sábado, 30 de maio de 2015

Delícias de junho

Pratos tradicionais ou releituras criativas à base de milho incrementam o cardápio da festança típica
 
 
Jaísa Gleice

Coluna Gastronômica - comidas_tipicasAs guloseimas típicas das festas juninas são uma obrigação neste mês, quando animados arraiais e quadrilhas celebram os santos Antônio, João e Pedro com muita tradição. “Hoje, em todos os festejos, aparecem os clássicos e as releituras que andam na moda entre os chefs e os entusiastas da gastronomia”, conta a chef Emiliana Azambuja. E com os pratos juninos não foi diferente.
Para a chef, os clássicos são os clássicos. “Mas faço algumas invenções e me inspiro em algumas preparações das quais gosto muito”, conta. O milho e seus derivados são sempre a base de muitas delícias populares das festas de junho e, a partir do alimento, Emiliana Azambuja sugere algumas receitas de sua autoria para o leitor do jornal O HOJE. “O quiche e inovações tipo pavê junino, o caso da Lembrança de Milho à Goiana, amo de paixão”, garante. Além de diferente, são leves, gostosos e marcantes sem abrir mão do sabor do milho.
Composta de bolo de fubá em camadas com curau de milho e Sour cream de erva doce perfumados com canela, esse pavê junino é dos santos e se junta às opções doces, que são maioria no cardápio. Para quem prefere os pratos salgados, o quiche recheado com camarão aromatizado com pimentas e curry é uma opção de sabor exótico e, ao mesmo tempo, regional, ou seja, sem sair do sabor dos festejos. Inspire-se, faça e se delicie!


Lembranças de milho À goiana (6 PORÇÕES) 
Ingredientes
- 6 fatias de bolo de fubá
Para o curau de milho verde:
- 5 espigas de milho verde (escolha as mais amarelas, já começando a amadurecer)
- 1 1/2 copo de água fria
- 1 lata de leite condensado
- Canela em pó

Modo de preparar o curau
Corte os grãos das espigas com uma faca afiada. Bata no liquidificador com a água até moer bem. Passe numa peneira, amassando bem com uma colher de pau. Misture o suco ao leite condensado e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Coloque num refratário e reserve

Para o chantily de especiarias com gengibre
- 500 ml de creme de leite fresco
- 3 colheres (de sopa) de açúcar refinado ou açúcar mascavo
- Sementinha de erva doce
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- Especiarias em pó a gosto

Modo de Preparar o chantilly
Bata o creme com o açúcar, até formar um chantilly leve, incorpore a erva doce, as especiarias e o gengibre, e mexa delicadamente.
Montagem
Corte o bolo em fatias finas, regue com uma mistura de 1/2 xícara de suco de laranja e 2 doses de aguardente de boa qualidade. Monte camadas de bolo curau e chantilly, finalizando com o chantilly, e decore com as especiarias, raspas de chocolate e canela em pó.


Quiche de massinha arretada de fufá com pimentas, recheado com camarão ao creme de milho
Massa para quiche
Ingredientes
- 300 g de manteiga de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 ovos inteiros
- 100g de maisena
- 200g de farinha de trigo branca
- 300g de fubá
Outros temperos, como ervas frescas, curry ou pimentas, são colocados a gosto para aromatizar a massa se desejar

Recheio de camarão com creme de milho
- 500g de camarão médio
- 2 colheres de sopa de manteiga de leite
- 2 cebolas finamente picadas
- 5 dentes de alho finamente picados
- 5 espigas de milho
- 4 colheres de sopa de requeijão catupiry
- 2 pimentas de cheio finamente picadas
- 1 caixa de creme de leite
- 2 colheres (de sopa) de amido de milho
- 4 ovos
- 200g de queijo parmesão ralado grosso
- Sal a gosto
- Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo do recheio
Refogue o alho e a cebola na manteiga até dourar, acrescente os camarões e refogue até estar rosado. Corte o milho e bata a metade dele no liquidificador com creme de leite, o catupiry e os ovos, e reserve. Acrescente a outra metade e refogue junto com os camarões. Acerte o sal, adicione o cheiro-verde e a pimenta-de-cheiro. Abra a massa em um pirex ou em forminhas individuais, coloque os camarões e o creme batido do milho com amido e o creme de leite. Polvilhe com queijo parmesão e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos, até que esteja dourado, e firme no centro. Sirva com salada ou arroz, pois é um prato principal.

Modo de preparo da massa
Em uma bacia, coloque a manteiga, o creme de leite, os ovos, a maisena, o sal (ou outros temperos) e bata com batedor de arame até emulsionar. Vá colocando o fubá e a farinha, aos poucos, misturando delicadamente sem sovar, para que a massa não se torne elástica. Envolva com papel filme e deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos em geladeira ate utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário