terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fotos raras de índios isolados na Amazônia peruana são divulgadas


Imagens mostram de perto família de indígenas da etnia Mashco-Piru.
Registro foi feito durante expedição que buscava pássaros da Amazônia.

Do Globo Natureza, em São Paulo
A organização ambiental Survival International divulgou nesta terça-feira (31) imagens inéditas que mostram, de perto, índios isolados da etnia Mashco-Piro que vivem no Parque Nacional de Manú, localizado dentro da Amazônia, no Peru.
As fotos de uma família desta etnia foram realizadas entre agosto e novembro de 2011, durante expedição da fotógrafa Gabriela Galli ao sudeste peruano, que buscava registrar pássaros da Amazônia quando encontrou alguns índios próximo a um rio. Não houve contato com os índios, segundo a ONG.
índios isolados na Amazônia peruana (Foto: Gabriella galli/Survival/Divulgação)Primeiras imagens feitas de perto da aldeia de índios isolados Mashco-Piro, que vivem na Amazônia peruana (Foto: Gabriella galli/Survival/Divulgação)
De acordo com a Survival, os Mashco-Piro são uma das tribos isoladas que já foram detectadas ao redor do mundo (são cerca de cem). Entretanto, a organização afirma que está cada vez mais difícil de visualizá-los dentro do parque, já que atividades madeireiras e de extração de gás e petróleo na região dificultam a pesquisa aérea com helicópteros -- com medo, eles entram para mata fechada.
Em 2011, o Departamento de Assuntos Indígenas do Peru anunciou a criação de um posto de guarda na área para proteger os índios e a população, já que o primeiro contato pode ser perigoso para ambas as partes, afirma Stephen Cory, diretor da Survival.
índios isolados na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)Família de índios isolados da etnia Mashco-Piro, na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)
índios isolados na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)Imagens foram feitas durante expedição de fotógrafos na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário