terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Luana Génot participa do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas

 


Evento busca soluções para discutir os modelos de financiamento para a Transformação Ecológica do país e conta com a participação de especialistas sobre o tema 

O Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas realizado entre os dias 26 e 27 de fevereiro nos espaços de eventos do Rosewood e do AYA Hub, em São Paulo, antecessor do G20, busca reunir integrantes do setor privado, de coalizões empresariais, da sociedade civil, da filantropia, de organismos multilaterais de financiamento, nacionais e internacionais, que impulsionam a transição para uma economia global de baixo carbono. A programação inclui reuniões de trabalho, painéis e roundtables com o intuito de discutir e contribuir para a mobilização de recursos para uma agenda climática de transformação econômica sustentável e justa. 

A fundadora e diretora executiva da ID_BR - Instituto Identidades do Brasil, Luana Génot, respondeu quais são os principais riscos associados ao financiamento da transição em relação à inclusão, gênero e diversidade, e quais as oportunidades para superá-los, além de realizar contribuições sobre do ponto de vista governamental, quais são os principais desafios e oportunidades para financiar a transição para os setores industrial e de energia no Brasil. 

“Estamos num momento decisivo sobre o futuro do nosso planeta, fazer parte dessas discussões e contribuir com o olhar para a diversidade racial, considerando a pluralidade de cada contribuição e podemos sim, aproveitar a transição energética para fazer também uma transição pela igualdade”, comenta Génot. Com a temática com foco no compartilhamento de inovações brasileiras no cenário mundial, o encontro conta com mais de 600 pessoas compostas pela sociedade civil, integrantes do setor privado, de coalizões empresariais, organismos multilaterais de financiamento de dentro e fora do Brasil. 

Como as instituições principais, o evento conta com o Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia ao longo da agenda do G20, em conjunto para a construção de soluções em prol da diversidade e questões ambientais.  

Os painéis terão a contribuição dos seguintes especialistas, como Joaquim Levy: Ex-Ministro da fazenda, Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do banco Safra; Izabella Teixeira: Ex-Ministra de Meio Ambiente do Brasil, Co-Presidente do International Resource Panel – ONU e Senior Fellow de Mudança do Clima e Uso do Solo - CEBRI; Luciana Costa: Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES; Luciana Ribeiro: Fundadora da EB Capital e Chair de Finance and Infrastructure do B20; Ilona Szabó: Terceiro setor Igarapé Co-fundadora e presidente; Rafael Dubeux: Públic/Executivo Ministério da Fazenda Coordenador especial do Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda, além da participação de Luciana Costa Pública/Banco Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática.

 

Sobre o ID_BR | @id_br | [website]

Fundada em 2016, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvemos ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 Contato para Imprensa - Index ConectadaAngélica Pereira - angelicapereira@indexconectada܂com܂brBruna Chioro - brunachioro@indexconectada܂com܂br Beatriz Andrade - beatrizandrade@indexconectada܂com܂br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário