Estudo da Ecglobal mostra preferências e percepções sobre mudanças nas celebrações juninas
São Paulo, junho de 2024 - As festas juninas,
especialmente as celebrações de São João, são um marco cultural no
Brasil, com uma importância especial no Nordeste. Em um estudo conduzido
pela Ecglobal, empresa focada em consumer insights e comunidades da plataforma Haus do Grupo Stefanini,
envolvendo mil participantes majoritariamente entre 25 e 64 anos, foram
reveladas as preferências de consumo e as mudanças percebidas sobre os
festejos, oferecendo um panorama detalhado das inclinações do público.
A
pesquisa destaca um forte orgulho regional nas celebrações com 56% dos
ouvidos considerando um estado de sua própria região como aquele que
oferece a melhor festa junina, sendo que 96% dos nordestinos apontaram
sua localidade, enquanto no Sudeste foram 45%, e Sul, 40%. Já a
importância cultural do evento é evidenciada por 68% dos participantes
que consideram as festas relevantes. Esta percepção é mais profunda na
área nordestina (90%), em comparação com o Rio de Janeiro, São Paulo,
Minas Gerais e Espírito Santo (62%) e o Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul (53%). Os sentimentos associados às festas juninas são
predominantemente positivos, com menções frequentes de alegria,
felicidade, festa e diversão.
Entre os entrevistados, 81%
acreditam que as celebrações de São João têm mudado ao longo dos anos,
com 54% avaliando as alterações como positivas. Entretanto, para 74% dos
participantes ainda é valioso que os elementos tradicionais das festas
permaneçam. A modernização é vista como o principal desafio para manter
as tradições vivas (46%), seguido pela falta de interesse dos jovens
(38%) e questões financeiras (13%).
Jeito de comemorar
Vestir
roupas com elementos tradicionais, como algo xadrez, é o mais escolhido
entre o público. No Nordeste e Sul, 37% e 36% dos participantes,
respectivamente, se vestem de maneira convencional. Curiosamente, no
Sudeste, 39% das pessoas preferem adicionar maquiagens ao look
“caipira”, enquanto 20% optam por um estilo mais comum, semelhante ao
que usariam em qualquer outra festa.
A pesquisa também mostrou
que quanto maior a faixa etária, mais comum se torna o estilo de
vestuário, fugindo dos aspectos juninos. As pessoas até 44 anos vão mais
a caráter para a festa do que aqueles com 45 anos ou mais. Outro
destaque é a diferença de gênero, com 23% dos homens optando por um
estilo comum, em contraste com 16% das mulheres.
Outra característica marcante é apelo culinário. Segundo o estudo, 44% dos entrevistados se identificam como "gastronômicos", focando nas delícias culinárias dos festejos. A atividade favorita durante as celebrações é consumir comidas (71%) e bebidas típicas (35%). De modo geral, os produtos mais comprados para as festas juninas incluem alimentos da época (77%), roupas (55%) e bebidas típicas (53%). As diferenças regionais também se refletem aqui, com o Nordeste apontando maior compra de vestimentas temáticas (64%), enquanto no Sul o destaque são bebidas (62%).
A presença de marcas nas festas juninas é vista de forma positiva por 55% dos entrevistados, e 73% prestam atenção nas marcas que patrocinam ou apoiam as celebrações. A marca Yoki é a mais lembrada, seguida por Brahma, Nestlé e Paçoquita.
“O estudo da Ecglobal revela ainda que, apesar das modernizações, as festas juninas mantêm sua essência tradicional e cultural, com a gastronomia desempenhando um papel central. As marcas têm uma oportunidade valiosa de capitalizar o orgulho regional e a importância do evento por meio de estratégias de marketing temáticas e parcerias. Estas iniciativas não só fortalecem a conexão emocional com os consumidores, mas também destacam a marca como parte integrante dessa celebração cultural significativa no Brasil”, declara Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal.
Sobre a Ecglobal
A
Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do
Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e
Estados Unidos. Há quase duas décadas, estuda o comportamento do
consumidor, e cria relacionamentos de valor entre pessoas e marcas.
Auxilia marcas por meio de comunidades e insights, promovendo a
fidelização e a construção de relacionamentos duradouros com seus
consumidores.
Sobre a Haus
A Haus é
plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas seguintes
empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em
ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a
aumentarem suas receitas.
Sobre a Stefanini
A
Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação
no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo
de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar
soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias
premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas
seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility),
Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura
(Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de
38 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que
mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral
(FDC). Para mais informações, clique aqui.
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