sábado, 30 de setembro de 2023

Remap de injeção eletrônica promete eficiência e tranquilidade nas ultrapassagens


Da redação
HOJE EM DIA
 (Foto: Shutterstock)

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Modificar o carro é uma prática que acompanha o automóvel desde sempre. Troca de rodas, amortecedores, filtros e demais componentes são feitos para obter variados resultados. Da melhor aderência em determinados pisos, a maior eficiência ou ganho de performance.

Um tipo de modificação que se popularizou nos últimos anos é o remap, que significa reprogramar a central eletrônica. Basicamente é uma modificação no comportamento do motor que não demanda substituição de peças, apenas novos ajustes da configuração do computador central do motor.


Segundo o proprietário da oficina HPR Remaps, Rodolfo Alves, o rempeamento da central eletrônica é um serviço simples e que não demanda grandes investimentos por parte do cliente. "O remap permite modificar diferentes parâmetros do gerenciamento de injeção, como alterar ponto, fluxo de combustível dentre outros recursos para obter melhor performance. Em carros com motores aspirados o ganho de potência gira em torno de 10 a 12%. Mas em um carro turbo, o aumento da potência pode chegar a até 40%", explica.

Vamos exemplificar: Se o carro tem hipotéticos 100 cv, é possível saltar para 110 cv em  um motor de aspiração natural. No entanto, em uma unidade turbo, os mesmos 100 cv se transformariam em até 140 cv.  

Questionado se as mudanças não comprometem o motor e demais componentes, Alves garante. "Trabalhamos dentro dos limites de tolerância de cada motor, seguindo a especificação do fabricante. E caso o cliente deseje voltar para a configuração original, basta solicitar". 

Alves explica que a maioria dos automóveis chegam ao mercado com restritores para atender legislações de emissões e também tributárias. "Tem fabricante que oferece diferentes versões de um carro de um mesmo motor e basicamente ajusta a central para entregar mais ou menos potência", comenta.

E como é feito o remap? O serviço não demanda maquinário e nem muito tempo. Basta um notebook para se conectar à central eletrônica do carro. É tão simples que Rodolfo e sua equipe também atendem a domicílio. "Se o cliente não tem como trazer o carro até a nossa oficina, vamos até onde ele estiver", garante.

Alves também afirma que o remap não eleva o consumo, pelo contrário, pode aumentar a eficiência. "Pelo fato de o carro ficar mais livre e ganhar potência mais rápido, o motorista tende a não pisar demais. A média de economia pode chegar a 10%.  Mas é claro que tudo depende do pé de quem está ao volante", adverte.

Pedal Shift

Outro serviço muito requisitado na oficina de Rodolfo Alves é o Pedal Shift. Trata-se de outro ajuste eletrônico que reduz o retardo do acelerador. Atualmente os carros utilizam acionamento da borboleta de alimentação via comando elétrico, sem a necessidade de um cabo preso ao pedal. Assim, a central é capaz de definir qual é a intensidade de abertura da válvula, mesmo que o motorista esprema o pedal contra o assoalho. "Retirar o delay do acelerador é um dos serviços mais procurados, já que eleva as respostas do acelerador", comenta.

E quanto vale o show? Os valores variam de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil, dependendo do tipo de modelo e se o motor conta com aspiração natural ou turbinada. A HPR também oferece serviços de estágios avançados de preparação, com o suporte de oficinas parceiras, como ajuste de escapamento, de menor restrição, dentre outros.

 

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