terça-feira, 19 de novembro de 2024

Agral promove reunião de confraternização e discute projetos para 2025

 

Agral promove reunião de confraternização e discute projetos para 2025


A última reunião do ano da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral), realizada na Loja Maçônica 28 de Julho, foi marcada por um balanço dos quatro anos de gestão do presidente Samuel Mattos, que deixa o cargo no início de 2025 para a posse da nova diretoria liderada por Josanne Morais,  hoje ocupando a secretária-executiva da entidade. Mattos falou das ações implementadas visando o fortalecimento da Agral e sua aproximação com a comunidade regional, tendo como complemento parcerias institucionais com a Uesc, Prefeitura de Itabuna, Loja Maçônica 28 de Julho e empresas como o Grupo Velanes e a Rota.

Em 2024, ele destacou que  a Agral deu continuidade a um ciclo de palestras com participação de acadêmicos sobre temas diversos com enfoque na arte, na ciência e mesmo no desenvolvimento da tecnologia com impacto na vida das pessoas. Em paralelo a academia teve participação em atividades culturais e eventos em Itabuna e Ilhéus, além de empossar quatro novos acadêmicos: Carlos Cahê, Emadilson Santos,  Renato Afonso Marques e Lilian Hori e  um membro benemérito, José Rebouças.

Josanne Morais  agradeceu a votação à chapa eleita para o biênio 2025 a 2027 e anunciou que os trabalhos da academia serão retomados em março, com a programação do tradicional ciclo de palestras e debates da Agral, além de eventos como mesas redondas, do lançamento do livro – já em preparo - sobre a história da academia, tendo como referenciais, os patronos e os acadêmicos e outras atividades da instituição.

O tesoureiro, Jailton Alves Oliveira apresentou a prestação de contas do atual exercício e falou da importância do que chamou família da Agral, que deve investir no fortalecimento da instituição aproximando-se através de suas ações do povo da nação grapiúna. Ele entregou a pasta com documentos contábeis e fiscais ao representante do Conselho Fiscal, Kleber Torres. O encontro que teve como mestre de cerimônias Paulo Lima, que prestou uma homenagem a Edmundo Dourado, um dos fundadores da Agral, foi encerrado com uma confraternização entre acadêmicos e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário