Apesar de rumores persistentes sobre um possível declínio ou estagnação, o Vale do Silício reafirma seu status como coração palpitante da inovação. Em 2023, a região ultrapassou todas as outras regiões metropolitanas dos Estados Unidos em financiamento inicial para startups, se mantendo como líder indiscutível. Contudo, a ascensão de hubs de inovação ao redor do mundo traz novos competidores ao cenário.
A Flórida, coroada pelo Instituto CATO como o estado dos EUA com mais liberdade econômica, pavimenta Miami como o novo polo de inovação do futuro. Favorecida por políticas de incentivo, Miami é hoje uma cidade muito atrativa para empreendedores, startups e investidores.
Ainda assim, questiona-se a durabilidade e pretígio do Vale do Silício. De acordo com uma pesquisa do Techstars State of Innovation, 63% das pessoas o enxergam como o hub mais inovador atualmente, porém, quando questionadas sobre quais hubs serão os mais inovadores daqui a cinco anos, sua participação cai para 45%. Carolina Perroni, sócia fundadora do Perroni Sanvicente & Schirmer Advogados (PS&S), acredita que em um médio prazo, a depender do aumento das políticas de incentivos no Vale do Silício, sua posição como lider regional no principal mercado internacional de capital de risco poderá estar em perigo.
"Ainda é cedo para dizer que esse hub está em declínio. Ele ainda é um centro de inovação em tecnologia, com empresas estabelecidas como Google, Apple e Facebook continuando a impulsionar a evolução do setor. Essas grandes empresas não apenas fornecem inspiração e modelos de negócios para startups, mas também atuam como clientes e parceiros em potencial. É um ciclo virtuoso que ainda mantém a região no epicentro das tendências tecnológicas", diz.
"No entanto, é incrível a migração que está ocorrendo para a Flórida e em especial Miami, a prova de que benefícios governamentais são essenciais para o aumento do empreendedorismo e consequente crescimento do ecossistema na região", pondera Carolina.
A executiva destaca também outros importantes polos tecnológicos fora do eixo americano e igualmente inovadores, esses emergentes centros de inovação representam alternativas vigorosas, delineando um mercado global diversificado e dinâmico. Berlim e Londres se destacam, combinando talento local e atração de empreendedores internacionais. Complementarmente, a Ásia apresenta crescimento notável, com Bangalore e Shenzhen liderando a expansão tecnológica. Enquanto o Vale do Silício ainda se mantém como o modelo a ser seguido, esses emergentes centros de inovação estão redefinindo o mercado com suas propostas vibrantes e diversificadas, desenhando um panorama global de inovação cada vez mais interconectado
Para aqueles interessados em se aprofundar nessa temática e ouvir diretamente dos especialistas da linha de frente, estou à disposição para conectar as pontes.
Co-fundadora do Perroni Sanvicente & Schirmer Advogados, Carolina é especialista em Direito Empresarial (com foco em consultivo) e tem ampla experiência nas áreas de Direito Civil, Societário e Governança Corporativa. Participou e liderou mais de 180 operações de M&As, de diversos tamanhos com atuação tanto na Sellside quanto Buyside. Ela já colaborou para renomados escritórios de advocacia, em Companhias Abertas, e por mais de seis anos foi coordenadora da área jurídica da Loja Renner S.A, e Head do jurídico do Grupo Arezzo por mais de três anos. Atualmente, é presidente no Comitê de CVC (Corporate Venture Capital) da Amcham/Br e faz parte também da Co-gestão do Comitê Estratégico de Escritórios Jurídicos da Amcham/RS, é membro da rede Impacto por Elas, Co- Fundadora do Coletivo Ser.A.CEO, conselheira Fiscal Suplente do Instituto Lojas Renner e Conselheira Consultiva de Startups. Em 2022 Carolina recebeu o reconhecimento da revista Análise como uma das advogada mais admiradas do Brasil e foi rankeada pelo TTR como uma das advogadas do Brasil em número de operações de M&A .
Perroni Sanvicente & Schirmer Advogados (PS&S)
Escritório de advocacia fundado em 2020, PS&S tem como missão atuar com integridade, qualidade e inovação. Atualmente, está rankeado no TTR entre os escritórios do Brasil com maior número de operações em Venture Capital (VC) no país. Centrado nos temas do Direito Empresarial, com foco em direito societário, fusões e aquisições e direito contratual, o PS&S tem experiência vasta expertise na estruturação quanto na reestruturação de empresas. O principal objetivo é entregar aos clientes soluções jurídicas eficazes e adaptadas às reais necessidades de cada um e que agreguem valor ao negócio e contribuam para uma sociedade melhor.
Imprensa
Jangada Consultoria de Comunicação
Wendy Candido| wendy@jangada.in | 11 97326 1370
Ana Luiza Oliveira| ana.luiza@jangada.in | 11 97660 1408
Gabriela Clemente| gabriela@jangada.in | 11 9 9541 3452
Nenhum comentário:
Postar um comentário