*Por Bruna Kluwe
Na era digital, a tecnologia tem transformado
todos os aspectos de nossas vidas, desde a forma como nos comunicamos
até a maneira como fazemos negócios. Um dos grandes recursos para
acompanhar essa mudança é a computação em nuvem. Aqui iremos defini-la e
entender as vantagens de sua aplicação no marketing e vendas.
Em sua essência, a computação em nuvem é uma tecnologia que
possibilita a entrega de serviços de computação, como armazenamento,
capacidade de processamento, bancos de dados, rede e aplicativos de
software, através da internet. Em vez de depender de servidores locais
tradicionais ou computadores pessoais, os usuários podem acessar esses
recursos de onde estiverem por meio de uma rede de servidores mantidos
por provedores de serviços em nuvem, assim integrando esses dados.
A ausência dessa integração pode acarretar limitações nas tomadas
de decisão, prolongar o caminho para a resolução de problemas, reduzir a
eficácia das decisões ou até mesmo gerar cenários incompletos. Por
exemplo, ao dependermos exclusivamente de dados provenientes de um
canal, como e-commerce, e ignorarmos informações de outras fontes,
arriscamos ficar sem uma visão completa do desempenho de nossos canais
de vendas e marketing. Se ocorrer uma interrupção na mensuração de
conversões no e-commerce pelas ferramentas de web analytics, nossa
capacidade de dimensionar o erro e evitar impactos negativos na
experiência do cliente fica comprometida.
No entanto, se integramos dados de Sell-Out, podemos detectar
oscilações anormais com rapidez e agir em conformidade. O tempo que leva
para alternar entre plataformas e bases de dados é o período durante o
qual permitimos que os erros afetem a experiência dos usuários. Outro
cenário ocorre quando capturamos leads online, mas a venda é concluída
offline. Se não tivermos visibilidade sobre a eficiência dos leads
gerados, nossas estratégias de marketing em segmentação, remarketing e
alocação de investimentos podem ser prejudicadas.
Ter uma visão completa do fluxo de conversão nos ajuda a monitorar
o desempenho da plataforma, reagir a erros e otimizar estratégias de
canais, como Mídia Paga, SEO, CRM e outras abordagens out-bound. Por
outro lado, quando conseguimos estruturar dados por meio de cruzamentos
entre diferentes fontes e estabelecemos um fluxo eficiente para sua
análise, surgem oportunidades de grande impacto. Podemos acompanhar em
tempo real as vendas dos principais produtos na Black Friday para
evitar comunicações sobre produtos esgotados. Ou ainda, conseguimos
mensurar o impacto de grandes lançamentos analisando as principais
fontes de tráfego e conversões online e offline dos produtos.
Além disso, cruzar dados de mercado com dados internos da marca
pode nos ajudar a entender o potencial de expansão do mercado e
direcionar decisões de investimento e expansão regional com maior
precisão e base concreta. A computação em nuvem para marketing e vendas
apresenta também as seguintes vantagens:
1. Escalabilidade: As empresas podem facilmente
aumentar ou diminuir seus recursos com base na demanda, garantindo que
paguem apenas pelo que utilizam. Essa flexibilidade permite que as
empresas lidem eficientemente com cargas de trabalho variáveis,
melhorando a relação custo-benefício e a utilização de recursos.
2. Economia de Custos: A computação em nuvem
normalmente segue um modelo de pagamento conforme o uso, eliminando a
necessidade de grandes investimentos iniciais em hardware e
infraestrutura. Essa abordagem econômica permite que as empresas alocam
seus recursos financeiros de maneira mais eficiente, visto que podem
acompanhar as métricas de uso detalhadas que são usadas para comunicar
os custos de uso.
3. Acessibilidade e Colaboração: Os serviços em
nuvem permitem que os usuários acessem seus dados e aplicativos de
qualquer lugar com uma conexão à internet. Essa acessibilidade promove a
colaboração entre equipes, facilitando o trabalho remoto ou entre
diferentes localizações geográficas. 4. Atualizações e Manutenção Automáticas: Os
provedores de serviços em nuvem lidam com a manutenção e atualizações
da infraestrutura e do software subjacentes. Isso garante que as
empresas sempre tenham acesso às últimas funcionalidades e correções de
segurança sem a necessidade de intervenção manual.
5. Segurança de Dados: Provedores de serviços em
nuvem confiáveis investem pesadamente em medidas de segurança de dados,
incluindo criptografia, firewalls e controles de acesso, para proteger
os dados dos usuários. Como questões que exigem cuidados, podemos citar
a segurança e privacidade de dados muito sensíveis, tempo de
inatividade e confiabilidade (conectividade à internet), conformidade e
questões regulatórias e custos de transferência de dados. A computação
em nuvem é um grande alicerce para um crescimento saudável e promissor
dos negócios, mas demanda expertise para a escolha da ferramenta
ideal, para a estruturação dos dados e para a manutenção da
plataforma.
* Bruna Kluwe é coordenadora de Data Strategyda Cadastra,
empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia, data e
analytics.
Sobre a Cadastra
É uma Next-Gen Company, parceira de negócios digitais
com múltiplas expertises para oferecer uma revisão estratégica e
operacional ampla que abre novas fronteiras de resultados, seja de
performance no curto prazo, seja de geração de valor no longo. Com
soluções de tecnologia, marketing, consultoria, dados e analytics,
oferece serviços em Transformação Digital de ponta a ponta, com
metodologia proprietária, atingindo uma taxa de retenção de seus
clientes superior a 90%. Com mais de 850 profissionais, em doze
escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), está na
liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech
Solutions e Service Providers 2022 e 2023 (Análise & Inteligência,
Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi
listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do
Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021. Em 2022, foi a
primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio
Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing,
além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce
Partner Innovation Award 2022.
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