(Porsche/Divulgação)
O Porsche 911 é um dos carros mais emblemáticos da indústria. Está em linha há 61 anos e ostentou apenas duas carrocerias, que receberam várias gerações. Cada vez mais potente, rápido e sofisticado, o Nine Eleven, como dizem os gringos, é um ícone.
Mas esse baluarte perdeu boa parte de sua “pureza” com o implemento de tecnologias e comodidades. Transmissões automáticas, tração integral, gerenciamento eletrônico, assistentes de condução tiraram um pouco do brilho do 911. Brilho que a marca quer recuperar com o 911 Sport Classics.
Trata-se de uma edição limitada a 1.250 unidades, que tem como espelho o lendário Carrera RS 2.7 de 1972, considerada como a melhor versão já criada para o 911. Claro que a Porsche não abriu mão de sua tecnologia e nem dos sistemas de segurança que são obrigatórios para homologar um automóvel. Mas ela retirou o máximo que pode de intervenções eletrônicas.
Raiz
Na prática, ele é um 911 Turbo S, topo de linha da gama urbana, mas com jeitão raiz. A começar pela transmissão. Esse 911 utiliza caixa manual de sete marchas combinada com tração traseira. Para quem não sabe, o Turbo há muito utiliza tração integral, que rouba um pouco do “perigo” que é guiar um 911.
O Sport Classic utiliza motor boxer 3.7 biturbo de 550 cv e 61 kgfm de torque, além da carroceria alargada do Turbo. A suspensão foi recalibrada e ficou ainda mais firme e com altura reduzida em 10 mm.
Já os freios utilizam composto de cerâmica nos discos, para garantir que esse monstro consiga ancorar. Tudo isso faz dele um carro purista, como era o RS há 50 anos.
Visualmente ele se destaca pelas belas rodas, com desenho das clássicas Fuchs dos anos 1960, mas com aros 20 e 21 polegadas. Outro elemento retirado do passado foi o aerofólio tipo “Duck Tail”, ou rabo de pato. Fixo, ele não tem esses modernismos de asa móvel, como na maioria das versões atuais.
Interior
Por dentro, o Sport Classic é vintage. Bancos com revestimento em couro e tecido xadrez. O pedal da embreagem e a grelha das marchas desenhadas no pomo do câmbio indicam que não se trata de um carro para iniciantes.
Mas ele mantém as comodidades de um carro de luxo. Recursos como quadro de instrumento digital (que simula os cinco mostradores dos antigos 911), assim como multimídia com conexões com telefones, freio de estacionamento eletrônico e climatização digital estão lá.
Enfim, este é um Porsche para chamar de seu... Desde que você tenha 270 mil euros e bom relacionamento com os vendedores da marca
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