quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Flip 2024: iniciativa de escritores do Ceará, coletânea de crônicas foca no cotidiano de professores para além da sala de aula

 

Flip 2024: iniciativa de escritores do Ceará, coletânea de crônicas foca no cotidiano de professores para além da sala de aula

"Coisas de Sala de Aula e Outras Crônicas - Volume II" expõe desafios e humanização de professores; coletânea será lançada na Feira Literária Internacional de Paraty, nas casas Caravana e Escreva, Garota!


Na Flip deste ano, Alan Torres, André Araújo e Antônio Ortiz apresentarão a coletânea "Coisas de Sala de Aula e Outras Crônicas - Volume II" (Editora Expressão Gráfica), uma obra que explora o cotidiano docente, com crônicas que vão além da sala de aula, trazendo à tona os anseios, desafios e humanização dos professores. Os organizadores da coletânea integram o coletivo literário Anônimos.


Durante a Flip, os autores estarão presentes em duas sessões de autógrafos. No dia 10, às 10h, na casa Caravana (Rua Tenente Francisco Antônio, 319), onde a obra ficará disponível para comercialização durante todo o período da feira. E no dia 12 de outubro, às 11h, no estande da com.tato, localizado na Casa Escreva, Garota (Travessa Gravatá 56c/d). 


A coletânea reúne 27 autores, a maioria com uma vasta experiência na literatura e outros estreando como escritores, o que reflete a pluralidade e riqueza de vozes que compõem o livro. Os textos abordam tanto as questões pedagógicas quanto os sentimentos e vivências dos professores em sua vida pessoal e profissional.


"O projeto, iniciado em 2019 com o lançamento do primeiro volume, já é paradidático em várias escolas de Fortaleza e se tornou um espaço de partilha e criação literária entre os autores", explica Alan. O Volume II é fruto de um processo colaborativo que teve início no começo de 2024, com a organização de textos e temas pelos três idealizadores.


"Coisas de Sala de Aula e Outras Crônicas - Volume II" explora o universo dos professores de forma leve e reflexiva, em forma de crônicas. A obra trata da prática docente, das relações humanas e da vida além das salas de aula, convidando o leitor a refletir sobre o papel e a realidade dos educadores em nossa sociedade.


Sobre os organizadores


A obra pode ser adquirida diretamente com os organizadores da coletânea, via redes sociais. Conheça quem são:


Alan Bezerra Torres (37 anos): natural e residente em Fortaleza (CE), Alan é professor, escritor e produtor cultural. Graduado em Letras pela UFC, com Mestrado e Doutorado em Literatura Comparada, atualmente é Professor Efetivo do IFCE. Já publicou diversos livros, como "Manoel de Barros: a poética da infância e dos espaços" e "Coisas de sala de aula e outras crônicas". Idealizador do projeto "Coisas de Sala de Aula", que visa humanizar e dar voz ao universo dos professores.


André Araújo do Nascimento (48 anos): nascido no Rio de Janeiro e morador de Fortaleza (CE), André é professor, escritor e crítico literário. Mestre em Educação Brasileira pela UFC, ele lançou livros de poesia como "Quatro Mundos" e "Quatro Mundos e o Tempo". Além de participar de várias antologias, é um dos criadores do projeto "Coisas de Sala de Aula".


Antônio Ortiz Ferreira de Melo (49 anos): nascido em Boa Viagem (CE), Antônio mudou-se para Fortaleza, capital cearense, aos 15 anos. Professor e escritor, ele é formado em Letras e Filosofia pela UFC e UECE, e é autor de obras como "A forma do outro" e "Palavraria de Infância". Também faz parte do coletivo Anônimos e foi co-organizador da coletânea.


IMAGENS PARA A IMPRENSA:

Foto: Alan Bezerra Torres. crédito: divulgação
Foto: Antonio Ortiz. crédito: divulgação
Capa: Crônicas de Sala de Aula


TEXTO EM WORD PARA A IMPRENSA:

Texto do release


com.tato - curadoria de comunicação

Jornalistas responsáveis: Karoline Lopes e Marcela Güther

Contato: laura@comtato.co ou (11) 99900-1682 (Laura Redfern)



N

Nenhum comentário:

Postar um comentário