JORNAL A REGIÃO
Quem corre pela capital baiana já está acostumado a ter o mar como fundo. A paisagem da orla, as praias e outros pontos conhecidos ajudam a formar o cenário das provas realizadas. Nos dias 26 e 27 de setembro, 10 mil a 12 mil atletas viverão essa experiência durante a oitava edição da Maratona Salvador.
Segundo a organização, cerca de metade dos corredores deve vir de outras cidades, o que faz da maratona também uma experiência turística especial para aqueles que chegam de fora.
A relação entre esporte e turismo faz parte da estratégia da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que tem buscado inserir o município em um calendário de eventos esportivos ao longo do ano. Para o presidente do órgão, Isaac Edington, a maratona tem um papel importante nesse movimento.
“Mais do que uma prova esportiva, a Maratona Salvador é uma oportunidade de apresentar a nossa cidade para quem vem de fora. O corredor chega para competir, mas encontra uma Salvador que tem história, cultura, gastronomia, música, patrimônio e, claro, um dos cenários mais bonitos do Brasil para correr".
"É exatamente essa combinação que fortalece a capital como destino de turismo esportivo. A nossa estratégia é fazer com que o calendário de eventos também seja uma porta de entrada para que mais pessoas conheçam, vivenciem e voltem”, afirmou.
Para os corredores que vivem em Salvador, as paisagens já fazem parte do cotidiano. Criador de conteúdo e designer gráfico, Thiago Oliveira, conhecido como Vidinha, de 38 anos, corre há cerca de oito anos e costuma aproveitar a orla para os treinos.
“Correr em Salvador tem um significado muito especial. A gente tem uma cidade privilegiada, com mar, história, cultura, sol e paisagens incríveis. Então, poder colocar o tênis, sair para treinar e ter o mar como cenário é realmente um privilégio”, contou.
“O atleta que chega para participar de uma prova não vive apenas os quilômetros da corrida. Ele conhece a nossa cidade, experimenta a nossa gastronomia, conhece a nossa cultura e leva um pouco de Salvador com ele”, acrescentou.
A presença de atletas de outras cidades também tem reflexos no turismo. Durante o período da maratona, a rede hoteleira costuma registrar ocupação entre 95% e 98%, segundo a organização. Restaurantes, bares, comércio e outros serviços também recebem o público que chega à capital para participar ou acompanhar as provas.
Neste ano, a Maratona terá provas de 5 km e 10 km no sábado (26) e de 21 km e 42 km no domingo (27). Também serão realizados os desafios de 5 km + 21 km e 10 km + 42 km, além de uma caminhada de 3 km. A concentração, largada e chegada serão no Centro de Convenções Salvador.
A prova também passa a integrar o Circuito Brasil Gigante, que reúne maratonas realizadas em diferentes cidades do país. A programação terá ainda apresentações musicais durante a Expo e ativações nos pontos de hidratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário