quarta-feira, 31 de março de 2021
Bolsonaro quer subserviência do Alto Comando
O presidente quer alinhamento das Forças Armadas institucionais ao seu projeto político, primeiro para defendê-lo de um eventual impeachment, num segundo mandato sabe-se lá para quê. Fernando Dantas para o Estadão:
Entre golpistas e velhacos
Nenhuma das trocas ministeriais visa a melhorar a administração. Prestaram-se somente a aplacar as neuroses do presidente e a saciar os apetites da família Bolsonaro, além da voracidade do Centrão. Editorial do Estadão:
UM DIA NA VIDA DE BOLSONARO
Percival Puggina
Acalmem suas expectativas. Não vem aqui nenhuma imersão nos bastidores da vida presidencial. Aliás, não há motivo nem possibilidade de que algo assim possa acontecer. Conheci o deputado num evento em Brasília há cerca de 20 anos e não lembro de que tenhamos trocado palavras. Depois disso, falei com o presidente apenas uma vez quando veio a Porto Alegre, em fevereiro de 2016. Houve, na Assembleia Legislativa, um evento em que fui o palestrante convidado. E foi só.
Estou, portanto, bem longe de Brasília. O título “Um dia na vida de Bolsonaro” reflete o fato de que eu não suportaria 24 horas nas condições enfrentadas por Bolsonaro no exercício da função confiada a ele por 57 milhões de brasileiros, entre os quais eu mesmo. Desde 1889, nenhum presidente teve tais e tantos adversários poderosos agindo contra si de modo simultâneo e com violência que vai da facada real aos punhais virtualmente cravados nas costas e aos franco-atiradores acantonados nos muitos meandros do lulopetismo.
Mas não é apenas o presidente a vítima cotidiana desses ataques. Em todos os espaços onde, no governo, alguém com ele afinado tenta impor o seu programa, imediatamente afiam-se as facas, armam-se as barricadas e geram-se as crises que acabam por afastar o desditoso de sua posição. Qualquer observador atento pode, inclusive, antecipar a próxima vítima, cujo nome, modestamente, já conheço, mas não vou revelar porque isso pode ser entendido como sugestão.
Tenho percebido sempre a mesma estratégia. Criam tumulto em torno de algum fato menor e soltam a conhecida matilha de lobos selvagens. Em seguida, a situação vira crise e começa a fritura do “causador da crise”. As vítimas ou saem ou caem. E é sempre assim, desde que a esquerda surgiu como esquerda e seus fins “justificam” seus meios. Sempre é dos outros a culpa pelo mal que fazem. Pois é exatamente isso que vem sendo adotado contra o presidente da República e seu governo há mais de dois anos. E ele aguenta firme.
Após um dia vivendo a vida de Bolsonaro, minhas estribeiras seriam perdidas, minhas analogias seriam substituídas por palavrões com endereço certo. A infinita resiliência de Bolsonaro é meritória e suas explosões de mau humor são plenamente justificáveis.
***
Em relação ao recente episódio envolvendo a “inédita crise” com os militares, convém lembrar que o presidente da República é chefe de governo e é também, por essas incongruências do nosso presidencialismo, chefe de Estado. Como tal, e não como chefe do governo, é o comandante supremo das Forças Armadas. Os fatos ocorridos na área do Ministério da Defesa devem ter servido para mostrar algo que tantas vezes tenho dito: entre os comandos há unidade nas funções militares, mas existem divergências internas em relação à pauta política.
O problema do Brasil é político e é institucional. Tem que ser resolvido diretamente pela sociedade, impondo-se aos seus representantes no Congresso Nacional. De nada vale apontar os males e vícios do STF e deixar livres os congressistas, os únicos que poderiam corrigi-los. Enquanto a nação sofre e sangra, inflaram suas emendas parlamentares para R$ 50 bilhões, um montante que o Estado simplesmente não tem.
Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário, escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.
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Bahia registra 160 óbitos em 24 horas, novo recorde no estado
Nesta quarta-feira (31) foram registrados 160 óbitos por Covid-19, um novo recorde de mortes pela doença registrados em 24 horas. Anteriormente, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico havia sido no dia 26 de março, quando houve registro de um total de 155. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.330, representando uma letalidade de 1,91%. Dentre os óbitos, 55,53% ocorreram no sexo masculino e 44,47% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,70% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,46%, preta com 15,30%, amarela com 0,50%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,91% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 67,42%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,05%). Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.235 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.361 recuperados (+0,4%). Dos 803.664 casos confirmados desde o início da pandemia, 773.050 já são considerados recuperados, 15.284 encontram-se ativos e 15.330 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.124.464 casos descartados e 185.432 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 45.510 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Às 15h desta quarta-feira, 122 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 17 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia. Com 1.604.770 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 314.432 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.
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Saiba como garantir um sistema imunológico forte
Médica do Estilo de Vida fala sobre a importância da alimentação para a imunidade
Ter uma boa imunidade é o sonho de dez entre dez pessoas, afinal, ninguém gosta de ficar doente. Mas poucos são os que efetivamente cuidam da saúde para prevenir doenças. A grande maioria ainda só se preocupa quando aparece algum problema. Com a Covid-19, nunca se falou tanto da importância de ter um sistema imunológico forte. Apesar de variações do vírus também atingirem pessoas sem comorbidades, a imunidade é fundamental para o rápido restabelecimento do organismo.
Antes de mais nada, é importante explicar o que é a imunidade: é capacidade do organismo combater vírus, bactérias ou fungos que causam doenças. Por exemplo: uma pessoa está com uma gripe forte e você tem contato com ela mas não fica gripado. Isso pode ser resultado do seu sistema imunológico que se defendeu do vírus que entrou no organismo, mas não causou a doença.
“Para garantir uma boa imunidade, é preciso um conjunto de ações. Entre elas, a alimentação é, sem dúvida, o principal fator. Isso porque a alimentação traz nutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, qualidade de sono e prática de atividades físicas, outros pilares importantes para o fortalecimento do sistema imunológico”, explica a especialista em Medicina do Estilo de Vida e vice-presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, Dra. Lívia Salomé.
E como garantir uma alimentação mais saudável?
Com o ritmo de vida intenso - mesmo em pandemia - e as tentações de alimentos industrializados, o primeiro passo é a disciplina para organizar as refeições e os lanches do dia.
“As pessoas acham que ter uma alimentação saudável e equilibrada é trabalhoso e caro quando, na verdade, é prático e mais barato, pois você come de forma mais natural, integral e evita desperdícios. O primeiro passo que sempre indico para os meus pacientes, é buscar receitas fáceis e que tenham pelo menos um ingrediente em comum, otimizando o tempo na cozinha e assim podendo fazer porções para a semana toda e congelar”, conta a especialista.
11 alimentos que fortalecem sua imunidade
Entre os alimentos que dão aquela turbinada na saúde, vamos destacar:
- Cebola
- base para a grande maioria dos pratos, é super versátil e pode ser
consumida em pratos quentes, frios, sopas, saladas. Ajuda na prevenção
de gripes e até combate alguns tipos de câncer, como o de mama;
- Alho
- outro alimento que é muito usado como base da maioria dos pratos
quentes. Entre seus benefícios para a saúde, estão: ajuda a diluir o
muco nos pulmões, eficaz contra tosse e bronquite. Por ser rico em
vitaminas A, C e E, é muito nutritivo;
- Frutas
cítricas - além das mais comuns como laranja e limão, vale dar atenção
para kiwi, abacaxi, morango, melancia e acerola. Todas são ricas em
Vitamina C, forte aliada contra infecções, além de antioxidantes, que
também modulam a imunidade. Dica: faça sucos com frutas misturadas para
consumir os alimentos de outra forma, como laranja e acerola; melancia e
limão; morango e melancia;
- Leguminosas
- entre os alimentos da família, estão feijão, lentilha, ervilha e grão
de bico. Por serem ricos em zinco e ferro, ajudam no fortalecimento do
organismo no combate à doenças;
- Tomate - por ser rico em licopeno, ajuda a combater doenças cardiovasculares. Também auxilia na remoção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento, aumentando as chances de doenças;
-
Gengibre - fonte de vitaminas B6 e C, é um forte aliado no tratamento de inflamações. Dica: pode ser consumido puro, em forma de chá, no preparo de pratos quentes (como frango) e até colocar uns pedaços na água;
-
Vegetais verdes escuros - ricos em ácido fólico, auxiliam na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Alguns exemplos: brócolis, couve e espinafre.
- Pimenta - fonte de betacaroteno, que é substância que se transforma em vitamina A, nutriente importante no combate à infecções;
- Propólis
- um dos principais alimentos para a imunidade, pois ativa os primeiros
passos da resposta do sistema imunológico. Também é considerado
antibacteriano e antiviral;
- Lichia
- com alto teor de vitamina C (71,5 mg a cada 100 gramas), previne
gripes e doenças cardiovasculares, crônico-degenerativas, alguns tipos
de câncer e até alergias;
- Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) - ricas em vitamina E, importante principalmente para os idosos, que vão perdendo a resposta do sistema imunológico com a idade.
“Vale sempre reforçar que não existe milagres para ter uma boa saúde, existe é constância e dedicação. No começo pode até ser mais desafiador por exigir disciplina, que é conquistada com o tempo. Mas, depois, é só manter a rotina até virar um hábito. Os benefícios de uma vida cheia de saúde e disposição são inúmeros e quanto antes começar, melhor”, completa a médica do Estilo de Vida.
Yara Simões
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(11) 99789-1050
Brasil movimenta R$ 2 tri em compras com cartões em 2020
Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia, afirma empresa que forneceu tecnologia para 60 novas fintechs e bancos digitais
O Brasil movimentou R$2 trilhões em transações com cartões de crédito, débito e pré-pagos em 2020, com 23,3 bilhões de transações, segundo levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Para Lucas Montanini, CEO da LiveOn Solutions (https://liveonbaas.com), empresa especializada em bases tecnológicas para novos bancos, incluindo a gestão de cartões de crédito e débito, as últimas decisões do Banco Central e a pandemia impulsionaram o uso do dinheiro digital - e esse cenário tende a crescer.
“A modernização do Sistema Financeiro Nacional, que o Banco Central vem realizando nos últimos anos, tem como objetivo intensificar as transações virtuais. Um exemplo disso é o Pix, que chegou em novembro e já foi utilizado em mais de 286 milhões de operações. Outro fator é que a pandemia também colaborou com esse cenário: com o isolamento social, as compras online tiveram alta e, consequentemente, os meios de pagamento digitais também”, pondera o especialista.
Desde 2020, mais de 60 novos bancos digitais e fintechs aderiram à infraestrutura tecnológica criada pela LiveOn Solutions para a prestação de seus serviços. No comparativo de junho a dezembro, o volume de transações online em sua plataforma cresceu de R$ 150 mil para R$ 200 milhões. “Estamos vendo um crescimento em cadeia, e quem ganha é o consumidor final, que está tendo acesso a uma gama de inovações com custos menores e poderá escolher a melhor prestação de serviço que atenderá às suas necessidades”, detalha Montanini..
A LiveOn oferece estruturas com instruções e padrões de software, também conhecidas como APIs, especialmente pensadas para serviços financeiros. Entre os recursos estão: gestão de contas para pessoas físicas e jurídicas, transações por meio de Pix e TED, boletos de recarga e/ou cobrança, administração de cartões de crédito pré-pagos e de débito (físicos ou digitais), plataforma de crédito pessoal e para pessoa jurídica, seguros, entre outros recursos.
“Hoje, nós temos como objetivo oferecer estrutura tecnológica e consultoria de negócios para novos bancos, fintechs e wallets que desejam acompanhar as oportunidades que estão surgindo com a modernização do Sistema Financeiro Nacional”, conclui Lucas.
Sobre a LiveOn Solutions
Criada em 2015, a LiveOn Solutions (https://liveonbaas.com) é uma empresa especializada em tecnologia e serviços digitais. Desde 2018, passou a se dedicar no desenvolvimento de plataformas financeiras e soluções de pagamentos para Banking as a Service (BaaS), acompanhando as inovações em prestação de serviços e as legislações e regulamentações do Banco Central do Brasil.
Atendimento: Rafael Revadam - rafael@hafiki.com + 55 11 9-8782-6737
Coordenação: Rayane Santos - rayane@hafiki.com + 55 11 9-9206-7993
Rafael Revadam
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Bem Brasil Alimentos patrocina live da dupla sertaneja Bruno e Marrone
Líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, empresa mineira também doará mil cestas básicas ao longo da transmissão do show, que acontece amanhã (01/04)
Em tempos de isolamento social, as lives sertanejas se popularizaram desde o início da pandemia, no ano passado. São elas que têm garantido a interação dos artistas com seu público, além de estimular a permanência das pessoas em casa, com alegria e descontração. E, mais que isso, tornaram-se espaço de arrecadação de donativos para famílias e instituições afetadas pelos impactos da Covid-19. É por isso que a Bem Brasil Alimentos faz questão de estar sempre presente nesses encontros. A empresa é patrocinadora da primeira apresentação da dupla Bruno e Marrone em 2021 e ainda fará a doação de mil cestas básicas ao longo da transmissão do show online.
O evento está marcado para amanhã (1º/04), no canal oficial da dupla, no YouTube. Bruno e Marrone cantarão os principais hits de seus 37 anos de carreira, entre eles, “Dormi na Praça”, e, claro, um dos maiores sucessos deste ano, até o momento, a canção “Último Beijo”. A instituição beneficiada pela contribuição da empresa mineira, líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, será escolhida pela sogra do cantor Bruno, que já tem algumas iniciativas relacionadas ao trabalho beneficente.
Em seus mais de 14 anos de atuação, a Bem Brasil participa da vida dos brasileiros, oferecendo produtos práticos, de qualidade e sabor diferenciado para alimentar os bons momentos. Assim, aliar a marca a eventos como as lives, que substituem, temporariamente, a produção cultural no mundo físico, e aproximam as pessoas em apenas um clique, reforça essa missão.
SERVIÇO: A PRIMEIRA LIVE DE 2021 – BRUNO E MARRONE
- Data: Quinta-feira, dia 1º de abril
- Horário: 21h
- Onde assistir: Canal oficial da dupla sertaneja no YouTube
Sobre a Bem Brasil
Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional.
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Seis em cada 10 brasileiros relatam impactos na saúde mental causados por problemas financeiros, aponta levantamento
Realidade também é corroborada pela startup Zenklub, que registrou aumento de 230% nas menções sobre vida financeira em sessões de terapia realizadas na plataforma
São Paulo, março de 2021
- A crise econômica tem sido outro fator de grande preocupação para a
saúde mental e emocional do brasileiro em meio à pandemia. Com crescente
desemprego, diminuição do poder de compra e consequente endividamento,
seis em cada 10 pessoas relatam que tiveram impactos na saúde mental por
causa das dificuldades financeiras, segundo levantamento da plataforma Acordo Certo, maior empresa online de renegociação de dívidas do Brasil. Entre
os problemas citados estão alterações de humor (72%) ou sono (71%),
além de ansiedade (67%) e baixa produtividade nas tarefas do dia a dia
(62%).
A problemática é também corroborada pela healthtech Zenklub, maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do País, que registrou aumento de 230% na quantidade de citações sobre a vida financeira nas sessões de terapia realizadas por brasileiros em 2020, em comparação com o ano anterior.
“Constantemente lemos notícias apontando o aumento dos preços na cesta básica, bandeira vermelha nas contas de luz, aumento no reajuste de aluguel e demais itens de gastos fixos dos brasileiros. Soma-se a isso os juros de dívidas em atraso e o desafio fica ainda maior. Entendemos que o primeiro passo para sair do vermelho é organizar as finanças domésticas e se planejar para zerar as dívidas, nem que seja aos poucos. O ideal é manter a calma, anotar todos os débitos e negociar os melhores descontos e condições de pagamento. Com isso é possível brecar o endividamento, realizar acordos com um bom desconto, de uma forma que caiba dentro do orçamento mensal”, explica Thales Becker, CMO da Acordo Certo.
Para a psicóloga do Zenklub, Elaine de Oliveira Braga, a frustração de não poder gastar ou pagar o que se quer se manifesta no sentimento de impotência e de descrença de si mesmo. “O endividamento pode acarretar em irritabilidade, estresse, mau humor, ansiedade, medo, tristeza, desânimo e até mesmo a depressão. Mesmo que não seja simples reverter a situação, por depender de fatores externos, o melhor para a saúde emocional do indivíduo é procurar meios para diminuir o problema, tentar a renegociação de dívidas, e, buscar pensar positivo. Jamais desacredite do seu potencial”, destaca.
Além disso, a especialista reitera
que assim como as finanças afetam a saúde mental, o contrário também
pode acontecer e que, caso os problemas emocionais persistam, o mais
indicado é que se procure ajuda psicológica especializada. “Para que
seja possível identificar e tratar o problema”, completa.
E
nisso a plataforma do Zenklub é uma grande aliada. Com propostas
acessíveis, a plataforma viu a quantidade de clientes aumentar 515% e o
número de consultas online saltar para 50 mil por mês em 2020. Hoje, o
Zenklub oferece sessões com mais de 3 mil psicólogos, psicanalistas,
coaches e terapeutas. E as consultas podem ser feitas pelo aplicativo
(disponível para iOS e Android) ou pelo site, por vídeo ou chat,
agendando um horário ou com profissionais que estiverem online no
momento que a pessoa precisar.
Sobre o Zenklub
O
Zenklub é a maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento
pessoal do Brasil. Criado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo Doutor
em Computação e telecomunicações José Simões, atualmente atende
empresas em mais de 980 cidades e brasileiros em 124 países. A
plataforma oferece sessões online com mais de 3 mil psicólogos,
psicanalistas, coaches e terapeutas, além de conteúdos em texto, áudio,
vídeo e diversas outras ferramentas em seu aplicativo. Hoje, o Zenklub
impacta 1,5 milhão de pessoas por mês e mais de 230 empresas, entre elas
Votorantim Energia, Natura, Qualicorp, Tecnisa e Loggi.
Sobre a Acordo Certo
A
Acordo Certo é uma fintech de soluções voltadas para o bem-estar
financeiro dos consumidores, possibilitando a renegociação de dívidas de
forma 100% online, com uma abordagem humana, acolhedora e empática.
Fundada em 2013 e recentemente adquirida pela Boa Vista, possui mais de
30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras,
empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro
entre outros. Conta com uma base com mais de 16 milhões de usuários
cadastrados. Com um time de mais de 80 Acorders (apelido carinhoso dado
aos colaboradores), a empresa já passou por programas de aceleração como
Escale Up da Endeavor, Quintessa, boostLAB do BTG Pactual, além de
conquistar o selo GovTech da Brazil LAB, certificação Great Place to
Work de melhores lugares para se trabalhar e figurar nas listas de 50
Startups que Mudam o Brasil, publicada em 2021 pela Revista Exame, e 100
Startups to Watch de 2020.
Letícia Gomes
Executiva de Contas Pleno
leticia@vcrpbrasil.com
(11) 98983-9718
O que aprendemos em um ano de home-office?
Por Carlos Secron
Quem poderia imaginar um mundo onde grande parte das empresas adaptariam suas estruturas de trabalho ao home-office em menos de 15 dias? O que parecia ser algo impossível, aconteceu e já dura um ano. Em dezembro de 2020, essa era a rotina padrão de 43% das empresas no país, segundo dados da consultoria BTA.
Enquanto a transição foi tranquila para algumas, para outras foi e ainda está sendo extremamente complicada. Mas, essa parece ser uma tendência que veio para ficar. Segundo um estudo feito pela FGV, esse modelo de trabalho deve crescer 30% no país em um cenário pós pandemia.
Enfrentamos altos e baixos, mas muitas lições têm sido aprendidas. Aponto aqui as seis mais importantes para a nossa própria empresa, a Pontaltech.
#1 Necessidade de planejamento: Uma das nossas maiores preocupações foi como manter as rotinas de trabalho, o alinhamento de expectativas, a comunicação e, principalmente, como conciliar tudo isso com questões pessoais, em especial para os que tem filhos pequenos. Diante de tantas situações aparentemente complicadas, a melhor forma de gerenciá-los é se planejando – afinal, se não tivermos o mínimo de organização, tudo isso pode rapidamente se tornar um caos.
#2 Aumento da produtividade: Contrariando a ideia de que o home-office causa enormes distrações aos profissionais, uma pesquisa realizada pela Pulses mostrou que 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente. Ao trabalhar de casa, os profissionais não precisam gastar tempo se deslocando até a sede da empresa e podem personalizar seu local de trabalho de acordo com o que mais lhe agrada (conforto, iluminação, música de fundo).
#3 Autonomia e agilidade: Acompanhar de perto o trabalho de cada profissional pode se tornar uma missão difícil no home-office, especialmente para empresas de grande porte. Nesse sentido, a autonomia e agilidade das equipes faz diferença. Reuniões desnecessárias e conversas aleatórias foram consideravelmente reduzidas, dando espaço para reuniões programadas que aumentaram a agilidade e eficiência no desempenho das tarefas. Isso contribuiu para que a organização das entregas fique cada vez mais clara e objetiva.
#4 Monitoramento de resultados: Monitorar os resultados das equipes é uma estratégia fundamental para analisar o que está dando certo e o que deve ser aperfeiçoado. Com o home-office, isso se tornou ainda mais importante. Uma das nossas estratégias foi a adoção de ferramentas para gestão de OKRs e controle de projetos, que mostram questões como os resultados conquistados por cada equipe ou individualmente, além do tempo gasto. Ter controle é imprescindível em uma situação como essa.
#5 Importância da comunicação: Manter uma comunicação clara e assertiva é um fator indispensável para qualquer empresa, e sua falta pode acarretar interpretações equivocadas e falhas na entrega de resultados. Para evitar esses problemas no home-office, é importante usar ferramentas de conversação online tanto interna, como o Slack, quanto externa, como o Meets e o Zoom. A comunicação precisa de uma atenção especial para que nada fique mal-entendido.
#6 Integração de novos funcionários: Uma das maiores vantagens do home-office é que se tornou possível contratar profissionais de outras regiões – ou até mesmo países – para integrar o time da empresa. Usando todas as ferramentas de comunicação e monitoramento, a integração desses profissionais à rotina da organização e a seus colegas se dá naturalmente. Obviamente, há sempre o cuidado de enviar um kit de boas-vindas, com mimos e material de trabalho para as casas dos colaboradores para que eles se sintam parte da equipe.
A conexão pessoal no dia a dia do trabalho continuará sendo importante. Mas, esse um ano de home-office provou que não há a menor necessidade de reunir todo mundo no mesmo local ao mesmo tempo para gerar bons resultados. É preciso ter confiança nos colaboradores e deixá-los encontrarem os melhores caminhos para atingirem os resultados esperados. Aqui, isso tem dado certo.
Carlos Secron é CEO fundador da Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação digital omnichannel.
Sobre a Pontaltech:
https://www.pontaltech.com.br/
Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.
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Marília Cardoso Assessoria de Imprensa Tel: +55 (11) 98491-3527 / (11) 2834-9295 Email: marilia@informamidia.com.br www.informamidia.com.br |
iFood prorroga medidas de apoio aos restaurantes
Por mais 15 dias, estabelecimentos poderão contar com redução de taxas, antecipação de recebíveis e linhas de crédito facilitada para manter as operações e renda; empresa também anunciou programa piloto de parcerias em apoio aos estabelecimentos parceiros
São Paulo, 30 de março de 2021 — O iFood anuncia que irá prorrogar por mais 15 dias as medidas de apoio aos restaurantes feitas no início de março e que ficariam ativas até o final do mês. A empresa informou que manterá a redução das taxas, de forma automática, para estabelecimentos parceiros - redução de 23% para 18% para os que operam via entrega iFood (logística da plataforma), e de 12% para 11% para os restaurantes que atuam no marketplace (entrega própria).
Além disso, o repasse dos recebíveis vai continuar em até 7 dias após a venda, sem taxa adicional, até 30 de junho, para todos os restaurantes ativos há mais de 30 dias na plataforma. A empresa ainda continuará a oferecer linhas de crédito facilitadas, por meio do Banco do Restaurante iFood, com taxas e condições especiais, via Conta Digital iFood. O prazo de pagamento varia entre 6 e 12 meses, com até 2 meses de carência, e taxa de juros a partir de 1,99% ao mês. O objetivo é oferecer mais de R$ 500 milhões aos restaurantes ao longo do ano.
O iFood também anunciou recentemente um programa piloto de parcerias em apoio aos restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro e Campinas - mas com planos de expansão para todo o Brasil --, no qual oferecerá descontos e facilidades nas despesas mensais dos estabelecimentos cadastrados no aplicativo. O programa contará com empresas que proporcionarão uma grande redução de custos para os proprietários dos estabelecimentos, como Supergasbras, Contabilizei, BMG Seguros, Pranabank, NeoGourmet, Worc e Vivo. Os benefícios negociados com as empresas parceiras são descontos de 12% a 80%, prazo de pagamento estendido, redução de prazos contratuais de 6 meses para 12 meses e atendimento e suporte 24/7. A expectativa é que, em média, a partir dessas parcerias os restaurantes possam economizar até R$4 mil por mês com gás, internet, energia, contabilidade, entre outros serviços essenciais para o funcionamento dos restaurantes.
Mayara Baggio
Executiva de Relações Públicas
mayara.baggio@novapr.com.br
(11) 95891-1171
Como criar um programa de diversidade e inclusão para a sua empresa?
Por Marcelle Souza, analista de marketing da Conexão Talento RH
Diversidade no recrutamento e seleção é um tema cada vez mais relevante, não é? Por isso, as políticas de R&S que contemplem a diversidade e inclusão são fundamentais para o desenvolvimento da cultura e representatividade dos perfis de colaboradores dentro da organização.
O Brasil é um país diverso em raça, identidade de gêneros, orientação sexual, entre outros fatores, mas ainda precisa avançar quando o assunto é diversidade dentro das empresas. Uma organização só́ consegue entender e engajar esses diferentes públicos e suas particularidades se contar com colaboradores que possam representá-lós da melhor forma.
Então, aqui vão algumas dicas para você implementar na sua empresa e, assim, ter uma equipe mais inclusiva.
- Perceba como a diversidade se encaixa na sua empresa
Realize uma pequena auditoria no seu atual processo de contratação para compreender como ele está impactando os níveis de diversidade da empresa. Dessa forma será possível identificar pontos fortes e desafios. A partir de então, trace estratégias para como reforçar as vantagens e trabalhar os desafios. Por exemplo: “aumentar o número de candidatas mulheres em 10% na segunda fase”.
- Divulgue a vaga da maneira certa
Tenha atenção para que os títulos dos cargos, a mídia ou expressões dos anúncios não pareçam restringir a vaga apenas a um grupo de pessoas. A linguagem deve ser inclusiva e o anúncio deve manifestar a preocupação em envolver todas as gamas de colaboradores na empresa. O meio pelo qual o processo seletivo será divulgado pode, e muito, contribuir para atrair um público mais diverso.
- Faça do R&S um processo humano
Uma opção é a do recrutamento às cegas, na qual informações pessoais como nome, gênero, estado civil, número de filhos, instituição de ensino e outros dados são omitidos. O intuito desta modalidade é de que estas informações não sejam determinantes para a escolha do profissional de RH, tanto nesta fase inicial quanto nas posteriores, quando se tornarem conhecidas. A experiência do candidato acaba se tornando o recurso mais relevante para a seleção.
- Adapte o manual de cultura da empresa para alinhar à diversidade
É fundamental que a cultura da empresa esteja sempre presente e muito clara para os candidatos. Ao apresentar aos candidatos uma cultura organizacional bem estabelecida, aquele que for selecionado poderá saber que se identifica com ela, aumentando as chances de ficar mais tempo na empresa e diminuindo o turnover.
- Ofereça treinamentos em diversidade para sua equipe atual
Conversas sobre o tema auxiliam a equipe a estar mais receptiva à pluralidade, sabendo aproveitá-la ao máximo e percebendo o benefício de ter perfis diversificados no ambiente de trabalho. A diversidade na empresa deve ser construída desde o processo de recrutamento e seleção até o funcionamento cotidiano da organização, através da cultura institucional, beneficiando a companhia e até mesmo o cliente.
Marcelle Souza é formada em Jornalismo e Cinema, ambos pela PUC-RIO. Pós-graduanda em Marketing Estratégico na ESPM. Trabalhou em diferentes áreas da Comunicação Social como: prospecção de eventos, radiojornalismo, mídias sociais e produção de podcasts. Colaboradora voluntária de blogs relacionados à cultura e diversos cursos concluídos: Estrutura Narrativa Cinematográfica, Mulheres no Cinema, Instagram Marketing, Excel, Adobe Photoshop, Premiere e After Effects, Facebook Blueprint e Como Ser um Youtuber.
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Hayla Leite
Assessora de Imprensa
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Doenças reumáticas autoimunes são mais comuns em mulheres miastênicas
Estudo revela que pacientes com Miastenia Gravis têm 6 vezes mais chances de desenvolver doenças autoimunes reumatológicas
Aproximadamente 5% da população mundial é afetada por uma ou mais doenças autoimunes, sendo que a prevalência é mais alta em mulheres do que nos homens. Pacientes com um distúrbio autoimune têm maior risco de desenvolver um segundo transtorno, como é o caso da Miastenia Gravis (MG).
A MG é uma doença autoimune neuromuscular que afeta a junção muscular, causando fraqueza em diversos grupos musculares do corpo e dificultando - ou até impedindo - que a pessoa execute movimentos de forma voluntária. “Ela está diretamente associada a doenças reumáticas autoimunes incidentes, com risco maior de Artrite Reumatoide (AR), Síndrome de Sjogren primária (SSp) e Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), entre outras comorbidades”, reforça o Dr. Eduardo Estephan, médico neurologista e diretor científico da Abrami (Associação Brasileira de Miastenia).
O estudo denominado “Thymectomy in patients with myasthenia gravis increases the risk of autoimmune rheumatic diseases: a nationwide cohort study”, traduzido para o português como “A timectomia em pacientes com Miastenia Gravis aumenta o risco de doenças reumáticas autoimunes: um estudo de corte nacional” e publicado em janeiro de 2019 na Revista Rheumatology, da Oxford Academy, apontou que o risco de doenças reumáticas foi 6,34 vezes maior em pacientes com Miastenia Gravis se comparados a outros sem a comorbidade.
A pesquisa foi feita a partir da identificação de pessoas com Miastenia Gravis na base de dados “Registro de Doenças Catastróficas” de médicos de Taiwan, que foi comparada com todos os dados da população geral do National Health Insurance Research Database e segmentada por sexo, idade e data de índice. A amostra reuniu 6.478 pacientes com Miastenia Gravis (58,3% mulheres com idade entre 50 e 55 anos) e 25.912 sem Miastenia Gravis (58,3% mulheres com idade entre 50 e 52 anos).
Os resultados mostraram que as mulheres miastênicas apresentaram risco significativamente maior de desenvolver Síndrome Sjogren primária (15,84%), Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES (11,32%) e outros tipos de doenças reumáticas autoimunes (4,07%). Além disso, pacientes com Miastenia Gravis submetidos à timectomia (cirurgia para retirada do timo) apresentaram riscos ainda maior para essas doenças.
Muito comum em miastênicos, a timectomia é uma cirurgia para a remoção do timo, glândula localizada entre os pulmões e à frente do coração. Se ele não funciona bem, aumenta o risco de infecções e de doenças autoimunes, como a MG.
Cerca de 10% dos miastênicos têm tumor de timo (timoma) e esses pacientes produzem anticorpos para combater o tumor, que acabam também reconhecendo o receptor de acetilcolina erroneamente como um “invasor”. A cirurgia de timo, entretanto, também pode ser indicada para pacientes sem tumor. Segundo o especialista, “a cirurgia só é indicada para pacientes com diagnóstico positivo para os anticorpos, que têm a doença há poucos anos e com idade não muito avançada”.
Doenças Reumatológicas Autoimunes
Artrite Reumatoide (AR)
Doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) das articulações - mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna cervical. Em pacientes geneticamente predispostos, pode afetar também os órgãos internos, como pulmões, coração e rins. Sintomas como rigidez matinal (regredindo durante o dia) e inchaço nas juntas são comuns, sendo que progressão da doença está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.
Mulheres entre 50 e 70 anos têm duas vezes mais chances de desenvolver a AR do que os homens da mesma faixa etária, embora possa se manifestar em qualquer idade e em ambos os sexos.
Síndrome de Sjogren primária (SSp)
Doença reumática autoimune caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas e mucosas. Considerada a mais frequente entre as doenças raras, a SSp afeta 2% da população mundial e tem duas formas de apresentação: a primária, que ocorre de forma isolada e sem nenhuma relação com outras inferminades do tecido conjuntivo, e a secundária, quando outras doenças reumatológicas se manifestam simultaneamente, como artrite reumatoide, lupus eritematoso sistêmico, vasculite e tireoidite de Hashimoto.
Entre os principais sintomas estão pele seca, dor nas articulações, secura vaginal, alergias, alterações no intestino, rim e pulmões, dormência ou formigamento nas mãos e pés e fadiga extrema.
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, que pode se manifestar sob a forma cutânea (atinge apenas a pele) ou ser generalizado.
Fatores genéticos e ambientais estão envolvidos no aparecimento das crises de lúpus. Entre as causas externas estão exposição ao sol, uso de determinados medicamentos e ação de alguns vírus e bactérias. O estrógeno (hormônio sexual feminino) também está entre os fatores, o que pode justificar a prevalência maior nas mulheres em idade fértil.
“Ainda não há estudos conclusivos para traduzir as opções terapêuticas clínicas para as doenças reumáticas associadas à Miastenia Gravis. A recomendação é procurar um neurologista, preferencialmente especializado em Miastenia que, com base na história de cada paciente e nos resultados de exames neurológicos e laboratoriais, poderá definir o tratamento mais adequado, além de identificar fatores determinantes à evolução da doença ao longo da vida”, finaliza o médico.
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ePHARMA INCORPORA CONCEITO DE GESTÃO DE STARTUPS INTERNACIONAIS
Cultura de Customer Sucess irá dar o tom na health tech de saúde
O conceito de Customer Sucess, difundido pelo norte-americano Lincoln Murphy e aplicado por startups de TI internacionais, inspirou a ePharma a incorporar essa cultura à rotina de atendimento às empresas clientes. A decisão integra a estratégia da companhia de reposicionar sua imagem para uma health tech especializada em saúde, muito além de uma gestora corporativa de planos de benefícios de medicamentos.
“Identificamos que a atenção ao cliente estava represada e fragmentada, sem uma efetiva integração entre times comerciais e de implantação. Isso resultava em ruídos na comunicação, o que nos motivou a buscar um novo caminho”, admite Wílson de Oliveira Júnior, diretor comercial & operações e um dos idealizadores do projeto, ao lado do CEO Eduardo Mangione.
Na prática, o Customer Sucess propõe o envolvimento 360º de todos os departamentos da companhia na relação com a empresa cliente, da prospecção à entrega do serviço, passando pela área de desenvolvimento. Murphy criou o conceito nos anos 1980 e, desde então, já angariou o apoio de fundos de alguns dos maiores incubadores globais, como o Silicon Valley Bank e o Bain Capital Ventures.
A metodologia exclusiva desenvolvida pela ePharma é fundamentada por três fases – conquistar, por meio de uma abordagem multidisciplinar para entender as necessidades e dores do cliente; encantar, que abrange todo o trabalho de onboarding , humanização do atendimento e cronograma detalhado; e crescer/growth hacking, com estratégias de maturação, retenção e crescimento. Para viabilizar essas etapas, inclusive, a ePharma estruturou duas novas áreas na empresa, que são as de onboarding e growth hacking.
“A pandemia forçou uma rápida transformação digital, ao mesmo tempo em que coloca em risco a proximidade com o cliente. E por atuarmos em um setor cada vez mais integrado por meio de ecossistemas, como é o caso de saúde, os desafios para sustentar essa relação se multiplicam”, contextualiza Oliveira Júnior.
Sobre a ePharma
Fundada em 1999, a ePharma atua como uma health tech no mercado de saúde, com a meta de estimular a integração tecnológica entre governo, empresas, operadoras de saúde, indústrias farmacêuticas e a população que utiliza medicamentos de uso contínuo e de alto custo. Inicialmente, tornou-se referência no gerenciamento de programas de benefícios de medicamentos (PBM), mas diversificou suas operações com foco em assistência farmacêutica, gestão de saúde populacional e auxílio a programas de suporte ao paciente. A companhia ainda é parceria do programa Aqui tem Farmácia Popular, que provê a cerca de 50 milhões de brasileiros a remédios subsidiados para doenças crônicas.
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Março/2021
Como a Inteligência Artificial está transformando o relacionamento com o cliente?
A pandemia impôs uma série de dificuldades na relação entre empresas e clientes. Com o isolamento social, a tecnologia se tornou o único meio disponível para manter a comunicação entre as partes. Como consequência, temos visto uma série de tecnologias ganhando força para conectar e humanizar o relacionamento.
Uma delas são as famosas “máquinas inteligentes”, capazes de simular o raciocínio humano e desempenhar atividades complexas de forma autônoma. Muito mais do que automatizar os processos internos, a Inteligência Artificial tem sido uma grande aliada em um objetivo muito importante para qualquer empresa: estreitar o relacionamento com os clientes, apresentando soluções ágeis.
Inteligência Artificial nas empresas
Pode parecer contraditório pensar que um sistema pode ajudar nessa tarefa, mas isso já é uma realidade vista e aplicada com sucesso em diversas organizações. Em um estudo feito pela Infosys com empresas do mundo inteiro, 60% delas afirmam que estão reforçando sua estrutura de tecnologia – e quase metade está buscando parceiros externos para auxiliar na adoção da Inteligência Artificial.
A união da implantação desses sistemas com o trabalho conjunto de profissionais qualificados é a fórmula perfeita para conquistar esse objetivo. Isso porque ao ser implantada, essa tecnologia permitirá a criação de soluções que permitam o monitoramento das interações em tempo real para atender rapidamente as necessidades e aspirações do cliente – e até mesmo antecipar possíveis problemas que possam surgir.
Bots e sua contribuição no atendimento ao cliente
Como exemplo, os robôs de atendimento, mais conhecidos como bots, são capazes de realizar diversas tarefas, desde atender simples uma triagem até operações mais complexas como multi-atendimentos e avaliação de perfil de investimentos. A expectativa em torno deles é tão alta que, de acordo com um estudo da consultoria Markets and Markets, o mercado de interfaces conversacionais deve movimentar US$ 17,4 bilhões globalmente até 2024.
A grande vantagem desses robôs é que eles são versáteis e capazes de identificar padrões que ajudam a entender melhor a necessidade do cliente e conduzi-lo para a jornada ideal – uma capacidade incrível de adaptação com base no aprendizado. Isso prova que, na verdade, a tecnologia vem para somar, eliminando o trabalho repetitivo e desgastante para que os humanos possam se debruçar em tarefas cognitivas mais relevantes.
Cada vez mais as empresas têm visto as vantagens dessa tecnologia, e provando que essa é uma tendência que veio para ficar. Segundo a Forrester, empresa especializada em customer experience, 42% dos executivos já têm o relacionamento com os clientes como prioridade.
Um outro estudo, do Gartner, mostrou que cerca de 28% dos profissionais de marketing acreditam que Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina são as tecnologias que vão orientar o futuro do relacionamento com o cliente. Esses dados mostram que a tecnologia está cada vez mais trabalhando a favor da construção de uma sólida relação entre empresas e clientes. E essa é uma jornada que está apenas começando.
Em suma, o uso de sistemas sofisticados de Inteligência Artificial é uma tendência que veio para ficar e mudar para sempre a maneira como as marcas se relacionam com seus consumidores. Empresas que se preocupam em entender o perfil de seus clientes para oferecer um atendimento personalizado, rápido e humanizado têm a solução certa para se destacar num mercado cada vez mais competitivo e marcado por clientes extremamente exigentes.
Claudevaldo Sá é Head de CS and CX na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Karina Coelho é Head de Customer Success na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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