Asia Shipping anuncia aquisição de parte da startup catarinense Dati
Com
essa movimentação, a Asia Shipping passa a contar com uma plataforma
digital completa de comércio exterior, que vai revolucionar o setor
globalmente
São Paulo, abril de 2024 – A Asia Shipping,
maior integradora digital de logística da América Latina e líder no
comércio de importações de contêineres cheios da Ásia para a América do
Sul, comemora seu aniversário de 28 anos com novos investimentos em tecnologia. A empresa acaba de adquirir parte da startup catarinense Dati, que conta com uma plataforma em nuvem com IA para simplificar e aprimorar as operações de Comex.
Com
esta transação, cujo valor não é revelado, a Asia Shipping passa a
oferecer, de maneira inovadora, uma plataforma digital completa, que
automatiza a rotina na importação com uso de Inteligência Artificial
abrangendo supply chain, desembaraço, logística internacional e
logística nacional. “Trata-se de um serviço diferente de tudo que existe
no mercado e que promete transformar o setor globalmente, ao unir todas
as informações necessárias em um único local. A automação de até 87% da importação com o uso de Inteligência Artificial trará mais eficiência e agilidade para nossos clientes”, afirma Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.
Por
meio da IA e do Machine Learning, a plataforma da Dati é capaz de gerir
e se comunicar de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e
exportação agindo de maneira proativa e preventiva, a partir da análise de dados.
A solução incorporada aos processos da Asia Shipping cuida, age,
questiona, informa e toma decisões estratégicas para beneficiar os
negócios dos clientes.
De acordo com Daniel Martins, CEO da Dati,
a startup oferece uma plataforma abrangente de comércio exterior para
importadores que se integra de forma completa ao ERP. O principal
destaque dessa solução é a capacidade de automatizar quase todas as
operações envolvidas no departamento de comércio exterior, cobrindo
desde a emissão do Pedido de Compra (PO) até a geração da Nota Fiscal de
entrada no estoque. “Essa automação abrangente proporciona uma
significativa eficiência operacional aos importadores, simplificando e
acelerando todo o processo de importação, permitindo maior controle e
agilidade no gerenciamento das operações de comércio exterior. Com a
transição para a Declaração Única de Importação (DUIMP) à vista, que
promete revolucionar os processos vigentes, estamos prontos para abraçar
essa transição gradual, que substituirá a antiga declaração de
importação. A mudança não representa apenas uma simples atualização, mas
sim uma verdadeira mudança de paradigma na maneira como encaramos as
operações comerciais internacionais. Este é o momento de elevar a
eficiência, a precisão e a agilidade de nossas operações com a abordagem
de ponta a ponta proporcionada pela DUIMP, permitindo alcançar um novo
patamar de excelência na gestão do comércio internacional.”
O
CEO da Dati explica que, diariamente, os importadores e seus
fornecedores fazem exatamente as mesmas rotinas e deixam de lado o que
interessa: a gestão. Enviam dezenas de e-mails aos exportadores,
agentes, despachantes, armazéns e transportadoras. Com a união das
plataformas das empresas, o cliente não fará mais essa rotina e terá
todas as respostas – quem fez, o que fez e quando, ao longo de toda a
jornada. “Os dados gerados a cada compra ou venda ao exterior serão
analisados e armazenados em único lugar, gerando insights que farão a
diferença para a tomada de decisões”, destaca Daniel Martins, para quem a aquisição representa, também, uma oportunidade de expansão internacional.
Segundo
Alexandre Pimenta, o investimento em tecnologia de ponta tende a
crescer ao longo desse ano, acompanhando a velocidade do mundo digital e
a revolução promovida pela IA, especialmente após o lançamento dos
modelos generativos. “Queremos garantir melhorias sistêmicas que
impulsionem o crescimento dos negócios sem burocracia. Nossa meta é
agressiva em relação à adoção de novas tecnologias e, por isso, não
descartamos novas aquisições nos próximos anos”, complementa o CEO da
Asia Shipping.
Crescimento
No ano
passado, a Asia Shipping cresceu quase 4 vezes mais que o mercado na
importação marítima full contêiner. Enquanto o crescimento do mercado
foi de 6,10%, a multinacional brasileira atingiu uma taxa de 22,42%, reflexo da recuperação de algumas indústrias e do investimento em novas tecnologias – APIs e IA.
Em
2024, a expectativa é que a Asia Shipping cresça pelo menos o dobro do
mercado. Para atingir essa meta, alguns setores serão fundamentais:
linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo.
“Certamente o trabalho conjunto com a Dati e a oferta de uma plataforma
digital completa de comércio exterior terão um papel decisivo no
resultado da Asia Shipping”, finaliza Alexandre Pimenta.
Sobre a Asia Shipping
Criada
em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que
atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na
importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo,
marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em
Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de
Cargas.
Com 28 anos, a Asia Shipping é a maior integradora
logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos
50 maiores agentes de carga do mundo, ocupando a 31ª posição. Também foi
certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas
para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 11 países, com 41
escritórios no mundo – 10 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A
empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o
OEA, e ao Pacto Global da ONU.
DFREIRE Comunicação e Negócios – (+55 11) 5105-7171
Élida Gonçalves: elida@dfreire.com.br
Luciana Abritta: lucianaabritta@dfreire.com.br
Marcela Lima: marcelalima@dfreire.com.br
Maria Júlia Fernandes: maju@dfreire.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário