jornal a região
O sul da Bahia perdeu um de seus políticos mais respeitados. Nesta sexta-feira, foi sepultado no Cemitério do Pontal, em Ilhéus, o corpo de Raymundo Veloso, falecido aos 88 anos. Nascido em 11 de janeiro de 1938, Veloso atuou no rádio, na advocacia, no magistério e na política.
Antes da política, foi advogado criminalista, participando de 67 júris, principalmente na defesa dos mais humildes. Em 1988 se elegeu vereador, com reeleição em 1992 e um novo mandato em 2004, quando assumiu a presidência da Câmara de Ilhéus. Em 2006 conseguiu vaga na Câmara dos Deputados.
"Veloso parecia uma criança com brinquedo novo andando pela Câmara," conta nosso editor Marcel Leal, amigo do deputado. "Era emocionante ver o carinho dos servidores e colegas com ele, o respeito. Veloso tinha tanta moral que trouxe uma sessão da Câmara para Ilhéus, com Michel Temer".
Raymundo Veloso integrou comissões permanentes como Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Ciência e Tecnologia, além de Direitos Humanos e Minorias e chegou a ser terceiro vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
Seu orgulho foi conseguir a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. "Eu queria uma escola técnica em Ilhéus. Falei com Michel Temer e Geddel. Procurei o prefeito Newton Lima porque eu só precisava do terreno. Mas foi difícil, muito difícil. Graças a Deus, foi construído".
A morte de Veloso, que nos últimos anos ficava recolhido em casa, enlutou a cidade.
A OAB afirmou que ele "deixou um legado de dedicação à advocacia, ao serviço público, à comunicação e à defesa dos interesses da população ilheense. Sua atuação foi marcada pelo compromisso com a justiça, a ética e o bem comum, inspirando gerações e deixando marcas".
A Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus manifestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Raymundo Veloso, e afirmou que "contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Ilhéus, deixando um legado de dedicação, diálogo e compromisso com o município".
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, disse que "neste momento de dor e saudade, peço a Deus que conforte seus familiares e amigos e receba sua bondosa alma com alegria e luz". A prefeitura de Ilhéus publicou uma nota de pesar se solidarizando "com familiares e amigos neste momento de luto".
Nenhum comentário:
Postar um comentário