quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Falta de luz e web ronda Copa em Manaus

FOLHA DE SÃO PAULO
LUCAS REIS
DE MANAUS
Os turistas que visitarem Manaus para os quatro jogos da Copa do Mundo deste ano devem se deparar com um problema crônico: a instabilidade dos serviços de luz, telefone e internet.
Uma das primeiras cidades do país a receber energia elétrica, Manaus sofre com constantes quedas do serviço, que se agravam com as chuvas e provocam prejuízos -sobretudo na indústria e no comércio- e protestos. Há ainda frequentes apagões. Bairros inteiros chegam a ficar mais de 24 horas sem luz.
Desde o início de 2012, quando a situação piorou, a Assembleia Legislativa já fez várias ameaças de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e ações contra a Amazonas Energia, subsidiária da Eletrobras.
Segundo ranking da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que mede a continuidade dos serviços prestados em 2012, a Amazonas Energia é apenas a 23ª entre 35 distribuidoras.
"Alguns [apagões] estão relacionados a obras viárias, outros, a acidentes de carros [que atingem postes]. E há sobrecarga de transformadores, associadas a ligações clandestinas", afirma Tarcísio Rosa, diretor da empresa.
Desde julho de 2013, a linha de transmissão de Tucuruí-Macapá-Manaus funciona em fase de testes e, pela primeira vez, a cidade está anexada ao Sistema Interligado Nacional. Mas isso não resolverá os problemas de corte de energia, de acordo com Rosa.
Segundo a empresa, o calor, principal preocupação dos ingleses, que estreiam contra a Itália na cidade, contribui para o cenário.
"Os aparelhos de ar-condicionado sobrecarregam os transformadores, projetados para suportar um limite, mas que queimam por causa da quantidade de ligações clandestinas. Manaus é líder nacional em perda de energia."
Na cidade, também é um desafio falar ao celular ou usar a internet 3G.
DESAPROVAÇÃO
Segundo a Embratur, metade dos turistas estrangeiros que passaram por Manaus em 2012 desaprovou os serviços de telecomunicações.
A Assembleia Legislativa abriu uma CPI da Telefonia, que contempla, também, as deficiências do serviço em todo o Estado, e firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com as empresas para melhorias nos serviços. O relatório final da CPI será apresentado neste mês.
Em pesquisa de opinião com mais de 8.000 pessoas, encomendada pela Assembleia, 66% dos consumidores de Manaus se mostraram insatisfeitos com os serviços de Vivo, Oi, Tim, Claro e Net.
A Vivo, que concentra 65,1% do mercado local, foi a mais criticada: 90% dos clientes estão insatisfeitos com o sinal de telefone e 71% desaprovam a internet. Em nota, a empresa diz que a demanda no Estado cresce acima da média e que tem feito novos investimentos, como a ligação por fibra óptica.
As demais empresas dizem que também fazem investimentos para melhorias.
A Claro afirma que está construindo um cabo submarino na região. A Tim diz que suas taxas de acesso a voz e dados estão dentro do exigido pela Anatel. A Oi informa que trabalha na melhoria do 3G e faz outros investimentos. A Net diz que desconhece as queixas dos usuários e que as reclamações diminuíram.

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