Foram bloqueados trechos na Comunidade Sabiá e região do Surumu.
Segundo PRF, há momentos em que a passagem de veículos é liberada.
Os indígenas protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tramita desde 2000 e retira a atribuição exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Executivo de promover a demarcação das reservas indígenas no país e a transfere para o Legislativo. De acordo com o texto, o Congresso Nacional também passa a ter competência para ratificar as demarcações homologadas.
De acordo com o inspetor Alberto, da PRF, aproximadamente 600 índios estão protestando no trecho da rodovia. "Eles estão irredutíveis. Quando há insistência para que liberem a rodovia, isso acontece por alguns minutos, depois eles retomam o bloqueio", disse.
Ainda segundo informações da PRF, os manifestantes dizem que vão continuar no local até que 'apareçam políticos e a imprensa para que suas reivindicações sejam repercutidas'. De acordo com a assessoria do órgão, há dificuldade para manter contato com o efetivo que está no local acompanhando a manifestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário