sábado, 31 de janeiro de 2026

Moradores da BR-251 seguem ignorados

 

JORNAL A REGIÃO

Os moradores das comunidades ao longo da BR-251, federal mas sob a responsabilidade do Governo da Bahia, enviaram novo ofício à desembargadora federal Katia Balbino. O documento é assinado por mais de 20 comunidades e foi enviado na segunda-feira, 26.

Nele, elas lembram a situação precária da estrada, que liga Ilhéus a Buerarema, abandonada há décadas mesmo com decisões judiciais. "A BR-251, no trecho que liga Ilhéus e Buerarema, é alvo frequente de denúncias e ações judiciais federais, e apelos populares devido às péssimas condições de infraestrutura", afirma o documento.

"Moradores, produtores rurais e motoristas relatam buracos, lama no período de chuvas, poeira na seca e falta de sinalização. O mais agravante é ter centenas de jovens e crianças sem poder ir para escola devido à falta de infraestrutura, o que gera insegurança e isolamento de comunidades, além de prejuízos aos produtores".

"A fome e a miséria reinam na região," acrescenta. Os moradores, especialmente do distrito de Couto e Santo Antônio, bloqueiam constantemente a rodovia em protesto, todos os anos, desde 2011, Usando pneus e pedaços de madeira, eles exigem reparos imediatos e pedem socorro ao Ministério Público federal e à Justiça Federal.

Vídeos e relatos de moradores nas redes sociais descrevem a estrada como "totalmente abandonada", com trechos perigosos, alto risco e acidentes com mortes por falta de infraestrutura. A erosão avançada em alguns trechos, potencializada pelas chuvas, impedem o acesso a serviços básicos de saúde e venda da produção local.

Desde 2011 os moradores cobram a pavimentação asfáltica, iluminação e sinalização de um trecho de 41 km entre Ilhéus e Buerarema. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e o DNIT, acionados na Justiça, prometem melhorias mas não fazem. "Até hoje nada foi feito para socorrer as mais de 80 mil famílias sa região", dizem.

A ação pública se arrasta na Justiça desde 2011, movida pelo Ministério Público Federal em Ilhéus sob o número 1000330-10.2017.4.01.3301.

Nenhum comentário:

Postar um comentário