Patrocinadores
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio Codemge, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.
Informações para imprensa
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