Orientação da arquidiocese foi publicada nesta sexta-feira (1º).
Objetivo é evitar que os sacerdotes sejam punidos pela Lei Seca.
Arquidiocese orientou padres a reduzir o consumo
de álcool (Foto: Reprodução RPC TV)
Os padres católicos de
Curitiba
foram autorizados, nesta sexta-feira (1º) a trocar o vinho usado nas
celebrações por suco de uva. A orientação partiu do arcebispo de
Curitiba Dom Moacyr José Vitti. A arquidiocese da cidade está preocupada
com as possíveis sanções que os sacerdotes possam receber devido à Lei
Seca.
Em nota publicada nesta sexta, o arcebispo diz que a orientação aos
padres é para que reduzam ao máximo a ingestão de vinho com álcool. A
bebida é utilizada nas missas como representação do sangue de Cristo e é
uma tradição milenar na liturgia católica. A orientação também permite
que o vinho com álcool seja trocado pela versão da bebida sem álcool.
Aos padres que forem, eventualmente, parados em alguma fiscalização de
trânsito, os sacerdotes são orientados a apresentar a carteira que
comprova o serviço à Igreja Católica. De acordo com a nova Lei Seca, os
motoristas que forem flagrados com qualquer quantidade de álcool no
sangue podem sofrer sanções imediatas que vão desde a perda do direito
de dirigir até a prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário