Mostra apresenta um recorte da produção estética dissidente relacionada aos principais acontecimentos entre 2019 e 2022 no Brasil
|
São Paulo, abril de 2024 – O Bijari foi selecionado pela curadoria do Centro MariAntonia para apresentar trabalhos uma de suas séries mais recentes na exposição Imageria das redes: design e ativismos, que apresenta um recorte da produção estética dissidente relacionada aos principais acontecimentos entre 2019 e 2022 no Brasil. Curada por Didiana Prata a mostra estreia no dia 5 de abril com entrada gratuita.
A série Vocabulário Combativo começou a tomar forma em 2016 quando se tornou urgente reposicionar e reafirmar criticamente as pautas progressistas, ameaçadas pelo golpe e a consequente emergência da extrema-direita. As imagens foram pensadas para as mídias sociais e também usadas para ações de projeções na paisagem urbana.
A junção inusitada entre ativismo e estética gráfica construtivista, revisitada com uma paleta saturada, cria um estranhamento que rompe com estereótipos sobre arte política. “A série nasceu como um comentário crítico sobre os fatos cotidianos. É interessante hoje olharmos para trás e vermos o quanto contribuímos com o debate político recente. Estávamos atentos a tudo o que acontecia e a nossa arte ganhou o palco das redes sociais para se tornar viral em alguns momentos”, comenta Rodrigo Araújo, um dos sócios do Bijari.
Além das obras criadas pelo Bijari, a mostra traz artistas e coletivos que contribuem para o design dissidente, com minicartazes digitais extraídos do Instagram, apresentando o amplo espectro da produção de milhares de imagens que estão fora das bolhas das pessoas devido às políticas algorítmicas. A exposição desloca parte dessa produção para o Centro Mariantonia, espaço aberto a todos os públicos.
Serviço
Quando – 5 de abril a 2 de junho de 2024 (abertura em 5 de abril a partir das 18h)
Onde – Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco (Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP – próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô)
Quanto – Grátis
Informações – (11) 3123-5202
Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia. Tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.
Agência Lema
Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia
www܂agenciaLema܂com܂br
Informações para a imprensa:
Maria Morales – 11 98147 2307
maria܂morales@agencialema܂com܂br
Gabriela Salomoni – 11 98757-9090
gabriela܂salomoni@agencialema܂com܂br
Marcos Morelli – 11 99442-7700
Nenhum comentário:
Postar um comentário