sábado, 30 de julho de 2022

Kia Cerato terá motor turbo no Brasil

NOTICIAS AUTOMOTIVAS

O Kia Cerato é um carro muito importante para a marca coreana no Brasil e isso fica ainda mais evidente na declaração de José Luiz Gandini, presidente da marca no país, durante a coletiva de imprensa no lançamento do Novo Sportage 2023, em Araxá-MG.

Em pergunta de um jornalista sobre a eletrificação plena do portfólio da Kia no Brasil, Gandini respondeu que somente três carros não serão contemplados pela hibridização.

Um deles é a minivan de luxo Carnival, importada com motor V6 3.5 a gasolina e com injeção indireta. De nicho, o modelo não tem uma variante híbrida no horizonte nacional.

Outro modelo é o Bongo, um caminhão leve montado pela Nordex em Montevidéu, Uruguai. Por fim, o modelo que Gandini deu ênfase na resposta foi o Cerato, o sedã médio importado do México.

Vendido no Brasil desde o fim dos anos 2000 e sucessor do Sephia, o Cerato é atualmente um dos poucos sedãs médios em posição tradicional no mercado brasileiro.

Segundo Gandini, o Cerato não será eletrificado como Stonic ou Sportage, porém, para cumprir a legislação nacional adiante, ele receberá motor turbo para se tornar mais eficiente em consumo e emissão.

Fabricado na Coreia do Sul, México, China, Argélia, Vietnã e Rússia, o Kia Cerato está em sua terceira geração no Brasil com o motor 2.0 Nu Flex com 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol, além de transmissão automática de seis marchas.

O presidente da Kia ressaltou que o modelo ainda não foi desenvolvido, aparentemente para o Brasil, mas comentou apenas que terá motor turbo.

Nesse caso, o que se sabe é que o Kia Cerato tem lá fora duas opções de motor turbo, sendo o Kappa 1.4 T-GDi um deles, com 130 cavalos e 21,5 kgfm.

Esta até poderia ser uma opção para o Cerato T-GDi por aqui, mas não deverá vir. Outro é o Gamma 1.6 T-GDi que, por sinal, é o propulsor do Novo Kia Sportage 2023, mas em versão melhorada e modificada para receber o MHEV.

Nesta opção, ele é um tanto “forte”, como seu nome em mercados como dos EUA, tendo 204 cavalos e 27 kgfm, com câmbio manual ou de dupla embreagem com sete marchas.

Por comentar que o modelo ainda não foi desenvolvido, Gandini provavelmente se referiu ao Gamma ou Smartstream 1.6 T-GDi de 177 cavalos para o Cerato, que assim poderia competir melhor com o Toyota Corolla. Então, aguardemos…

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