sábado, 6 de julho de 2024

COLUNA MALHA FINA -JORNAL A REGIÃO - 06/07/2024

 

Armou e recebeu o troco

Pegou mal a manobra do conversador Zerônimo, forçando a barra para que Marão retire seu candidato do jogo para Bento 69 apoiar Ai Dela Dinheiro. Zerônimo declarou à imprensa que "conversa com Marão para unir as candidaturas", mas foi desmentido pelo prefeito de Ilhéus no dia seguinte. "Nós temos candidato", disse. E detonou: "o PT nunca me apoiou".

Avalanche de obras

A quantidade de obras que foram iniciadas por Augusto e o caminhão de outras que serão entregues até outubro, incluindo praças, Mais Água e até o estádio Itabunão acendeu uma luz amarela, meio vermelha, na maioria dos QGs dos candidatos. Uma pessoa próxima dele conta que Pancadão da AFI já considera ficar deputado e apoiar outro nome.

Pongando na obra alheia

Ninguém entendeu por que o conversador Zerônimo veio "inaugurar" a reforma do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Ele não pertence ao Estado. Foi concedido à Socicam, com a obrigação de fazer a reforma com seu dinheiro. Se fez, Zerônimo não tem nada a ver com a obra. Se o Estado bancou, cometeu crime de resposabilidade. E aí?

"Presente" para Ai Dela

abandono Enquanto inaugura obra dos outros, Zerônimo não dá solução para a duplicação da orla sul, que parou de vez depois que ele deu três calotes seguidos na empresa Ideal, que levou embora todos os equipamentos e vai demitir os 50 operários. Ela já tinha parado no ano passado, também por calote, mas desta vez deve pedir o cancelamento do contrato.

Cozinhando nos bastidores

Um encontro em Salvador gerou uma informação bomba. A de que a chance é alta de uma composição de Isaac Nerys de Pitibiriba com Capetão Azêdo, com a condição de Pancadão da AFI desistir. Na conversa, ele teria o apoio de ACM Neto e dos dois para se reeleger ou sair a federal em 2026. Quem trouxe o segredo foi Andreyver Lima, na Morena FM.

Voce elege um e recebe outro

Uma outra fonte conta de uma negociação diferente. Pancadão da AFI seria cabeça de chapa e Isaac ou Azêdo o vice. O acerto seria Pancadão largar o mandato no meio, de novo, e deixar Itabuna na mão de um vice que, pela eleição, não teria chance de ser prefeito. Ele teria dois anos de governo e apoio para a reeleição. E o eleitor seria enganado. De novo.

"Recompensa" não vale o risco

Nos dois cenários, falta combinar com os russos. Nem Isaac nem Azẽdo estão dispostos a abrir mão da candidatura para apoiar outro. Os dois querem ser cabeça de chapa na primeira hipótese e prefeito "meio mandato" na segunda. Para abrir mão, tanto Isaac quanto Azêdo só teriam como promessa apoio para deputado, com pouca chance de eleição.

Nenhum deles solta o osso

O host do Conexão Morena, Oziel Aragão, conta que conversou com os dois. "Azevedo diz que quem tem que ser cabeça de chapa é ele, que tem bagagem e já foi prefeito. Conversei com Isaac e ele disse que se for pra compor com alguém teria que ser com gente do seu grupo e não com Pancadinha". Pelo jeito os dois vão terminar abraçados na praia. Mortos.

Internet humilha a cash midia

A cena: dia 2 de julho, Salvador, curral do gado petista. Em cima de um carro, Ludrão e Zerônimo desfilam acenando para a multidão entusiasmada. Esta é a versão da mídia comprada, sem som. Mas, na internet, chovem vídeos onde o som não deixa nenhuma dúvida: os dois petistas levaram uma vaia monumental durante todo o trajeto. Histórico.

Do outro lado, só aplauso

Se Ludrão e Zerônimo foram vaiados, chamou a atenção o contraste com a recepção do povo a ACM Neto e Bruno Reis. Aplaudidos, abraçados, beijados durante todo o cortejo do 2 de Julho, os dois caminharam com uma multidão colada neles e terminaram em grande estilo. O oposto completo do final de desfile de Geraldo Cabeção, sozinho e isolado.

Por falar no Cabeção...

Nem a cuidadora do Ludrão, Canja da Granja, aguentou o jeito pegajoso do candidato desesperado, a prefeito de Salvador, Geraldo Cabeção. A bajulação exagerada irritou a cuidadora, que já queimou o filme dele junto ao petista, aquele que cumpriu 560 dias de cadeia por corrupção. Pelo jeito, ninguém no PT vai fazer campanha para o indicado de Geddel.

Vão ficar longe do vexame

A gente já tinha avisado que ele pode acabar atrás de Kleber Rosa, do Psol, que pelo menos tem preparo, mesmo num partido que apoia matança de crianças e mulheres pelo Hamas, só por serem judias. O pânico aumentou com as pesquisas que o MDB e o PT fizeram para consumo interno. Anote aí: duvidamos que Rui e Wagner participem da campanha.

Dois com certeza não serão

O pessoal que acompanha a política fala de quem pode ser vice em Itabuna, citando Capetão Azêdo, Isaac Nerys de Pitibiriba e até uma desistência de Pancadão da AFI, mas não fala em dois. Um é Chico França, porque vai até o final para manter o espaço da direita. O outro é a alma penada política Gelado Limões, que ninguém quer. Não tem votos.

Não ligam para quem sofre

br 251 Pela milésima vez, os moradores de dezenas de comunidades apelaram ao Tribunal Regional Federal para resolver a BR-251, que liga Ilhéus a Buerarema. Eles querem a decisão sobre o TAC assinado pelo governo da Bahia e nunca cumprido. O estado apelou ao TRF-1 e os desembargadores enrolam há 4 anos, no conforto do ar-condicionado.

Vida pior que a de retirante

Já os moradores, vítimas do governo do estado, continuam com as crianças sem poder ir à escola, os produtores sem poder levar seus produtos para vender em Ilhéus ou Buerarema, mulheres e idosos sem poder ir ao médico, dezenas de comunidades sem transporte público. Bem longe da tragédia, os "nobres" desembargadores cochilam e ignoram.

A insônia da oposição

O Ita Pedro foi um gol de placa de Augusto Castro, que dançou no palco sem ser vaiado, recebeu elogios de todo mundo e ainda reforçou a campanha recebendo Ronaldo e Neto Carletto, Enrolando o Pinto e Pau no Magalhães, políticos de muita influência. Trazer Gusttavo Lima e Ivete Sangalo, numa inteligente parceria com empresas, foi a cereja do bolo.

Na falta de tu, vai tu mesmo

O trágico (des)governo de Zerônimo consegue a proeza de ser ainda pior que o de Rui B. Osta, que largou a Bahia como um dos piores estados do Brasil. A coisa é tão feia que já existe dentro do PT um movimento para descartar Zerônimo e convencer Rui a ser candidato em 2026. Queriam mesmo Wagner, mas este já deixou claro que prefere o Senado.

Falta convencer os amigos

Mas vai ter muita pressão do PSD, que quer indicar Otto "fake ortopedista" Alencar para o governo, já que o PT deve insistir em reeleger Wagner e lançar Rui para a outra vaga do Senado. Caso eleito, Otto teria a façanha de ser governador por dois polos completamente opostos, o carlismo e o petismo. É como ser bispo e depois virar ateu.

Com todos, com nenhum

O vereador Jeba Mole, pré-candidato a prefeito de Ilhéus, parece o Capetão Azêdo de lá. Em entrevista a Vila Nova, disse que conversa com Marão, apesar de também "bater papo" com Jabes, Valdemorte Jr e Ai Dela Dinheiro. Mas não está com ninguém. E já arruma desculpa para a derrota: "perder uma eleição não significa derrota política". Cuma?

Retaliação bem mesquinha

Uma cena que gerou muitos comentários foi o candidato de Marão a prefeito, Bento 69, ser barrado na inauguração da ampliação do aeroporto Jorge Amado. Teve gente dizendo que isso é prova de que ele não tem articulação política. Ou prova de insignificância política. Mas parece mesmo é que foi retaliação de Zerônimo por Marão não apoiar Ai Dela.

Mesmo discurso, mas invertido

Insistindo que todos os candidatos da base petista na Bahia devem se juntar em Ilhéus em torno de Ai Dela Dinheiro, o PT pode acabar levando uma invertida. O candidato de Marão, Bento 69, subiu mais do que pensavam, com as festas, e agora Ai Dela corre o risco de ter que virar vice de Bento por causa da rejeição monstro do PT na cidade.

Festa desanimada na capital

Uma comparação feita no programa Conexão Morena, da Morena FM, mostra bem como foi o desastre do São João "da Bahia" em Salvador. "Tinha mais gente no Ita Pedro que no São João de Salvador", comentou Oziel Aragão. A falta de público foi admitida pela organização, que tentou culpar o transporte e levou uma invertida do prefeito Bruno Reis: "nem festa sabem fazer”.

Rebaixado a campo de pouso

O Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, apesar do nome pomposo, virou apenas um campo de pouso. Ele perdeu seu último voo comercial, que a Azul fazia para Recife. Situado a apenas 100km do Aeroporto 2 de Julho, nenhuma empresa aérea vê sentido em ter voos para lá. Vai ficar restrito a táxi aéreo e particulares.

Comprou, mas não levou

O rebaixamento do aeroporto de Feira e a perda de voos em vários outros incomoda. Incluindo Ilhéus, que aumentou a área de embarque e de manobras, mas hoje tem menos voos do que quando a reforma começou. Tudo isso mostra o desprezo das aéreas, que combinaram de aumentar os voos em troca da redução do ICMS. O estado "levou corno".

Polícia longe do povo

O governo estadual do PT, definitivamente, não gosta de Ilhéus. Transferiu o plantão da Polícia Civil para o "fim do mundo", na Av. Esperança. Depois de fazer uma viagem até lá, com transporte precário e poucos ônibus, o cidadão que banca as mordomias de Zerônimo é obrigado a ir para a Soares Lopes, do outro lado da cidade, para completar a ocorrência.

As razões do abandono

Todos os setores da Polícia Civil poderiam estar no centro, mas o prédio onde funcionava foi fechado para reforma e nada aconteceu. Está abandonado e se acabando. Vai ver que é porque a comi$$ão de fazer um prédio novo no fim do mundo foi melhor que a comi$$ão de reformar o do centro. O certo é que ficou impossível para os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário