sábado, 1 de outubro de 2022

Polo 2023 chega mais fraco e com freios piorados

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
Apesar do visual novo, o Volkswagen Polo 2023 regrediu em relação à linha anterior, com uso de motor mais fraco e até perda de qualidade de frenagem (VW/Divulgação)

Apesar do visual novo, o Volkswagen Polo 2023 regrediu em relação à linha anterior, com uso de motor mais fraco e até perda de qualidade de frenagem (VW/Divulgação)

A indústria do automóvel no Brasil tem um comportamento peculiar. Geralmente, um automóvel evolui a cada geração. Por aqui, não apenas fica estagnado numa única geração, como também perde conteúdo. É o caso do Volkswagen Polo.

A VW acaba de lançar a linha 2023 do compacto, que tem como principal novidade a troca do motor 200 TSI pela versão 170 TSI. Na prática, o modelo perdeu o motor de 128 cv e passou a utilizar uma versão de 116 cv. 

Trata-se do motor que equipava o Up turbo. O torque também caiu. Se no antigo motor o Polo despejava 20 kgfm nas rodas dianteiras, agora são apenas 16,8 kgfm. 

Outra mudança está na transmissão. Até então, todas as versões turbo do Polo contavam com caixa automática de seis marchas. A partir de agora, passa a contar com transmissão manual na versão batizada apenas de TSI. Ela fica acima da MPI, que utiliza motor 1.0 aspirado de 84 cv.

Até então, todas as versões turbo do Polo contavam com caixa automática de seis marchas. A partir de agora, ele passa a contar com transmissão manual na versão batizada apenas de TSI. Fica acima da MPI, que utiliza motor 1.0 aspirado de 84 cv

Mas o mais drástico nem é a perda de fôlego, mas o fato de o hatch ter perdido os freios a disco nas rodas traseiras. Agora, todas as versões passam a utilizar tambores. Uma artimanha para reduzir o custo de produção.

O nível de refinamento também ficou mais escasso. Quem busca o máximo de conteúdos do Polo terá que apostar na versão topo de linha Highline, que conta com quadro de instrumentos digital, partida sem chave, multimídia VW Play, carregamento sem fio, conexão com smartphones, vidros e retrovisores elétricos, dentre outros recursos. A vantagem é que ele ficou R$ 7 mil mais barato e passa a custar R$ 110 mil.

Visual do Polo

Mas o Polo ganhou cara nova. O modelo recebeu novos para-choques, novos faróis e grade. Uma atualização que o deixou mais parecido com o modelo vendido na Europa. Mas já deu para notar que as semelhanças são apenas estéticas.

VERSÕES E PREÇOS
MPI 1.0 - R$ 82.990
TSI 1.0 - R$ 92.990
Comfortline 1.0 - R$ 102.990
Highline 1.0 - R$ 109.990

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