sábado, 18 de janeiro de 2025

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 18/01/2025

 

Promessa de político

Marcone Amaral ainda tem esperança de que Jusmari volte para o governo do estado e deixe para ele a vaga de semi-deputado, com ela controlando o gabinete, nomeações e emendas. Não deve saber do plano de emplacar o marido dela, Oziel, ex-deputado desempregado, na secretaria que comandava. A indicação seria do senador Otto Alencar. Mas ele também prometeu a Alba a Marcone.

Cargo pinguim de geladeira

Lá atrás, esta Malha Fina revelou que o PT lançou Ai Dela candidata a prefeita de Ilhéus como única maneira de se livrar dela no primeiro escalão. Não deu certo na tecnologia, fracassou na Saúde e na Educação. O PT não sabia mais o que fazer com ela e precisava se livrar. Agora, confirma isso ao prever um cargo decorativo para Ai Dela "representando" o governo no sul da Bahia.

Só aparecem para pedir voto?

Onde estavam os deputados estaduais de Italhéus enquanto seus eleitores tinham suas casas destruídas ou invadidas pelas águas? Onde estavam quando cidades ficaram isoladas e pessoas tiveram que sair às pressas para não perder a vida? Nem Pancadão da AFI, deprimido pela humilhação nas eleições; nem Soane Galvão, agora com marido desempregado, deram as caras.

Água, só se for pra comer

pancadao Apesar de um ser de Itabuna e a outra de Ilhéus, os dois se elegeram graças a todo o sul da Bahia, onde pediram votos e prometeram "cuidar do povo" na Assembleia. Até o insosso conversador Zeronimo veio ao sul da Bahia para conhecer os estragos. Sabe onde estavam Pancadão e Soane? Curtindo a Lavagem do Bonfim em Salvador. "Comiam água" enquanto o povo afundava nela.

Sozinho na foto

Dizem que a Lavagem do Bonfim é um termômetro da política baiana. Se for verdade, a temperatura do conversador Zeronimo está abaixo de zero, congelada. Ele começou a caminhada sozinho, sem aliados, sem aspones, sem povo do lado. Depois apareceram um ou dois assessores, mas Zeronimo andou o trajeto quase inteiro sozinho. Nem a claque do PT quis aparecer na foto com ele.

O "dono" do mandato

O Coroné Ângelo, que está sendo expulso da chapa de 2026, mostrou muito mais poder que Zeronimo, montando seu bloco separado, com camisa oficial e tudo. Andou cercado de uma pequena multidão, mas não se salvou de uma cutucada mal educada de Zeronimo. Perguntado sobre a vaga de Ângelo, disse que “o mandato de Coronel é nosso, ele não se elegeu sozinho”.

Palhaços Pino e Nóquio

Pense numa dupla de mentirosos. É o ex-secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Mazela, e o ex-prefeito Mário Alexandre. Os dois juraram "de pés juntos" que o pagamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, que venceu em 31 de dezembro, ia poder ser pago até 15 dias depois. "Conseguimos uma autorização com o ministério", mentiram na cara dura ao ser questionados.

O Thanos da cultura local

Só que o novo prefeito, Valderico Jr, recebeu a intimação e teve que enviar de volta R$ 1,6 milhão que ficaram dois anos parados na conta, esperando Marão aprovar e pagar os editais. Acreditou quem quis, num prefeito que deixou o patrimônio histórico se acabar, largou o teatro abandonado e não criou eventos culturais. Cultura pra ele é dançar arrocha na feira.

Derrotas "costa a costa"

Tem gente que parece não entender como funciona a velha política na Bahia. Um grupo vem questionando por que Ilhéus ficou fora do Verão Costa a Costa 2025. Sério? Será porque a candidata do conversador Zeronimo perdeu uma eleição que comemorou antes da hora? Será porque foi a segunda derrota feia do PT na cidade, para ACM Neto em 2022 e Vald em 2024?

Mais um no cemitério

Amigos estão preocupados com o deputado Pancadão da AFI, que sumiu de Itabuna. Uns acham que ele foi sequestrado pelo Cadeirudo, outros suspeitam que morreu em casa e o corpo ainda não foi encontrado. Tem gente procurando até informações sobre missa de 7º dia. O sujeito sumiu depois de ser humilhado na eleição por Augusto Castro. Deve estar se sentindo, assim... um Gelado Limões.

Ideia de jerico petista

O advogado Jáder Tavares, que mora em Salvador mas é do sul da Bahia, vem alertando o governo do estado sobre o erro primário que ele vai cometer. O governo quer tornar a estrada calça-curta BA-649 mão única indo de Itabuna para Banco da Vitória, onde ela acaba, e fazer a BR-415 ser mão única de Banco da Vitória a Itabuna. Vai prejudicar moradores e alunos da 415.

Não tem como dar certo

Ele dá um exemplo prático. Os alunos de Rio do Braço que estudam no Salobrinho teriam que pegar a 415 até a ponte 2, voltar pela 649 até a ponte 3 e pegar a 415 de novo até lá. Além disso, o presidente Bolsonaro construiu terceira pista em quase toda a 415, por isso não faz sentido ela virar mão única. Sem contar a bagunça com mão dupla só do Banco da Vitória para Ilhéus.

Uesc serve pra que mesmo?

Mais importante é a omissão vergonhosa da Uesc, que será afetada pelo novo sistema, tem sede no Salobrinho e deveria ser o centro de discussões da região. A Uesc não fez nenhum estudo, nenhuma discussão, nenhum seminário para debater qual a melhor opção para as duas estradas, de forma a não prejudicar a população e a própria universidade. É como se não existisse.

Amizade colorida para 2026 beto e angelo

Uma imensa luz amarela acendeu dentro do grupo do Partido das Taxas na Bahia depois de uma declaração de ACM Neto sobre o senador Ângelo Coronel. Ele disse que tem "ótima relação", mas que não existe nenhuma conversa sobre aliança em 2026. Ainda. Quando um político diz que não tem, pode ter certeza de que tem. Outro sinal é o apoio de Bruno Reis ao filho do senador.

Uma união de gerar terremoto

Angelo Coronel Filho é candidato a vice-presidente da Assembleia Legislativa, concorrendo com o nome apoiado pelo PT, Enrolemberg Pinto. O apoio do braço-direito de Neto é uma enorme nuvem de fumaça, indicando que tem muito fogo na formação das chapas em 2026. Juntar o partido com mais prefeituras (PSD) com o que tem as 8 maiores (UB) pode matar o PT de vez.

Vice que vale o campeonato

Essa disputa pela primeira vice-presidência é, na verdade, uma disputa pelo comando da Alba. Isso porque o atual presidente e candidato à reeleição, Adolfo Menezes, iria para um terceiro mandato seguido, o que é proibido por lei. Existe a certeza de que, mesmo eleito, ele seja tirado do cargo pelo STF, deixando no lugar o primeiro vice. Daí a disputa "de sangue" pela posição.

Alma vagando sem destino

A assombração política Gelado Limões, que o PT mandou dormir no quintal até ser expulso da casa, continua esperando um convite, para qualquer coisa, de ACM Neto. Ele deu azar para Pancadão da AFI, por isso não conseguiu nem cargo de porteiro de gabinete. Ficou na esperança de Neto encaixar ele em Ilhéus, mas parece que Valderico já tem quem sirva cafezinho. Tá difícil...

Uma tarefa impossível

O prefeito reeleito, sabe-se lá como, de Canavieiras, Paulo Pamonha, precisa correr para apresentar ao TCM a prestação das contas de abril a dezembro, que até hoje não foram entregues. No mangue, os caranguejos dizem que não dá para apresentar contas podres, em especial na parte das secretarias de Saúde, Educação e Social, entregues a hienas gulosas do legislativo...

Escorrendo pelo ralo

Por pura "coincidência", foi a partir de abril que Pamonha entregou de fato as secretarias e as calças para os vereadores que atuaram para cassar Bolo Doido e colocar o produto de milho no lugar. Um colocou a mãe como secretária, outro empregou gente ligada a traficantes que "ajudam" na campanha, outro deu vaga para parentes. E o dinheiro começou a "não dar" pra nada.

Merda espalhada no ventilador

Um dos médicos vítimas do prefeito de Canavieiras Paulo Pamonha contou que está sem receber os salários há muitos meses. E mandou um recado direto para os colegas. "Se quiserem trabalhar em Canavieiras, vão! Porém saibam que lá tem muito assédio moral, politicagem, desrespeito ao profissional e calote por parte da gestão". É o porão do fundo do poço.

Comendo pamonha pela beirada

Pamonha precisa ficar de olho é nos aliados. Rony Rôla, que mandou e desmandou (dizem que fez outros "ou") na secretaria de Saúde está tramando a queda do prefeito. O que os caranguejos cevados dizem é que Rôla se juntou ao segundo colocado e vai entrar com ação no TSE para cassar a chapa do milho. Se com Pamonha já tinha uma secretaria, o que pediu ao segundo colocado?

Uma foto da "segurança" PT

Pegar o ferry-boat para ir a Salvador já era muito caro, demorado e desconfortável. Agora também é perigoso, depois que um taxista e seu passageiro foram assassinados na porta do terminal. E na Bahia não adianta ser das chamadas "forças de segurança". O quartel dos Bombeiros da PM em Periperi, Salvador, foi invadido por ladrões que levaram quase tudo que tinha lá. E não foi a primeira vez...

Parece bom, mas não é

O governo baiano da malandragem, modus operandi do PT, fez oba-oba por ser o quinto estado com mais notas entre 950 e 1000 no Enem. Ele é o quarto estado em população, por isso tem a quarta maior quantidade de inscritos, logo, seria normal ser o quarto nas notas. Mas foi passado pelo Ceará, o oitavo em população e em alunos... Ele teve 398 a mais que a Baêa.

Ceará humilhando a Bahia

Supostamente o estado mais "negro" do país, onde todo mundo se acha africano, a Bahia não teve um único aluno tirando 1000 na redação, cujo tema era "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Foi passada pelo Ceará tanto no recorte de 980 a 1000 (200 x 125) na rede particular, quanto na pública (32 x 18). Entre notas 950 e 980 também leva goleada do Ceará (631 x 269).

MDB vai cortar o Cabeção

Geraldo Cabeção passou o maior vexame da história eleitoral baiana, chegando em terceiro como o nome apoiado por Wagner, Rui B. Osta e Zeronimo para prefeito de Salvador. Mas está usando uma frase de Wagner, de que ele "em tese, poderia continuar na chapa em 2026" para defender o lugar decorativo. O problema é que nem seu partido, o MDB, bota mais fé nele.


    Histórias da política sulbaiana

Nos anos 80 ACM estava acostumado a ser recebido no aeroporto de Ilhéus com baianas jogando pétalas de rosa, a charanga de Moncorvo e uma multidão. Tudo articulado por um grupo que tinha Manoel Leal, Roberto Paulo, Jorge Tomate, Seixas, entre outros. Um dia ele brigou com Leal. Na visita seguinte, encontrou o aeroporto vazio. Sem baianas. Sem charanga. Sem povo. Entrou no avião e foi embora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário