domingo, 28 de junho de 2026

COLUNA MLHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 27/06/2026

 

O pesadelo de Jaques

O envolvimento, até o talo, do senador Jaques Waguinho com o escândalo do Banco Master causou um terremoto na política baiana e até na nacional, com Ladrão tentando se afastar dele como se não fossem "unha e carne" desde o século passado. Também gerou memes e um novo apelido, dado pelo jornalista Cláudio Humberto: Jaques Master.

A ponte invisível

O prefeito de Salvador apontou para o rei andando nú na rua. Bruno Reis revelou que até hoje a ponte fantasma de Itaparica não tem licença para iniciar porque o governo do estado não mandou o projeto executivo e sem ele nenhuma obra pode ser feita. É o mesmo governo que mente dizendo que o canteiro de obras já está trabalhando. Não está.

O VLT inaugurado sem trens

Outra picaretagem eleitoreira de Zeronimo do PT é o VLT. Zeronimo inaugurou a primeira estação como se estivesse tudo pronto, mas ela continua fechada. Não tem trem nem vai ter por um bom tempo. O trecho mais adiantado do VLT ainda não passou de 64% de construído e o mais atrasado está em 3%. O VLT só vai andar em 2027. Mas a propaganda já andou.

E ainda não vai funcionar...

feira sao caetano Em entrevista ao Conexão Morena, o prefeito Augusto Castro acabou confirmando que os feirantes do São Caetano perderam pelo menos dois meses de uso da nova feira porque Zeronimo não tinha tempo para vir. Uma descaração. Precisou Augusto insistir para alguém vir inaugurar. Dois anos atrasada e pronta há dois meses, ficou dependendo da politicagem.

Ficou pronto, deixa usar

Essa mania arcaica, de só abrir um novo posto de saúde, escola, feira ou outros equipamentos essenciais depois que o governante inaugurar, é uma afronta à população, que banca tudo e tem direito a usar assim que fica pronto. Esperar dois meses pelo desgovernador foi um tapa na cara do feirante e seus clientes, que esperam há dois anos por uma obra de seis meses.

O usurpador inaugurou

Quem veio inaugurar a feira do São Caetano nem foi Zeronimo e sim Rui Bosta, que abduziu o governo da Bahia e agora é quem entrega obras, mesmo não tendo cargo algum no momento. Posa como dono do governo e trata Zeronimo como aspone. Mas foi exceção. Perto de ser alvo da PF no caso Master, ele e Waguinho se enfiaram em casa no São João.

Monitorando a PF?

Em Itabuna, Rui não parava de consultar o celular, o tempo todo, com olhos vermelhos, cara inchada, inquieto, disperso, nervoso. Parecia ressaca de bebedeira, mas é mais provável que esteja sem dormir desde que a PF chegou em Waguinho. Porque quem escravizou o servidor baiano no Credicesta para ajudar o esquema de Guga Lima e Vorcaro foi ele, quando era desgovernador.

Ataque do time do Master

Waguinho e Rui Bosta fizeram uma dupla de ataque jogando pelo banco Master. Waguinho vendeu o Credicesta para Guga Lima, sócio de Daniel Vorcaro, por um preço ridicularmente suspeito, apenas R$ 10 milhões. Ele deu o passe para Rui escravizar os servidores baianos no Credicesta, impedindo de mudar para outro banco e permitindo comprometer 70% do salário. Gol.

Tem corrupção? Tem PT

Este esquema escroto foi replicado nos outros estados pelo banco Master e virou o maior escândalo da história, deixando na poeira os outros escândalos de corrupção do PT, que já tinham quebrado esse recorde: mensalão, Petrolão e Lava Jato. E não são só Waguinho e Rui que estão enfiados até o pescoço na maracutaia: Ladrão se reuniu em segredo com Vorcaro para combinar ações.

Vai precisar de respirador...

Rui ainda tem a fraude com respiradores, que voltou a andar no STF e tem na delação premiada da dona da Hempcare uma bomba relógio prestes a estourar. Ela conta que combinou propinas e superfaturamento com o braço direito de Rui, Bruno Dausler, então chefe da Casa Civil, negociando em nome dele e sob o comando dele. Pulseiras prateadas no horizonte.

Mais queimado que Judas

canes A fogueira está queimando em Canavielas e não é na rua, e sim debaixo da cadeira do prefeito reborn Paulo Pamonha. O maior aliado dele, o deputado Jonga Babacelar, está "Janja da vida" com Pamonha, fez uma reunião para apertar as bolas dele e até ameaçou articular sua cassação na Câmara local. Ou surra de cansanção... a gente não entendeu direito.

O dono da casa é outro

O problema é que Jonga investiu muito em Canavielas, mandou um caminhão de emendas, mas a grana sumiu e os votos não aparecem. E não adiante cobrar Pamonha, porque ele não manda em nada. Quem decide o que é pago ou não é o primeiro ministro Psiu do Mato, secretário de finanças que tinha vida modesta mas hoje coleciona imóveis e gado... diz o povo.

Bola nas costas de Jonga

Psiu do Mato não está nem aí com os compromissos de Paulo Pamonha com Jonga. Já armou um esquema para apoiar Joseildo Rameiro, ex-prefeito de Alagoinhas que é candidato a reeleição para deputado estadual pelo Partido dos Terroristas. A máquina de Canavielas não tem votos nem para um deputado, imagine dividindo com dois. Um vai sobrar.

O "Janjo" de Pamonha

Outro calo no calcanhar da cidade é o "primeiro damo" Nanau, que os caranguejos dizem ser chegado a tocar trombone com Paulo Pamonha mas... os que o caranguejos sabem sobre essas coisas? O certo é que Nanau armou barraca dentro do gabinete e só deixa entrar quem ele quer. Dono de salário de R$ 5 mil pago por terceirizada, ele é bem capaz de barrar Jonga na porta.

Trocando jóia por pulseira

Vai ter gente chic perdendo puxadinho na beira da praia. O Ministério Público Federal está abrindo investigação contra espertos que ocuparam área de praia como se fossem donos da orla. Donos de barracas, bares e casas construídas nessa área podem ganhar um par de pulseiras prateadas, porque é crime ambiental, inafiançável. O povo do Jóia do Atlântico que se cuide...

Melhor dois na mão

O dilema de ACM Neto, se apoia Flávio Bolsonaro, Caiado ou ninguém no primeiro turno é fácil de ser resolvido: apoiar os dois e depois quem passar para o segundo turno. Neto poderia dar palanque para Caiado numa semana e a Flávio em outra. Teria dois presidenciáveis apoiando sua causa, dobraria o número de comícios pelo estado e ainda pegaria votos do PSD, novo partido do goiano.

Marcola também reclama

A entrevista de Jaques Master ao site Política Livre mais prejudicou que ajudou o senador petista, suspeito de corrupção no escândalo do Banco Master. Ele reclamou da "patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF" como se fosse fora do normal. Não é. Este é o padrão da PF quando aprende grana suspeita de vir de corrupção.

O cara virou stand up

capivaras As capivaras do Rio Cahoeira rolaram de rir quando Waguinho disse que, se recebesse propina seria rico como Guga Lima. "Ele ficou rico pra cacete, eu não. Se eu fosse sócio dele, eu deveria estar rico hoje". O cara deve estar com Alzheimer. Waguinho esqueceu que mora numa mansão de R$ 20 milhões e deu para a filha um apartamento de R$ 2,5 milhões, coisa de pobre...

Desconhecidos generosos

Como bom pobre, Waguinho disse que receber ingressos de R$ 65 mil para show nos EUA e andar de jatinho Master quando quer não é "favorecimento pessoal". Segundo Waguinho, Vorcaro e Guga Lima não são nem conhecidos dele, muito menos amigos. Só encontrou uma ou duas vezes. Ou seja, são quase estranhos que resolveram dar uma esmolinha.

Não queriam nada de volta

Jaques Master confessou que anda toda hora nos jatinhos dos caras, que recebeu de presente os ingressos de R$ 65 mil, que Guga Lima tirou do bolso R$ 2,5 milhões para comprar um apartamento para "segurar" para Waguinho comprar depois. Quer dizer que um cara que não é nem amigo faz tudo isso sem esperar nada em troca? Queria um assim...

Uma confissão bem clara

Outro momento que deixou as capivaras rolando de rir na Beira Rio foi quando Waguinho alegou que o apartamento "de propina" não está no nome dele. "Foi doada para mim alguma coisa? Nada. O caminho dos corruptos não é esse de fazer um sexo explícito". Exatamente, senador. Corruptos usam laranjas e familiares para esconder a propina. Ops.

Educadora sem educandos

Ai Dela Dinheiro, que faz campanha para deputada falando em educação, é acusada pela Umes, entidade estudantil de Ilhéus, de sabotagem. A Umes promove um curso gratuito para o Enem, que tem sido barrado nas escolas estaduais pelo NTE-05 por pressão de Ai Dela, segundo os estudantes. Por ironia, quem deu guarita ao curso foi o oposicionista Valderico II.

Se incomodou por que?

O interessante é a razão da sabotagem. A Umes denunciou um esquema de aliciamento de menores dentro de instituições do governo baiano e Ai Dela "pegou ar". O fato de se incomodar a ponto de sabotar o trabalho da Umes é quase confissão de que o aliciamento acontece, mesmo, no governo do PT. Aliás, outras fontes já falavam de pedofilia "estatal"...

Bagunçando o calendário

Toda essa exposição do PT no esquema do Banco Master já valeu memes de Waguinho como "Master Chef" e uma bagunça completa na agenda do Ladrão na Bahia. Se ele vier, Waguinho será barrado na festa do 2 de Julho. E Ladrão pode ser recebido com vaias. O medo compromete toda a agenda de campanha eleitoral no estado e prejudica também Zeronimo.

Preocupação com o Senado

O maior medo do PT baiano é perder as duas vagas no Senado se Waguinho e Rui forem incinerados pelas operações da PF e uma possível condenação no STF. Coroné Anjo arrasta com ele muita gente que também votou em Waguinho e eleitores do PT. Já João Roma pode crescer misturando os votos da direita com os dos desiludidos com a roubalheira do PT.

Ameaçando quem investe

O PT não esconde mais o plano para acabar com a economia por ideologia. Irmão de sangue de Ladrão, Zé Sérgio Barbielli foi dar entrevista e assustou os empresários. Disse que Ladrão, se for reeleito, vai cobrar mais impostos dos ricos (os maiores empresários e investidores), aumentar os gastos públicos (pagos por nós) e controlar fluxo de capitais (comunismo).

Projeto "Castro" para 2027

As ameaças de Barbielli, sindicalista amigo do Ladrão, assustaram e irritaram até os petistas que tentam vender um Ladrão que só existe na propaganda. Os marqueteiros do PT não querem que ninguém revele as verdadeiras intenções do PT atá as eleições. O plano sempre foi instalar uma ditadura socialista tendo Ladrão como "jefe supremo".

Esta coluna é dedicada às futricas, intrigas e críticas à política baiana, e de Itabuna e Ilhéus. Não inventamos nada, mas desnudamos o que tentam esconder..

Nenhum comentário:

Postar um comentário