sábado, 27 de setembro de 2014

Florada de ipês encanta moradores do Vale do Pindaré


Árvore enche de cores a paisagem pelo interior, entre julho e outubro.
Flores apresentam diferentes tonalidades de cores e encantam quem vê.

A primavera começou na última segunda-feira. E uma árvore que enche de cores a paisagem pelo interior do estado acaba virando um símbolo da estação. As flores apresentam diferentes tonalidades de cores e encantam quem vê.
Aqui na região é mais comum o ipê amarelo e outra espécie, com flores que vão do lilás ao rosa. Seu raimundo é morador da zona rural de Pindaré. Em frente à casa, ele tem um ipê amarelo que nasceu naturalmente. O aposentado cuida com muita dedicação da árvore, que já mede aproximadamente dez metros. "Eu gosto de árvores e por onde eu encontro uma árvore bonita eu trago para cá", disse o lavrador Raimundo Nonato Moura.
Quando começam a cair, as pétalas cobrem o teto da casinha e se espalham pelo chão. Um cenário perfeito para os admiradores que não se contentam apenas em olhar, mas também querem guardar o momento. Apaixonado pela natureza, seu Raimundo está adquirindo de outras espécies.
A florada do ipê acontece todos os anos entre os meses de julho e outubro, mas esse espetáculo silencioso da natureza dura pouco. Cada árvore fica florida por, no máximo, três dias e em poucos dias vêm os frutos cheios de sementes que são levadas pelo vento e, assim, a espécie vai se espalhando.
Além de proporcionar sombra e deixar o ambiente mais bonito, a madeira do ipê é bastante valiosa, utilizada na confecção móveis. Mas, por causa de tanta beleza, muita gente abre mão da madeira, tornando o ipê uma das espécies mais preservadas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário