quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Foi Black Fraude? Pesquisa aponta opinião dos consumidores nesta última edição da Black Friday

 


Pesquisa realizada pela TRIWI releva a opinião dos consumidores em relação aos descontos reais da Black Friday.

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, é o momento de comprar produtos, e até serviços, com descontos expressivos. Para os varejistas não é diferente, é a oportunidade de vender mais e aproveitar o movimento estimulado pelo mercado.

O sábado de Black Friday registrou mais de R $1,2 bilhão em transações, 4,3% a menos do que 2021. A quantidade de itens por compra superou 2021, com média de 2,6 produtos por pedido, sendo 3,1% maior que em 2021. Embora a quantidade de produtos vendidos ficou apenas 1,4% menor do que em 2021, com 5,8 milhões de itens.

E para os consumidores, foi Black Friday ou Black Fraude?

Por muito tempo a Black Friday no Brasil ficou conhecida como “Black Fraude: tudo pela metade do dobro”. Já que muitas empresas maquiavam o preço dos produtos dias antes para então oferecer um desconto fictício e atrair a atenção dos consumidores desavisados. 

Em pesquisa realizada pela TRIWI, Consultoria em Marketing, nos dias 27 e 28, com pouco mais de 16 mil consumidores, aponta que, mesmo apesar da conscientização dos varejistas em oferecer descontos reais, muitos consumidores ainda desconfiam das promoções. 

Para apenas 67% dos entrevistados, as promoções foram reais. “Este dado mostra a importância do varejo em oferecer de fato descontos reais, atitudes de maquiar valores só prejudicam a relação dos clientes com as empresas” comenta Ricardo Martins, fundador da TRIWI.

A pesquisa revelou ainda que o interesse e expectativa dos consumidores era alta, 95% esperavam comprar algo na Black Friday, mas somente 82% de fato compraram.

“As empresas mudaram suas atitudes em relação aos descontos falsos, mas ainda encontramos situações de preços maquiados. Consumidores hoje estão cada vez mais conscientes e pesquisam bastante antes de comprar. Tentar enganar os clientes só prejudica a relação do cliente com a marca.” Complementa Ricardo Martins.

Sites comparadores de preço, como o Buscapé, Zoom, Escolha Segura entre outros viram os queridinhos dos consumidores. Nestes sites é possível acompanhar os valores com histórico de até 6 meses. Assim, é possível saber se o valor ofertado realmente está com desconto ou não.

Dicas da TRIWI para comprar com segurança em qualquer momento, independente da Black Friday

  • Escolha com antecedência os produtos e monitore os preços, utilize sites comparadores de preços para apoiar.
  • Pesquise diretamente nos sites que você já confia. Cuidado com sites desconhecidos ou ofertas incomuns. 
  • Verifique o valor do frete se está dentro da faixa de preço das suas compras anteriores. 
  • Confira os dados do e-commerce ou da loja antes de comprar.
  • Se você está comprando on-line e a loja informa que tem loja física, confira no Google Maps se o endereço realmente existe. 
  • Consulte o CNPJ no Google e no site da Receita Federal.
  • Se receber algum e-mail ou link via WhatsApp, certifique-se que trata-se da loja oficial e não uma loja falsa.
  • Se estiver comprando de um site que você não conhece, faça buscas no Google, Reclame Aqui e nas redes sociais se há reclamações não resolvidas. 
  • Não use um computador público ou de um desconhecido para realizar compras, seus dados podem estar sendo monitorados por hackers
  • Confira as formas de pagamento, sites confiáveis possuem parcerias com várias bandeiras de cartão e oferecem diversas opções de pagamento. Já os sites falsos disponibilizam poucas opções e geralmente só aceitam pagamentos à vista 
  • Confira se o valor do carrinho de compras é o mesmo do valor anunciado.
  • Compare preços entre lojas conhecidas.
  • Utilize cartão virtual. Se o seu banco disponibiliza esta opção, aproveite. É mais seguro e evita riscos de fraudes.
  • Prazo de entrega abusivo. Prática comum em períodos de promoção é aumentar consideravelmente o prazo de entrega, pois assim em caso de falta de estoque eles conseguem regular com seus fornecedores.

Sobre a TRIWI

A TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Entendemos que construir uma marca B2B forte é o que irá ajudar, de verdade, a melhorar a performance para novos negócios, gerar conversas reais com leads e diferenciar sua empresa em um mercado extremamente competitivo.

Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.

Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os setores em que atuam  e se conectam com o que de fato é de interesse de seus clientes e consumidores.

Sobre o fundador

Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI

Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.

Como profissional de  marketing, Ricardo ganhou reconhecimento em diversos projetos, em destaque está Cannes (10 Leões), 3 Ouro (2 Promo & Activation e 1 Direct), 3 Prata (2 Cyber e 1 Direct), 4 Bronze (2 Cyber, 1 Direct e 1 Branded Content & Entertainment).

Além de seu reconhecimento internacional, o profissional atua como professor e palestrante por todo o país.

Contatos da assessoria

Raíssa Vaz

Tel: +55 44 991195230 + 55 11 3865-2829

Email: raissa@triwi.com.br


TRIWI

triwi.com.br

Endereço

Av. Queiroz Filho, 1.700 - Casa 21 - Vila Hamburguesa

CEP: 05319-000 - São Paulo, SP




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