sábado, 3 de dezembro de 2022

Toyota Hilux também quer usar hidrogênio

 

NOTICIAS AUTOMOTIVAS

A Toyota iniciou o desenvolvimento do protótipo de célula de combustível de hidrogênio da picape Hilux, aproveitando a estratégia da marca japonesa com foco nesse tipo de combustível.

Desenvolvido na Inglaterra, o projeto da Hilux está sendo tocado pela Toyota Motor Manufacturing (UK) Ltd. (TMUK), sendo uma nova oportunidade no mercado de veículos comerciais em termos de oferta de produtos com emissão zero.

Obtendo financiamento do governo britânico, a Toyota deu os primeiros passos para dotar futuramente a picape com células de combustível, participando da parceria, empresas como Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research.


Já tendo obtido certo sucesso com o Mirai, a Toyota agora responde ao esforço britânico de substituir gasolina e diesel como combustíveis nacionais em prol do hidrogênio.

Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe, comenta: “O Reino Unido é um dos principais mercados para picapes e é um mercado importante para a Toyota. Este financiamento representa uma tremenda oportunidade para desenvolver uma solução de emissão zero em um segmento de mercado crítico”.

Harrison continua: “Gostaríamos de agradecer ao governo do Reino Unido pelo financiamento que permitirá ao consórcio investigar o desenvolvimento de um trem de força movido a célula de combustível para a Toyota Hilux, apoiando nossa ambição de neutralidade de carbono”.

A Toyota não descreveu detalhes técnicos da Hilux FCEV, porém, uma imagem mostra como os componentes do sistema são distribuídos e podemos ver que a tração será traseira, por um motor elétrico fixo na carroceria, devido aos coxins vistos.

Nele podemos ver a junção dos semieixos, que vai contra a configuração da picape de chassi de longarinas, porém, existem motores elétricos montados em eixos rígidos.

Além disso, três cilindros de hidrogênio pressurizados serão instalados sob a carroceria, bem como um pacote de baterias de lítio, mais as células de combustível, cujo dispositivo lembra muito um motor a combustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário