sábado, 30 de julho de 2022

Sonet e Seltos no Brasil, só se forem eletrificados

NOTICIAS AUTOMOTIVAS

Durante a apresentação do Kia Sportage 2023, o presidente da empresa no Brasil, José Luiz Gandini, respondeu a perguntas sobre a marca e mencionou os modelos Sonet e Seltos, que até pouco tempo atrás eram vislumbrados por aqui.

O Seltos, nesse caso, chegou a ser flagrado em testes por aqui, assim como o Novo Sorento V6, porém, Gandini deixou bem clara a estratégia de se vender carros importados atualmente no Brasil.

Citando as regras de emissão, o executivo apontou que os modelos Sonet e Seltos seriam ideais para a realidade brasileira, porém, somente se forem eletrificados.

Como a dupla ainda não atende o padrão exigido agora para comercialização no Brasil, eles não desembarcam por aqui, fato lamentado por Gandini, dada a proposta dos dois SUVs compactos que a Kia possui em mercados próximos, como Uruguai, por exemplo.

O Kia Sonet é um SUV subcompacto que surgiu em 2020 como proposta de baixo custo para o Sudeste Asiático e Índia, neste último país medindo 3,99 m. Feito também no Vietnã e vendido na região, o modelo tem 4,12 m de comprimento.

Irmão do Hyundai Venue, o Sonet seria uma opção interessante para a Kia colocar no lugar do fracassado Rio, ficando assim abaixo do Stonic.

No entanto, para isso teria de dispor do mesmo conjunto 1.0 T-GDi com MHEV de 48V. Essa provavelmente seria a mecânica a ser aplicada em um Kia Sonet localizado.

Já o Seltos é um Kia com três carrocerias com medidas diferentes, sendo feito num padrão para a China, outro na Coreia do Sul e um terceiro na Índia.

Ele também é produzido na Rússia, Uzbequistão e Vietnã, tendo porte entre 4,315 m e 4,370 m, assim como entre-eixos de 2,610 a 2,650 m.

Na gama global do Seltos não há versões MHEV, HEV ou PHEV, tendo ele diversos motores, de 1.5 aspirado até 1.6 T-GDi de 177 cavalos. Assim, devemos esperar atualização de ambos para chegarem ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário