sábado, 30 de abril de 2022

UTV com estrutura de nióbio será a arma da equipe Giaffone no maior rali do mundo

 


Da redação
portal@hojeemdia.com.br
HOJE EM DIA
 (CBMM/Divulgação)

(CBMM/Divulgação)

O Rali dos Sertões completa este ano três décadas como uma das provas mais desafiadoras do automobilismo. E para celebrar a marca, que coincide com o bicentenário da independência do Brasil, a edição será especial, com mais de 7 mil quilômetros cortando o país de ponta a ponta.

O rali terá largada em Foz do Iguaçu (PR) e terá linha de chegada em Salinópolis (PA), sendo que serão quase 5 mil quilômetros de estágios especiais. “Chegou o nosso grande momento, o ano histórico de comemoração dos 30 anos deste rali, que coincide com a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.</CW><CW-5> O Sertões tem como objetivo revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem, através do esporte e de experiências em lugares fascinantes. É sinônimo de aventura e orbita nos sonhos de muitas pessoas. Trabalhamos muito para chegar até aqui e é motivo de muito orgulho poder anunciar esse super roteiro, o maior do mundo! Vamos fazer um tributo ao nosso país”, explica o CEO do Sertões, Joaquim Monteiro.

E para encarar um desafio tão pesado é preciso resistência e eficiência. Para isso a Giaffone Racing se uniu a CBMM, empresa mineira especializada em produção de nióbio, para desenvolver um UTV (um tipo de bugue off-road) que fosse capaz de percorrer grandes distâncias sem a necessidade de um volume muito elevado de combustível, o que elevaria demais o peso do veículo e comprometeria sua competitividade. 

Assim, o time desenvolveu peças estruturais que com ligas metálicas que levem nióbio. Elas elevaram a rigidez a torção, sem impactar no peso total do UTV. Batizado de EXO Nb-Hybrid, o veículo utiliza motorização híbrida, que combina uma unidade a combustão, abastecida com etanol e um módulo elétrico.

“O Sertões, como principal evento do automobilismo off-road realizado no Brasil, é a plataforma ideal para mostrarmos as tecnologias que somos capazes de desenvolver no país, em terras mineiras. Estamos muito felizes em representarmos, juntos da Giaffone Racing, a bandeira da indústria automobilística e da tecnologia nacional nessa edição especial em homenagem ao bicentenário da independência do nosso país”, afirma o gerente de Marketing e Comunicação da CBMM, Giuliano Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário