O pesadelo de Jaques
O envolvimento, até o talo, do senador Jaques Waguinho com o escândalo
do Banco Master causou um terremoto na política baiana e até na
nacional, com Ladrão tentando se afastar dele como se não fossem "unha e
carne" desde o século passado. Também gerou memes e um novo apelido,
dado pelo jornalista Cláudio Humberto: Jaques Master.
A ponte invisível
O prefeito de Salvador apontou para o rei andando nú na rua. Bruno Reis
revelou que até hoje a ponte fantasma de Itaparica não tem licença para
iniciar porque o governo do estado não mandou o projeto executivo e sem
ele nenhuma obra pode ser feita. É o mesmo governo que mente dizendo
que o canteiro de obras já está trabalhando. Não está.
O VLT inaugurado sem trens
Outra picaretagem eleitoreira de Zeronimo do PT é o VLT. Zeronimo
inaugurou a primeira estação como se estivesse tudo pronto, mas ela
continua fechada. Não tem trem nem vai ter por um bom tempo. O trecho
mais adiantado do VLT ainda não passou de 64% de construído e o mais
atrasado está em 3%. O VLT só vai andar em 2027. Mas a propaganda já
andou.
E ainda não vai funcionar...
Em entrevista ao Conexão Morena, o prefeito Augusto Castro acabou
confirmando que os feirantes do São Caetano perderam pelo menos dois
meses de uso da nova feira porque Zeronimo não tinha tempo para vir. Uma
descaração. Precisou Augusto insistir para alguém vir inaugurar. Dois
anos atrasada e pronta há dois meses, ficou dependendo da politicagem.
Ficou pronto, deixa usar
Essa mania arcaica, de só abrir um novo posto de saúde, escola, feira ou
outros equipamentos essenciais depois que o governante inaugurar, é uma
afronta à população, que banca tudo e tem direito a usar assim que fica
pronto. Esperar dois meses pelo desgovernador foi um tapa na cara do
feirante e seus clientes, que esperam há dois anos por uma obra de seis
meses.
O usurpador inaugurou
Quem veio inaugurar a feira do São Caetano nem foi Zeronimo e sim Rui
Bosta, que abduziu o governo da Bahia e agora é quem entrega obras,
mesmo não tendo cargo algum no momento. Posa como dono do governo e
trata Zeronimo como aspone. Mas foi exceção. Perto de ser alvo da PF no
caso Master, ele e Waguinho se enfiaram em casa no São João.
Monitorando a PF?
Em Itabuna, Rui não parava de consultar o celular, o tempo todo, com
olhos vermelhos, cara inchada, inquieto, disperso, nervoso. Parecia
ressaca de bebedeira, mas é mais provável que esteja sem dormir desde
que a PF chegou em Waguinho. Porque quem escravizou o servidor baiano no
Credicesta para ajudar o esquema de Guga Lima e Vorcaro foi ele, quando
era desgovernador.
Ataque do time do Master
Waguinho e Rui Bosta fizeram uma dupla de ataque jogando pelo banco
Master. Waguinho vendeu o Credicesta para Guga Lima, sócio de Daniel
Vorcaro, por um preço ridicularmente suspeito, apenas R$ 10 milhões. Ele
deu o passe para Rui escravizar os servidores baianos no Credicesta,
impedindo de mudar para outro banco e permitindo comprometer 70% do
salário. Gol.
Tem corrupção? Tem PT
Este esquema escroto foi replicado nos outros estados pelo banco Master e
virou o maior escândalo da história, deixando na poeira os outros
escândalos de corrupção do PT, que já tinham quebrado esse recorde:
mensalão, Petrolão e Lava Jato. E não são só Waguinho e Rui que estão
enfiados até o pescoço na maracutaia: Ladrão se reuniu em segredo com
Vorcaro para combinar ações.
Vai precisar de respirador...
Rui ainda tem a fraude com respiradores, que voltou a andar no STF e tem
na delação premiada da dona da Hempcare uma bomba relógio prestes a
estourar. Ela conta que combinou propinas e superfaturamento com o
braço direito de Rui, Bruno Dausler, então chefe da Casa Civil,
negociando em nome dele e sob o comando dele. Pulseiras prateadas no
horizonte.
Mais queimado que Judas
A fogueira está queimando em Canavielas e não é na rua, e sim debaixo da
cadeira do prefeito reborn Paulo Pamonha. O maior aliado dele, o
deputado Jonga Babacelar, está "Janja da vida" com Pamonha, fez uma
reunião para apertar as bolas dele e até ameaçou articular sua cassação
na Câmara local. Ou surra de cansanção... a gente não entendeu direito.
O dono da casa é outro
O problema é que Jonga investiu muito em Canavielas, mandou um caminhão
de emendas, mas a grana sumiu e os votos não aparecem. E não adiante
cobrar Pamonha, porque ele não manda em nada. Quem decide o que é pago
ou não é o primeiro ministro Psiu do Mato, secretário de finanças que
tinha vida modesta mas hoje coleciona imóveis e gado... diz o povo.
Bola nas costas de Jonga
Psiu do Mato não está nem aí com os compromissos de Paulo Pamonha com
Jonga. Já armou um esquema para apoiar Joseildo Rameiro, ex-prefeito de
Alagoinhas que é candidato a reeleição para deputado estadual pelo
Partido dos Terroristas. A máquina de Canavielas não tem votos nem para
um deputado, imagine dividindo com dois. Um vai sobrar.
O "Janjo" de Pamonha
Outro calo no calcanhar da cidade é o "primeiro damo" Nanau, que os
caranguejos dizem ser chegado a tocar trombone com Paulo Pamonha mas...
os que o caranguejos sabem sobre essas coisas? O certo é que Nanau armou
barraca dentro do gabinete e só deixa entrar quem ele quer. Dono de
salário de R$ 5 mil pago por terceirizada, ele é bem capaz de barrar
Jonga na porta.
Trocando jóia por pulseira
Vai ter gente chic perdendo puxadinho na beira da praia. O Ministério
Público Federal está abrindo investigação contra espertos que ocuparam
área de praia como se fossem donos da orla. Donos de barracas, bares e
casas construídas nessa área podem ganhar um par de pulseiras prateadas,
porque é crime ambiental, inafiançável. O povo do Jóia do Atlântico que
se cuide...
Melhor dois na mão
O dilema de ACM Neto, se apoia Flávio Bolsonaro, Caiado ou ninguém no
primeiro turno é fácil de ser resolvido: apoiar os dois e depois quem
passar para o segundo turno. Neto poderia dar palanque para Caiado numa
semana e a Flávio em outra. Teria dois presidenciáveis apoiando sua
causa, dobraria o número de comícios pelo estado e ainda pegaria votos
do PSD, novo partido do goiano.
Marcola também reclama
A entrevista de Jaques Master ao site Política Livre mais prejudicou que
ajudou o senador petista, suspeito de corrupção no escândalo do Banco
Master. Ele reclamou da "patacoada de dinheiro em cima da cama com o
escudo da PF" como se fosse fora do normal. Não é. Este é o padrão da PF
quando aprende grana suspeita de vir de corrupção.
O cara virou stand up
As capivaras do Rio Cahoeira rolaram de rir quando Waguinho disse que,
se recebesse propina seria rico como Guga Lima. "Ele ficou rico pra
cacete, eu não. Se eu fosse sócio dele, eu deveria estar rico hoje". O
cara deve estar com Alzheimer. Waguinho esqueceu que mora numa mansão de
R$ 20 milhões e deu para a filha um apartamento de R$ 2,5 milhões,
coisa de pobre...
Desconhecidos generosos
Como bom pobre, Waguinho disse que receber ingressos de R$ 65 mil para
show nos EUA e andar de jatinho Master quando quer não é "favorecimento
pessoal". Segundo Waguinho, Vorcaro e Guga Lima não são nem conhecidos
dele, muito menos amigos. Só encontrou uma ou duas vezes. Ou seja, são
quase estranhos que resolveram dar uma esmolinha.
Não queriam nada de volta
Jaques Master confessou que anda toda hora nos jatinhos dos caras, que
recebeu de presente os ingressos de R$ 65 mil, que Guga Lima tirou do
bolso R$ 2,5 milhões para comprar um apartamento para "segurar" para
Waguinho comprar depois. Quer dizer que um cara que não é nem amigo faz
tudo isso sem esperar nada em troca? Queria um assim...
Uma confissão bem clara
Outro momento que deixou as capivaras rolando de rir na Beira Rio foi
quando Waguinho alegou que o apartamento "de propina" não está no nome
dele. "Foi doada para mim alguma coisa? Nada. O caminho dos corruptos
não é esse de fazer um sexo explícito". Exatamente, senador. Corruptos
usam laranjas e familiares para esconder a propina. Ops.
Educadora sem educandos
Ai Dela Dinheiro, que faz campanha para deputada falando em educação, é
acusada pela Umes, entidade estudantil de Ilhéus, de sabotagem. A Umes
promove um curso gratuito para o Enem, que tem sido barrado nas escolas
estaduais pelo NTE-05 por pressão de Ai Dela, segundo os estudantes. Por
ironia, quem deu guarita ao curso foi o oposicionista Valderico II.
Se incomodou por que?
O interessante é a razão da sabotagem. A Umes denunciou um esquema de
aliciamento de menores dentro de instituições do governo baiano e Ai
Dela "pegou ar". O fato de se incomodar a ponto de sabotar o trabalho da
Umes é quase confissão de que o aliciamento acontece, mesmo, no governo
do PT. Aliás, outras fontes já falavam de pedofilia "estatal"...
Bagunçando o calendário
Toda essa exposição do PT no esquema do Banco Master já valeu memes de
Waguinho como "Master Chef" e uma bagunça completa na agenda do Ladrão
na Bahia. Se ele vier, Waguinho será barrado na festa do 2 de Julho. E
Ladrão pode ser recebido com vaias. O medo compromete toda a agenda de
campanha eleitoral no estado e prejudica também Zeronimo.
Preocupação com o Senado
O maior medo do PT baiano é perder as duas vagas no Senado se Waguinho e
Rui forem incinerados pelas operações da PF e uma possível condenação
no STF. Coroné Anjo arrasta com ele muita gente que também votou em
Waguinho e eleitores do PT. Já João Roma pode crescer misturando os
votos da direita com os dos desiludidos com a roubalheira do PT.
Ameaçando quem investe
O PT não esconde mais o plano para acabar com a economia por ideologia.
Irmão de sangue de Ladrão, Zé Sérgio Barbielli foi dar entrevista e
assustou os empresários. Disse que Ladrão, se for reeleito, vai cobrar
mais impostos dos ricos (os maiores empresários e investidores),
aumentar os gastos públicos (pagos por nós) e controlar fluxo de
capitais (comunismo).
Projeto "Castro" para 2027
As ameaças de Barbielli, sindicalista amigo do Ladrão, assustaram e
irritaram até os petistas que tentam vender um Ladrão que só existe na
propaganda. Os marqueteiros do PT não querem que ninguém revele as
verdadeiras intenções do PT atá as eleições. O plano sempre foi instalar
uma ditadura socialista tendo Ladrão como "jefe supremo".
Esta coluna é dedicada às futricas, intrigas e críticas à política
baiana, e de Itabuna e Ilhéus. Não inventamos nada, mas desnudamos o que
tentam esconder..
Nenhum comentário:
Postar um comentário