sábado, 1 de abril de 2023

Chevrolet Equinox Premier não é nenhum novato, mas se destaca pelo conjunto da obra

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EMDIA
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)


Nos últimos cinco anos, testamos o Chevrolet Equinox pelo menos quatro vezes antes deste último contato. E novamente podemos afirmar (como em 2018) que o SUV é o melhor GM desde o Omega.

Após testarmos a versão RS, da linha 2023, conferimos a topo de linha Premier. Um carro que custa R$ 230 mil. Não é barato e cabe no bolso de uma parcela ínfima da população.

Mas para o consumidor que pode gastar essa quantia, é uma opção a se considerar diante de outros modelos na mesma faixa de preço. Isso porque esse Chevrolet oferece um conjunto bem resolvido.

A começar pelo fato de ser SUV, que tem apelo de vendas muito superior às demais categorias. Particularmente prefiro um sedã a qualquer SUV, mas não há como negar a praticidade desse tipo de


O segundo é que o Equinox oferece um conjunto mecânico muito bem acertado. A troca do motor 2.0 de 262 cv pelo 1.5 de 172 cv não fez mal ao SUV. Pelo contrário, deixou ele mais eficiente. Nossa média (ele só consome) no trajeto urbano e rodoviário girou em torno de 11,3 km/l.

Os 28 kgfm de torque garantem muita força em baixa rotação e vigor nas ultrapassagens. Tudo isso auxiliado por uma transmissão automática de seis marchas e sistema de tração integral sob demanda. 

Essa tração não faz do Equinox um explorador como o Bronco Sport e o Compas Trailhawk, mas garante estabilidade e dirigibilidade em condições de baixa aderência. A pista ficou escorregadia de um momento para o outro? O conjunto passará a distribuir o torque para cada uma das rodas de forma independente a fim de manter o carro sempre na trajetória correta.

A suspensão também é um ponto de destaque. O Equinox é baixinho. Raspa a ponteira do para-choque com facilidade em rampas e lombadas. Mas o acerto é ótimo. Ele utiliza conjunto independente nos dois eixos. McPherson (frente) e multilink (traseira), o que oferece ótimo comportamento dinâmico. Na estrada dá um baile no Bronco e no Compass.

Conteúdos

O pacote de conteúdos é farto, com bancos revestidos em couro, sendo que assento do motorista tem ajustes elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay, sem fio), câmera de ré, 4G embarcado, roteador WiFi, assim com assistente OnStar

Ele ainda oferece teto solar panorâmico, abertura elétrica do porta-malas, carregamento por indução, portas USB e repetidores de ventilação no console central, rodas de liga leve aro 19 e faróis Full LED. Já a seara da segurança conta com seis airbags, assistentes de condução com frenagem emergencial, monitores de permanência em faixa, ponto cego e tráfego cruzado em ré, assim como o alerta de colisão.

O espaço interno é generoso e leva quatro ocupantes com sobra. Três atrás compromete um pouco o espaço dos ombros, mas dá para viajar. E seu porta-malas comporta 468 litros. 

Ou seja, o Equinox, apesar de não ser o SUV mais badalado da praça, é uma das opções mais acertadas para quem busca esse tipo de automóvel, é uma das melhores escolhas. Qualquer um vira o patrão dentro dele.

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