segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Rô! Rô! Rô!

 

BLOG  ORLANDO  TAMBOSI

Precursor da internet, Jesus Cristo, com sua pregação, conquistou vários seguidores, mas, infelizmente, acabou sendo cancelado na cruz. Agamenon Mendes Pedreira para a Crusoé.


Já é Natal na Leader Magazine! Nem existe mais a Leader Magazine mas o Natal continua apesar da quebradeira das Lojas Americanas. O Natal está aí e o que é pior: eu não tenho dinheiro pra comprar nada no varejo, mesmo se for parcelado em 200 vezes sem juros no cartão.

Para muitos, o Natal é tempo de curtir a família, nos reunimos com os parentes para nos entupir de peru com farofa seguido de discussões acaloradas até tudo virar um conflito generalizado. Para as crianças, a época natalina é mágica e os pequenos aguardam ansiosos a chegada de Papai Noel, obeso velhinho da Lapônia que tem como ocupação dar presente para todos que lhe escreveram ao longo do ano dizendo que se comportaram bem.

O Bom Velhinho nunca ouviu falar da Amazon, da Ali Babá, do Mercado Livre, da Shein e da Shopee e faz tudo sozinho, coitado, auxiliado apenas pelas suas renas e veadinhos. Além de tudo, o geriátrico Noel corre sério risco de vida no seu trabalho. A chegada repentina de um sujeito pela chaminé pode assustar as famílias que, com essa violência que tá rolando, podem achar que Papai Noel é um bandido do Comando Vermelho que está aproveitando o indulto de Natal pra fazer um “ganho”.

Nesse frenesi de consumismo desenfreado ninguém mais se lembra que no dia 25 de dezembro nascia o Nosso Salvador, Jesus Cristo. Jesus foi uma criança problemática: como todo bom judeu, Jesus seguiu a profissão do pai, só saiu de casa depois dos 30 anos e tinha certeza que a mãe era virgem. Eu sei, eu sei que essa é mais velha que o conflito entre os árabes e os israelenses.

O maior sonho de Jesus era se tornar rabino no Templo de Jerusalém, aquele do bispo Edir Macedo, em São Paulo, mas a família o obrigou a estudar medicina. Ainda jovem, o Cristo foi mandado para um kibutz na Galileia colher laranjas e fazer o serviço militar. Precursor da internet, Jesus Cristo, com sua pregação, conquistou vários seguidores, mas, infelizmente, acabou sendo cancelado na cruz.

Jesus não era o Delfim Netto, mas também fez vários milagres na economia como a multiplicação dos peixes no MacFish e a ressureição do Lázaro, um percursor do Viagra. Jesus andou sob o mar sem saber nadar, multiplicou os pães sem glúten e transformou a água em vinho. Essa miraculosa beberagem foi considerada pela crítica especializada uma zurrapa insossa, com retrogosto de chulé e aroma de especiarias vencidas.

Jesus Cristo era o cara e, mesmo morto e crucificado, acabou ressuscitando. Mas quando viu que o Exército israelense estava bombardeando tudo atrás dos terroristas do Hamas, resolveu subir aos céus para se encontrar com Deus, seu verdadeiro Pai e não aquele corno do José, que acreditou que aquele surfista na sua cama com a Maria era um anjo com uma espada.

Agamenon Mendes Pedreira é o Bom Velhaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário