sábado, 30 de abril de 2022

Procon-SP notifica McDonald's por McPicanha sem picanha

 


Os sanduíches levam apenas molho com sabor de picanha, apesar da nomenclatura


Tribuna da Bahia, Salvador
29/04/2022 10:00 | Atualizado há 1 dia, 11 horas e 6 minutos

Compartilh

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Procon-SP notificou a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos – rede McDonald's – pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha. Segundo nota divulgada pelo órgão nesta quinta-feira (28), a empresa deverá esclarecer a composição dos novos sanduíches e apresentar informações sobre a campanha publicitária, até o dia 2 de maio.

A empresa, segundo o Procon-SP, deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição dos ingredientes - carne, molhos, aditivos, dentre outros - e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

“Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, que foram veiculados pela empresa e por parceiros.

Em nota, a rede McDonald’s disse que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome “justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco.”

“Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”, diz a nota.

Além disso, a empresa disse que está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido. “A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas”, finaliza.

Fonte: Agência Brasil

Brasil fatura 16 medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

 


No primeiro dia, país foi ouro 5 vezes na natação e 3 no taekwondo


Tribuna da Bahia, Salvador
29/04/2022 09:12 | Atualizado há 1 dia, 11 horas e 44 minutos

Compartilhe
Foto: William Lucas/COB/Direitos Reservados

O Brasil fez uma estreia de gala no primeiro dia dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário (Argentina), antes mesmo da cerimônia de abertura programada para às 20h desta quinta-feira (28), com transmissão ao vivo no Canal Olímpico. O Time Brasil já conquistou 16 medalhas, sendo 12 na natação (cinco ouros, três pratas e quatro bronzes) e o restante no taekwondo (três ouros e um bronze).  

Esta é a terceira edição do evento, com 2.500 atletas de 15 países. A delegação brasileira conta com 230 representantes de até 18 anos.  As disputas são transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico. Confira AQUI a programação completa.

Na natação Luíza Lima foi a primeira a subir no lugar mais alto do pódio ao vencer os 800m livre, em 8min47s68.  Na sequência, a paulistana Stephanie Balduccini, de 17anos, que disputou a Olimpíada de Tóquio (Japão) no ano passado, subiu duas vezes ao pódio: primeiro venceu nos 200 medley, e minutos depois ela faturou a prata nos 100m livre, atrás apenas da compatriota  Giovana Reis Medeiros que assegurou o ouro.  Ambas já estão classificadas pra o Mundial de Natação de Budapeste (Hungria).

E teve dobradinha nacional nos 200m meddley masculino: Stephan Steverink – também com vaga no Mundial - foi ouro ao concluir a prova em 2m04s93 e Guilherme Kanzler (2m08s66) ficou com o bronze ao chegar em terceiro lugar.

A segunda dobradinha verde e amarela ficou com Pedro Henrique de Souza (prata) e Lucca Tonin (bronze) nos 50m costas. E fechando o dia, veio o quinto ouro no revezamento misto 4x100m (com Lucas Tudoras, Guilherme Sperandio, Giovana Medeiros e Stephanie Balduccini).

Taekwondo

A atleta Thaisa Batista foi a primeira a conquistar o ouro na modalidade, ao vencer adversária equatoriana por 25 a 8 na categoria até 73 quilos. Henrique Marques também sobrou diante do colombiano Gutierrez, 24 a 7, e garantiu sua medalha dourada, nos 73 Kg.  O terceiro ouro na modalidade veio com Maria Eduarda Trajano que derrotou rival boliviana por 13 a 0 na categoria 63 kg.  Já o bronze ficou com Matheu Bartholo que foi superado por adversário chileno na semifinal dos 63 kg.

Tênis

O curitibano João Schiessl venceu por 2 sets a 1 o colombiano Camilo Cano, e mais tarde, ao lado do compatriota Vitor Tosetto ganhou a disputa de duplas contra  os panamenhos Julia Acla e Rau Garuz, com um duplo 6/0.

Tênis de mesa

O Brasil avançou às semifinais da modalidade como Giulia Takahashi – irmã de Bruna, mesatenista olímpica – e Laura Watanabe. Elas voltam a jogar às 10h desta sesta sexta (29).

Fonte: Agência Brasil

Moscou confirma ataque a Kiev durante visita de chefe da ONU

 


O ataque causou indignação de vários países


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 12:30 | Atualizado há 8 horas e 24 minutos

Compartilhe

Foto: Reprodução

A Rússia confirmou ontem ter atacado Kiev, na quinta-feira, com armas de "alta precisão", no mesmo dia da visita do secretário-geral da ONU, António Guterres. O bombardeio, que provocou a morte de uma jornalista, foi classificado pela Ucrânia como um tentativa de "humilhar as Nações Unidas". O ataque causou indignação de vários países.

O Ministério da Defesa da Rússia alega ter atacado instalações da empresa espacial e de fabricação de mísseis Artyom. Foi o primeiro bombardeio na capital ucraniana desde meados de abril. Mas o que chamou a atenção foi que ele ocorreu um dia após a visita de Guterres a Moscou, que tinha conhecimento que o secretário-geral da ONU iria, em seguida, para a Ucrânia.

"É uma zona de guerra, mas causa comoção que tenha acontecido perto do lugar em que estávamos", disse Saviano Abreu, porta-voz da ONU, que acompanhava Guterres. Questionado sobre o ataque, Guterres disse-se "chocado".

Reações

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, foi mais duro. "O ataque diz muito sobre a verdadeira atitude da Rússia em relação às instituições globais", disse. "Isso exige uma reação poderosa, na mesma intensidade."

A Alemanha descreveu o bombardeio como "desumano" e afirmou que é um sinal de que o presidente russo, Vladimir Putin, "não tem nenhum respeito pelo direito internacional". O ataque provocou a morte da jornalista e produtora ucraniana Vira Hirich, que trabalhava para a Radio Free Europe - um dos mísseis russos atingiu o prédio residencial de 25 andares onde ela morava.

O ataque de quinta-feira fez acelerar as discussões dentro da União Europeia para impor um embargo gradual à compra de petróleo e gás da Rússia. Ontem, o Exército britânico disse que enviará 8 mil soldados para se juntar às tropas de países da Otan em exercícios na Europa Oriental.

Crimes

Embora a Rússia tenha concentrado sua ofensiva no leste do país, o Pentágono disse ontem que o avanço russo ainda é mais lento do que o esperado e está sendo contido pela resistência ucraniana e por problemas de logística na linha de suprimentos.

"É uma luta de faca", disse um oficial americano, citado pelo New York Times, sobre o combate que ambos os lados estão travando no terreno plano e aberto - o que distingue esta fase da guerra das batalhas urbanas ao redor das cidades do norte, nas primeiras semanas de guerra. (Com agências internacionais)

Fonte: Estadão Conteúdo

China vê guerra na Ucrânia como briga entre Rússia e Otan, liderada pelos EUA

 


Porta-voz da chancelaria de Pequim reafirma amizade com Moscou e propõe a adoção de novo exemplo de diplomacia baseado na não-aliança. Chineses veem a invasão à Ucrânia como um conflito entre os russos e a Otan, liderada pelos EUA


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 12:39 | Atualizado há 8 horas e 13 minutos

Compartilhe

Foto: Getty Images

Na contramão da diplomacia ocidental, enquanto os Estados Unidos e a União Europeia têm condenado e punido Moscou pela invasão à Ucrânia, a China não somente reforça a retórica de apoio à Rússia, como propõe uma reformulação da ordem internacional. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, considerou o conflito no Leste da Europa como uma guerra entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA, e a Rússia, além de exaltar o elo entre Pequim e Moscou. O pronunciamento de Zhao foi dado um dia depois de mísseis russos atingirem Kiev, matando uma jornalista, durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres. 

"Uma importante lição do sucesso das relações entre China e Rússia é que os dois lados se mostram superiores ao modelo da aliança política e militar da era da Guerra Fria, e se comprometem a desenvolver um novo modelo de relações internacionais baseado na não-aliança, na não-confrontação e em não visar terceiros países. Isso é fundamentalmente diferente da mentalidade da Guerra Fria", declarou Zhao.

Cientista político e professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mauricio Santoro lembrou ao Correio que, dias antes do início da invasão à Ucrânia, Xi e Putin se reuniram. "Na ocasião, ambos disseram que a relação entre os dois países era uma amizade sem limites. Há uma tentativa de se construir uma aliança diferente da Otan. Essa relação entre Pequim e Moscou não é um acordo militar baseado na autodefesa, mas uma série de parcerias econômicas e políticas", avaliou.

Segundo ele, a relação sino-russa se torna mais profunda, dada a dimensão continental das duas nações e seu peso nas relações internacionais. "Ainda que não endossem totalmente a guerra, os chineses seguem apoiando, política e diplomaticamente, os russos e tentando reduzir os impactos das sanções", explicou Santoro.

O especialista acrescenta que o centro da relação da China com a Rússia é uma tentativa de formar uma coalizão política com visões sobre a ordem global muito mais crítica do que a do Ocidente. "A parceria é, substancialmente, um acordo político, propondo uma visão de mundo alternativa à preconizada pelo Ocidente. Essa coalizão tem um desdobramento mais suave com os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul) e mais pesado, sobretudo no Oriente Médio. A parceria entre Pequim e Moscou tem proximidade com países como Síria e Irã, que mantêm uma relação bastante conturbada com os europeus e os norte-americanos", concluiu Santoro.

Fonte: Correio Braziliense

Casos de lombalgia crescem durante a pandemia

 


Especialista fala sobre as causas e quando acender o alerta para buscar ajuda profissional


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 19:41 | Atualizado há 1 hora e 8 minutos

Compartilhe
Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 certamente pode ser considerada um ponto de mudança. Os cuidados com a saúde sempre foram importantes, mas a situação ressignificou interesses relacionados à saúde e ao bem-estar. “A doença que mais afastou brasileiros do trabalho nos últimos anos foi a lombalgia (dor que acomete a região lombar). E com a pandemia as queixas de dores nas costas têm aumentado. Seja em trabalhadores que atuam em fábricas, caixas de supermercados que ficam muito tempo sentados ou professores de escolas públicas”, destaca Raphael Cunha, Clínico e diretor médico da Rede SiM.
De acordo com o médico o problema é considerando como extremamente comum, afetando entre 65 e 80% da população mundial em algum momento da vida. Mas você já ouviu falar em lombalgia ocupacional, em que o prejuízo atrelado às profissões pode acelerar ou causar a dor? O uso excessivo de computadores no trabalho, ofícios que envolvem carregamento de carga e longas jornadas de trabalho são fatores agravantes para esta doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o atendimento de pacientes com queixas de dores nas regiões cervical, dorsal e lombar (no pescoço e nas costas), aumentou significativamente no período de pandemia. 
Segundo Raphael Cunha, a maioria das lombalgias são causadas por questões mecânicas, ou seja, pelo mau funcionamento dos músculos, tendões e ligamentos (fraqueza muscular, esforço repetitivo, excesso de peso, má postura e mau condicionamento físico). Ele explica que, ainda que raro, a lombalgia pode ter como causa outros problemas, a exemplo de doenças inflamatórias, tumores, infecções, alterações nos discos e nervos. Por isso, para um diagnóstico correto um médico deve ser consultado, ressalta o profissional.  
“O médico, preferencialmente o ortopedista, deverá sempre ser consultado em casos de lombalgia para que, através da coleta da história da dor e de um exame físico minucioso, seja feito o correto diagnóstico, que é fundamentalmente clínico”, destaca diretor médico da Rede SiM. 
Entre os sinais de alerta para que o paciente busque o atendimento médico especializado Raphael Cunha cita estar sentindo dor há mais de dois meses, apresentar sinais de déficit neurológico, febre, perda de peso ou trauma. Segundo ele, o tratamento deverá ser individualizado, conforme a causa da lombalgia. Mas, o médico destaca que praticar exercícios físicos e perder peso são algumas das medidas necessárias para evitar e tratar a lombalgia. “Uso de analgésicos e fisioterapia podem ser utilizados para tratar a dor e em alguns raros casos podem ser necessários infiltração, uso de coletes e até mesmo cirurgia”, diz o médico.

 

Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

 


Conjunção será às 16h (hora legal de Brasília) deste sábado


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 17:08 | Atualizado há 3 horas e 38 minutos

Compartilhe
Foto: Nasa / JPL - Caltech

Os planetas Vênus e Júpiter, considerados os mais brilhantes, vão se encontrar no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional, para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer e na direção do nascer do Sol.

A conjunção ocorrerá tanto na madrugada de sábado  (30), quanto na madrugada de domingo (1º de maio).

De acordo com a tecnologista sênior do Observatório Nacional, Josina Nascimento, a conjunção propriamente dita será às 16h (hora legal de Brasília) do dia 30.

“O que vai diferir é somente a altura dos astros de acordo com a localidade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los. É impossível não reconhecê-los. São os astros mais brilhantes do céu”, disse Josina.

Segundo o observatório, em 11 de fevereiro de 2021 houve uma conjunção de Vênus com Júpiter, mas os planetas estavam muito próximos do Sol e não foi possível ver. Em 2 de março de 2023 haverá outra conjunção entre os dois planetas, logo após o pôr do Sol, mas a distância será bem maior entre os planetas.

Quem puder utilizar um telescópio conseguirá ver, neste fim de semana, o alinhamento de três planetas: Netuno, Vênus e Júpiter. O observatório vai fazer duas transmissões ao vivo do evento por meio do canal do YouTube do Observatório Nacional.

Eclipse
Em 2022, haverá dois eclipses do Sol, ambos parciais e não visíveis no Brasil. O primeiro será em 30 de abril e terá início às 15h45 (horário de Brasília). O único eclipse da Lua deste ano será de 15 para 16 de maio e será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil.

Segundo o observatório, apenas em outubro de 2023 haverá eclipse anular do Sol visível no Brasil.

O eclipse parcial do Sol de hoje será visível no extremo sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Em média, o eclipse total ocorre a cada 18 meses. 

Entenda
Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. 

A observação de eclipses somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Conforme o observatório, não se deve olhar diretamente para o Sol com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro por risco de danificar o olho de modo irreversível.

Fonte: Agência Brasil / Com informações do Observatório Nacional

Governo aumenta redução do IPI de vários produtos em 35%

 


O corte representa uma diminuição da receita do governo com impostos de R$ 23,4 bilhões apenas neste ano


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 08:55 | Atualizado há 11 horas e 47 minutos

Compartilhe
Foto: Reprodução

O governo federal ampliou de 25% para 35% a redução no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para uma lista de artigos, entre os quais calçados, tecidos, carros, móveis e aparelhos de TV e de som. De acordo com as contas da equipe econômica, o corte representa uma diminuição da receita do governo com impostos de R$ 23,4 bilhões apenas neste ano.

Segundo o governo, a medida objetiva estimular a economia. Para não prejudicar a Zona Franca de Manaus, não haverá redução para 76% dos produtos fabricados no local. Com isso a competitividade da ZFM será mantida.

A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, afirmou que a ampliação do corte do IPI tem potencial para ampliar os investimentos no Brasil em R$ 534 bilhões nos próximos 15 anos. Segundo ela, a medida beneficia 300 mil empresas do setor industrial.

“A expectativa é de que mercadorias sejam barateadas para o consumidor final. Por exemplo, o imposto sobre geladeiras cai de 20% para 13%. Continuaremos buscando soluções nessa direção, com responsabilidade fiscal”, disse a secretária.

A primeira rodada de corte do tributo, de 25%, porém, não resultou em quedas significativas de preços dos produtos.

“O controle de redução de preços na ponta não é algo que o governo federal tem. Certamente vai impactar pois tem um ambiente concorrencial que nos norteia”, afirmou a secretária.

Fonte: Correio Braziliense

Alckmin coloca o pé na estrada e estará com Lula em viagens pelo Brasil

 


O ex-governador acompanhará Lula em viagens pelo país e é uma aposta do PT para vencer resistências, em especial entre o empresariado


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 09:02 | Atualizado há 11 horas e 27 minutos

Compartilhe

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai dar início ao cronograma de viagens pelo país assim que lançar a chapa à corrida eleitoral, no próximo dia 7. As primeiras viagens serão por Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que será vice na chapa, estará ao lado de Lula em todas as viagens a partir de agora. Ele não participará, porém, do ato marcado pelas centrais sindicais para o 1º de Maio. Segundo a assessoria do ex-tucano, a ausência ocorrerá por questões de agenda.

Ontem, no congresso do PSB em Brasília, Alckmin enalteceu o petista. "No período de Lula tinha inflação, mas o crescimento do real acontecia, isso era percebido na valorização do salário mínimo. Em 2010, a economia cresceu 7,5%", destacou.

A aliança do PT com o partido de Alckmin se intensifica, também, nos estados. Lula declarou, ontem, apoio ao candidato do PSB ao governo de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral. "Eu vou trabalhar para que o Danilo seja eleito no estado de Pernambuco, é esse meu compromisso com o PSB, e o compromisso do PSB é me ajudar a me eleger presidente da República", disse o ex-presidente.

A participação de Alckmin na chapa deve ter um impacto importante com a intensificação das campanhas, avalia a professora de ciência política da Universidade Federal de Alagoas Luciana Santana.

"Se (Lula) tem hoje dificuldade de voltar a sentar à mesa com determinados perfis da população, provavelmente o PT vai ter como ponte o Alckmin", afirmou. Na avaliação dela, o ex-governador traz um potencial grande de articulação com empresários e com a elite política e econômica, principalmente em São Paulo.

O advogado e cientista político Nauê Bernardo destacou que Alckmin pode ter um outro papel em um eventual governo. "Caso os dois vençam a eleição, Lula deve gastar bastante tempo tentando reabrir portas para o Brasil no mundo, e Alckmin cuidará das coisas aqui. O ex-presidente já andou tecendo declarações nesse sentido", afirmou.

Fonte: Correio Braziliense

Bolsonaro: há quase 30 navios russos vindo ao Brasil

 


Atualmente, cerca de 85% dos fertilizantes consumidos no Brasil têm origem estrangeira, principalmente da Rússia


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 15:46 | Atualizado há 4 horas e 40 minutos

Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que há quase 30 navios de fertilizantes russos vindo ao Brasil. A declaração foi dada durante participação na cerimônia de abertura da 87ª Expozebu, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Atualmente, cerca de 85% dos fertilizantes consumidos no Brasil têm origem estrangeira, principalmente da Rússia.

Bolsonaro disse também que está "muito difícil" para o atual Ministro da Agricultura, Marcos Montes, manter "a pegada" que a ex-ministra Tereza Cristina tinha à frente da pasta. "Mas ele vai, é novo ainda, aprender com a mesma garra", acrescentou. O presidente lembrou que durante a visita à Rússia para tratar sobre fertilizantes, pouco antes do início da guerra na Ucrânia, o atual ministro, na época secretário da pasta, estava presente.

Bolsonaro afirmou ainda que "não há orgulho maior, ou melhor" do que ser recebido em outros países, junto aos seus ministros, "lá sim, no tapete vermelho".

O presidente acrescentou que a agricultura brasileira não para. "Muito menos a nossa pecuária". Bolsonaro disse ainda que esteve no evento em 2017.

Fonte: Estadão Conteúdo

Alison dos Santos é ouro nos 400m com barreiras nos Estados Unidos

 


Na 1ª prova da temporada, Piu foi 1 segundo mais veloz que 2º colocado


Tribuna da Bahia, Salvador
30/04/2022 17:02 | Atualizado há 3 horas e 19 minutos

Compartilhe
Foto: Reuters / Phil Nobre / Direitos reservados

O medalhista olímpico Alison dos Santos, o Piu, está mesmo voando. O paulista de 21 anos venceu  neste sábado (30) a primeira prova da temporada dos 400 metros com barreiras, sua especialidade. O brasileiro completou a prova do tradicional Meeting Drake Relays, na cidade de Des Moines, no Iowa (Estados Unidos), em 48s41, impondo mais de um segundo de vantagem sobre os norte-americanos David Kendzieira (49s43) e Khallifah Rosser (49s49), medalhas de prata e bronze respectivamente.

O evento integra a série prata da World Athetics (sigla em inglês de Federação Internacional de Atletismo). Há menos de 15 dias, Piu já havia se destacado no Golden Games (série ouro) ao conquistar a prata nos 400m rasos em 44s54, apenas 26 centésimos atrás do primeiro colocado, o norte-americano Michael Cherry (44s28). 

O atleta é um dos principais nomes do atletismo brasileiro para a Olimpíada de Paris 2024. Ano passado, Piu conquistou o bronze nos 400m com barreiras nos Jogos de Tóquio, ao encerrar a prova em 46s72.

Fonte: Agência Brasil

A nova era do recrutamento e seleção: como se adequar?

 


Por Ricardo Haag

A digitalização das empresas tem sido uma grande aliada dos processos de recrutamento e seleção, permitindo mais otimização e produtividade. A possibilidade de conduzir a jornada via plataformas digitais reverteu as longas conversas e agendas apertadas de entrevistas, para uma maior qualidade na busca pelo profissional ideal. Por outro lado, desencadeou um contraponto perigoso na relação entre as partes, evidenciando a importância de manter um vínculo próximo, apesar da distância imposta pelas telas.

Enfrentar longas horas no trânsito, conciliar inúmeras entrevistas e aguardar por feedbacks que nem sempre aconteciam, eram situações costumeiras que foram significativamente dribladas com a virtualização dos processos seletivos. Desgastante para o candidato, e também para o recrutador.

No ambiente online, se torna muito mais fácil analisar um grande volume de profissionais qualificados – até mesmo, de regiões distantes da sede organizacional, ampliando o escopo corporativo com mais chances de contratar talentos promissores para o crescimento da companhia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, cerca de 95% dos departamentos de RH defendem, fielmente, que os processos seletivos online vieram para ficar. Embora os benefícios sejam inegáveis, vieram também acompanhados de grandes desafios para as empresas.

Dificilmente, um candidato participa de um único recrutamento por vez. Em sua grande maioria, eles conciliam simultâneos processos de seu interesse, analisando itens como os cargos ofertados, salários, pacotes de benefícios, missão seguida pelo negócio, e muitos outros pontos em busca daquela vaga que se encaixe perfeitamente aos seus anseios.

Atrair a atenção de profissionais qualificados frente à inúmeros concorrentes se tornou um dos maiores empecilhos enfrentados nesta digitalização do mercado – e, ao mesmo tempo, um dos pontos mais importantes a serem seguidos nesta nova era do recrutamento e seleção.

Reforçar a marca empregadora nunca foi tão importante. É preciso criar um vínculo especial entre o negócio e os candidatos, trazendo significado e importância para todos que integram o processo seletivo. Uma boa experiência de contato deve ser fundamental, principalmente para aqueles que não forem selecionados – caso contrário, a falta de retorno sobre seu desempenho, pode danificar sua imagem perante outros candidatos e até atuais colaboradores.

A sensibilidade e empatia devem estar presentes a todo momento, inclusive na avaliação individual das qualificações. As competências técnicas englobadas nas denominadas hard skills (competências técnicas) deixaram, há tempo, de serem os únicos requisitos de seleção. Diversas soft skills (habilidades comportamentais), como uma boa comunicação, colaboração e planejamento, se mostram essenciais no dia a dia organizacional, rumo a um bom convívio entre todos que trabalham na companhia.

Estamos presenciando uma nova dinâmica de negócios, com a urgência em trazer processos de recrutamento e seleção mais empáticos e, menos focados meramente em questões técnicas ou interesses exclusivos da empresa contratante. Ao trazer este novo olhar, atrair e reter os melhores talentos do mercado fica muito mais fácil, reduzindo os índices de turnover e, elevando a satisfação, assim como o desempenho de todos os times.

O foco dos recrutadores deve estar, indiscutivelmente, na jornada de experiência de todos os candidatos. As empresas que se atentarem e incorporarem essa mentalidade, certamente irão se destacar frente a seus concorrentes – construindo um legado forte de sua marca, que atraia cada vez mais profissionais excepcionais para alavancar seu negócio rumo ao sucesso.

Ricardo Haag é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

 

Sobre a Wide:

https://wide.works/

Com mais de 30 anos somados de recrutamento especializado e mais de 20 mil entrevistas realizadas, o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Dia 04: evento online gratuito sobre transformaçestimula a metamorfose digital nas empresas

 


Promovido pelo Grupo Skill, no dia 04 de maio, encontro enfatiza necessidade de tecnologias para a transformação

Para transformar a realidade externa, é necessário transformar primeiro a si mesmo. É esse despertar que o Grupo Skill, empresa de tecnologia e inteligência contábil, fiscal e trabalhista, almeja ao realizar o evento “Metamorfose 2022 – Tecnologias, Soluções e Serviços que Transformam”, no dia 04 de maio, das 15h30 às 18h30, em São Paulo, com transmissão online.

O objetivo do evento é mostrar como o poder de mudança que vem a partir da humanização e criatividade dentro do ambiente corporativo, é capaz de transformar organizações. Além da abordagem dos temas que evidenciam a necessidade de uma metamorfose digital, serão apresentadas as soluções e novidades desenvolvidas pela empresa para atender diversos segmentos, buscando sempre levar a inovação como principal ferramenta.

O encontro conta com o apoio e patrocínio de importantes empresas que atuam no segmento de tecnologia e inovação, promovendo o verdadeiro sentido de compliance. Entre elas, estão a Nexxera, especializada no desenvolvimento de soluções para automatização de processos financeiros; BDO, uma das maiores consultorias do mundo, que presta serviços nas áreas de auditoria, tax, advisory e controladoria; e a Benício Advogados, que atua na junção da técnica jurídica às modernas ferramentas de gestão.

Para o presidente da empresa, Marco Antônio Faria, difundir conhecimentos que auxiliem na transformação das empresas faz parte da missão do Grupo Skill. “Queremos mostrar como os gestores podem se beneficiar ao utilizar métodos de trabalho e gestão inteligentes, baseados em tecnologias de ponta para promover negócios mais eficientes por meio de investimentos em estratégias inovadoras, capazes de levar as companhias a um novo patamar de resultados”, diz o presidente.

Autoridade no tema, o Grupo Skill tem de sobra. Há mais de 40 anos, a empresa desenvolve um trabalho personalizado para seus clientes, buscando sempre oferecer um alto nível de excelência na prestação de serviços. A Skill atua em todo território nacional e atende mais de 5000 clientes pelo país, além de ser uma das maiores parceiras da SAP, empresa alemã especializada no desenvolvimento de softwares de gestão, que também contará com representantes no evento.

O Grupo Skill possui uma ampla flexibilidade no desenvolvimento de ações especializadas para atender a necessidade de cada cliente. Dentre as áreas de atuação, a companhia se destaca pela entrega de soluções para contabilidade, tecnologia, gestão de pessoas e financeiro. “Nosso propósito é simplificar o dia a dia dos gestores, promovendo uma gestão mais eficaz e inteligente, tendo a tecnologia como apoio central”, enfatiza Faria.

Durante o evento, a empresa irá apresentar um compilado das soluções de gestão criadas para suprir as demandas do mercado. Dentre as apresentações está o Docpay, voltado para facilitar a área de gestão de financeira e mais uma novidade que será apresentada com exclusividade no encontro.

Com tantas soluções, a empresa pretende evidenciar ainda mais sua supremacia nas áreas contábil, fiscal, financeira e trabalhista, destacando sempre a sua busca constante por tecnologia e inovação. “Esse evento será um referencial para mostrarmos o nosso domínio e expertise para atender esse público. Independente de qual seja o segmento da empresa, estamos sempre prontos para cumprir o desafio da alta eficiência”, finaliza o presidente.

Serviço:

Metamorfose 2022

04 de maio, das 15h30 às 18h30.

Link para inscrição: http://evento.netpoint.live/metamorfoseskill/

 

Sobre o Grupo Skill:

https://gruposkill.com.br/

Desde 1979, o Grupo Skill tem a missão de fornecer aos seus clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços. Com ética, profissionalismo e precisão, a empresa planeja e desenvolve soluções para gerar o valor que as empresas precisam. Seus escritórios, localizados em São Paulo e Goiânia, são preparados para dar todo o suporte necessário para a equipe de profissionais que atua em todas as regiões do Brasil.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Brasil tem mais de R$ 2,69 bilhões retidos em imposto de renda: como restituir esses valores?

 


Por Daniel Lima

Só nos últimos cinco anos, mais de R$ 2,69 bilhões ficaram retidos em imposto de renda, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior do Trabalho. A boa notícia é que grande parte desses valores, ainda, podem ser restituídos.

O Brasil é o líder mundial em reclamações trabalhistas. Até 2020, ainda existiam em tramitação mais de três milhões de processos em fase de execução - ou seja, na transformação da decisão, favorável da ação, em valores, segundo dados da Justiça do Trabalho.

O trabalhador, quando recebe sua Ação Trabalhista, em sua maioria sofre retenção de imposto de renda, descontado diretamente no valor a receber. Porém, o que nem todos sabem é que é possível restituir até 100% dessa cobrança.

Com a pandemia, os números acima mencionados podem ficar ainda maiores. Dados da Justiça do Trabalho mostram um crescimento de 30% no volume de ações, com foco principal nas novas relações de trabalho, que foram totalmente alteradas durante o isolamento social.

Embora essas ações levem anos – o tempo médio de espera pode chegar a até 10 anos – quando ganha a ação, o trabalhador paga imposto na fonte e é obrigado a declarar o valor no imposto de renda. E, se não o fizer de maneira adequada, corre o risco de cair na malha fina. Sendo assim, é fundamental contar com o apoio de especialistas.

Diante de uma legislação complexa e altamente passível de mudanças constantes, contar com o direcionamento de profissionais especializados traz mais segurança na assertividade do procedimento, analisando as quantias exatas passíveis de serem restituídas e como prosseguir para este fim.

A avaliação individual de cada processo é o ponto de partida da restituição de imposto de renda em ações trabalhistas. Nela, são analisadas quais tipos de verbas existem, a regularidade perante a legislação e a aplicação do direito, com base no cálculo total apurado – dados fundamentais para verificar a legitimidade da restituição. Mesmo que a quantia final não seja tão elevada, sua aquisição é extremamente importante de ser feita a fim de manter as contas em dia com a Receita Federal e, até para que não pague mais um centavo além do que é devido.

Uma vez verificado, todo o processo de recuperação pode ser feito, administrativamente, direto na declaração do contribuinte – seja na atual ou retroativa, num prazo de até cinco anos anteriores. A restituição leva, em média, um ano para acontecer e são elevadas as chances de conquistar um percentual significativo do valor pago.

Para a Receita Federal, o fato gerador do imposto de renda é sua disponibilidade de valor – ou seja, sua data de recebimento como base declaratória. Mas, muitos erros são cometidos ao longo do processo, especialmente na forma de se apresentar esses valores na declaração.

A probabilidade de serem alvos de cobranças indevidas, acrescidas de multas e juros pela informação incorreta é extremamente elevada, e vem se elevando a cada ano, fato que apenas poderá ser evitado com o devido apoio de profissionais qualificados e preparados para a análise minuciosa dos números existentes nos cálculos homologados no processo, necessários para validar o potencial de restituição.

Grande parte das ações trabalhistas faz com que os contribuintes sejam alvos de pagamentos indevidos na hora de declarar, inclusive, sendo alvo de cobranças elevadas e indevidas. Evitar tais prejuízos é completamente possível - contudo, a ação necessita ser iniciada rapidamente, para evitar intimações e/ou notificações por parte da Receita Federal, devendo contar, em todo o procedimento, com o auxílio de uma empresa especializada, que garanta a apuração do real valor, bem como a montagem de todo o dossiê, para a entrega dos documentos necessários a esclarecer os Auditores e validar a máxima recuperação desses valores.

Daniel Lima é Sócio Fundador da Restituição IR, a maior empresa especializada em recuperação de imposto de renda retido em processo judicial.

 

Sobre a Restituição IR:

https://restituicaoir.com.br/

Fundada em 2008, a Restituição IR surgiu com o propósito de auxiliar contribuintes, evitando o pagamento indevido de imposto e buscando a máxima restituição deste valor retido em suas ações trabalhistas. A análise da recuperação feita pela empresa não demanda um processo judicial, evitando que os clientes tenham que enfrentar demora ou enormes burocracias para recuperar tais quantias. Em seus 14 anos de experiência, mais de 3.500 clientes foram atendidos, recuperando mais de R$ 30 milhões junto ao Governo.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Dia das Mães: como criar uma estratégia de marketing campeã?

 


Por Larissa Lopes

Mal deu tempo de comer todos os chocolates da Páscoa, e já estamos pensando no presente para o Dia das Mães. Essa é uma das principais datas para o comércio do país, com expectativas bem positivas para esse ano.

Segundo o Mastercard SpendingPulse, o varejo brasileiro vem numa crescente em 2022, atingindo um crescimento de 5,7% em janeiro em relação ao ano anterior e, de 27,8% em fevereiro.

Diante de tamanhas expectativas de acelerar ainda mais este crescimento, uma boa campanha de marketing poderá, certamente, ser o diferencial para que seu negócio conquiste excelentes resultados no Dia das Mães deste ano.

Tem espaço para todas as marcas no Dia das Mães?

Sim. Mas, antes de começar qualquer campanha, existe o desafio de encontrar a oportunidade de venda certa para a marca. O Dia das Mães não se resume apenas a presentes mais tradicionais, como roupas ou cosméticos. A data também movimenta restaurantes, supermercados, turismo, lojas de artigos para casa e muito mais.

Ao menos, é o que revela uma pesquisa do setor de Inteligência de Mercado da Globo, que comparou os planos dos brasileiros para este evento em 2021 e 2022. A perspectiva de encontrar um presente presencialmente saltou de 20% no ano passado para 32% esse ano. A demanda por um restaurante para comemorar a data passou de 3% para 12%. Os números dão indícios bastante animadores, num cenário mais distante do isolamento social.

Identificação e representatividade

E, a pandemia não mudou apenas os hábitos de compras, mas também os aspectos comportamentais. O quanto as mães mudaram ao longo dos anos e como elas querem ser vistas agora? Ainda faz sentido romantizar a maternidade ou apostar em padrões de família?

O perfil das mães está cada vez mais diverso, e é um desafio para as marcas encontrar uma boa forma de se conectar com elas – e algumas estratégias usadas este ano já mostram isso. O Boticário, por exemplo, traz um assunto delicado: a culpa materna. A marca quer gerar debates sobre o julgamento sentido pelas mães na sociedade.

Já a Grendene, vem com o tema “Perfeita é a mãe”, aprofundando as conversas sobre as particularidades das jornadas da maternidade. Já a Magalu, escolheu Anitta e sua mãe, Miriam, na campanha “Mãe Patroa”, criada para homenagear as mães brasileiras que, geralmente, são as verdadeiras chefes da casa.

Essas estão entre as principais marcas no país que, obviamente, realizaram estudos e pesquisas para entender o novo comportamento da consumidora mãe. Essas empresas estão puxando uma frente que pode ser seguida por uma legião de outras marcas que pretendem falar com esse público.

Mas como aproveitar o Dia das Mães para vender mais?

Definida a oportunidade, o público e a mensagem, chega a hora de escolher a melhor forma de falar com os consumidores. Dentre as estratégias mais recomendadas, estão as redes sociais. Não dá para pensar em Dia das Mães, sem redes sociais. As mães estão conectadas, e o seu conteúdo pode despertar o interesse de consumo delas. Por isso, busque compartilhar suas ações nas plataformas digitais de seu público-alvo, para que possam acompanhar de perto os produtos ofertados e como adquiri-los.

Depois de conquistar a atenção das pessoas nas redes, o SMS e e-mail funcionam como ferramentas de conversão para conduzirem o cliente para o ambiente de compra. Não dá para deixar essas estratégias de fora. Apostar em influenciadores que tenham afinidade com o produto anunciado também faz com que suas ofertas se ampliem e atinjam novos públicos.

Outra dica importante é o live commerce. Ainda tímido no comércio brasileiro, essa estratégia combina transmissões ao vivo com vendas pelas plataformas digitais e traz resultados rápidos, já que estimula as compras por impulso. Vale ficar atento e, por que não, inovar com esse formato?

Independente do target ou canal, as campanhas de Dia das Mães são um investimento com retorno garantido. E vale lembrar que esse é, muitas vezes, um momento para criar ou estreitar relacionamento com um novo público: os filhos. Oferecer uma experiência encantadora agora, pode cativá-los e fazê-los voltar durante todo o ano.

Larissa Lopes é Head de Marketing e especialista em estratégias para o mercado de varejo na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.

 

Sobre a Pontaltech:

https://www.pontaltech.com.br/

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Maio Amarelo e IoT: a sociedade segura

 

Pointer


Todos os dias ocorrem acidentes como o do ex-BBB, em que o motorista do carro por aplicativo dormiu ao volante, porém as vítimas de trânsito se estendem a todos cidadãos, como os ciclistas, pedestres e usuários de transporte público

A sociedade está cada vez mais integrada nos meios de mobilidade, carros por aplicativos, carsharing e bicicletas são realidades mais previsíveis no cotidiano das grandes metrópoles, além do ônibus que é um método antigo. Mas quem controla a segurança de tudo isso?

Os números, infelizmente, são alarmantes! Os últimos dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) registraram 28.995 mortes em decorrência de incidentes viários, em 2020, no Brasil. E, diante disso, é necessário entender que muito mais que os motoristas comuns, existem outros fatores, ou mesmo outras vítimas. Para isso, a campanha Maio Amarelo foi criada, para salvar vidas no trânsito.

Daniel Schnaider, especialista em tecnologias em prol da segurança e prevenção de acidentes de trânsito, afirma: “essas perdas não são mais aceitáveis e nem uma vida a menos pode ser considerada”.

Mas como controlar o prestador de serviço de um carro por aplicativo, por exemplo, para que não deixe que a fadiga seja a sua companheira de direção? A Internet das Coisas (IoT) pode beneficiar.

Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil – líder de soluções no mercado de frotas, explica: “as empresas de app relacionadas com mobilidade precisam entender que também são responsáveis pela segurança da sociedade, mesmo indiretamente”.

Pensando no caso do ex-BBB que sofreu o acidente dentro de um transporte de passageiro privado e teve ferimentos graves, imagina se algo impedisse aquele motorista de dirigir fadigado? Essa tecnologia existe. A IoT para veículos oferece um dispositivo de câmera que detecta qualquer comportamento indevido do motorista, como sinais de cansaço, movimentos inadequados, entre outros.

Para que uma empresa tenha mais ainda visibilidade no setor de mobilidade, ela precisa garantir a segurança, por isso, na opinião de Schnaider: “todos os carros por app deveriam ter a IoT para que diversos acidentes sejam evitados”.

Afinal, para cuidar do motorista, passageiro, de outros carros, dos ciclistas e pedestres, ou seja, de todo o ambiente que gira em torno de um trânsito, é necessário confiar na tecnologia e trazer isso ao cotidiano de quem trabalha nas ruas.

Sabemos onde está o fator perigo e, neste sentido, a IoT é capaz de emitir alertas a qualquer sinal de curvas perigosas, freadas bruscas, além do já relatado comportamento do motorista, tudo isso em tempo real, ou seja, com o uso do driver feedback, a ferramenta vai instruir o condutor ao comportamento seguro.

Ainda, com um dispositivo acoplado ao carro, é possível escanear constantemente todas as funcionalidades do automóvel, pneus, motor, direção ou freios. Portanto, mais um erro evitado preventivamente.

Maio Amarelo traz políticas públicas relevantes à segurança no trânsito e a IoT pode ser um contato diário com a prevenção de acidentes viários. Estes dois cenários unidos, com certeza, se transformam em ferramentas essenciais para mudar a história do trânsito brasileiro e mundial.” – Daniel Schnaider (CEO da multinacional Pointer by PowerFleet Brasil)

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra "Pense com calma, aja rápido".



Imagens relacionadas


Freepik
baixar em alta resolução



Enxame de Comunicação

Fernanda Baruffaldi
fernanda@enxamedecomunicacao.com.br
(11) 97976-9682

Grupo Conexa lidera frente de cuidado integral ao lançar o Programa BETI

 


Iniciativa estimula o colaborador, por meio do suporte ao departamento de Recursos Humanos e do treinamento da liderança, a adotar ações de cuidado, suporte, prevenção e promoção da saúde de forma contínua

São Paulo, 29 de abril de 2022 – O Grupo Conexa, maior player de saúde digital integral da América Latina, lança o Programa BETI – Bem-estar no Trabalho Importa, uma plataforma exclusiva voltada à estimulação de uma cultura corporativa mentalmente saudável. Composta por módulos, a iniciativa apoia a área de Recursos Humanos e treina as lideranças para que zelem pelas questões de cuidado, suporte, promoção e prevenção de saúde dos colaboradores. O programa atua como um aliado da gestão de pessoas e dos recursos humanos, de forma abrangente e humanizando a saúde ocupacional. 

Desenvolvido para transformar o ecossistema corporativo, o programa reforça o conceito de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS): do bem-estar físico, mental e social. “O BETI ampara as empresas na jornada pela saúde. Com a pandemia, ficou latente a importância do cuidado integrado e o programa mapeia cenários, sensibiliza e treina as lideranças para que possam se antecipar no suporte às necessidades de cada colaborador, sobretudo daquele em situação de vulnerabilidade, ocupando um espaço único e de extrema relevância”, destaca Paula Gallo, Chief Human Resourcers Officer do Grupo Conexa. 

Com foco no desenvolvimento sustentável, o BETI pode ser customizado de acordo com o contexto de cada organização. “Identificamos que não bastava trazer serviços que sanassem parcialmente as demandas internas. Ouvimos nossos clientes, nosso comitê científico, buscamos referências acadêmicas e chegamos a um modelo que entrega indicadores para um trabalho contínuo e eficaz, com foco na causa e não só no controle dos sintomas de enfermidades. A proposta multidisciplinar envolve desde o atendimento médico até a abordagem da liderança, na empresa”, reforça a executiva. 

Soft skills na saúde 

Os últimos anos têm se mostrado reveladores no desenvolvimento de habilidades, em que a empatia, escuta ativa, bem-estar vêm sendo levados em consideração pelos colaboradores como verdadeiros valores e características de retenção de talentos.  

Para o Grupo Conexa, os modelos de liderança de hierarquia, comando e controle devem perder espaço e darão protagonismo aos movimentos horizontais e que sensibilizam para as resoluções de questões de forma completa, incluindo a saúde. “Primamos pela condução de projetos que tragam respostas ao que as empresas buscam, e posterior, sugestões de planos de ação profissionais ou pessoais. Tudo sempre com extremo cuidado e ética, garantindo o sigilo necessário para o tratamento de dados sensíveis”, pontua Luciene Bandeira, diretora de saúde mental. 

Muito mais do que a democratização do acesso à saúde, o Grupo acredita que programas como esse contribuem para a construção de um clima organizacional, preocupado genuinamente com o bem-estar corporativo e com a consequente transformação da área de Recursos Humanos, aprofundada na cultura da empresa e nas tendências de cada setor. “É um sinal claro de que a disrupção vem de uma ação global, contínua e com o envolvimento e compromisso de todos. Mais do que nunca, precisamos sair do discurso e chegar à prática. Algo que faz parte do DNA do Grupo Conexa e agora poderá ser compartilhado com as demais empresas em ações personalizadas”, finaliza a diretora. 

Sobre o Grupo Conexa   

Player de saúde digital, o Grupo Conexa cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais ácil, segura e humanizada.   

Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.  

A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/  




Bowler

Juliane Meira
juliane.meira@bowler.com.br
(11) 97658-6918

Qual será o futuro da gestão de pessoas?

 


Por Ricardo Haag

As relações entre as empresas e colaboradores mudaram drasticamente durante a pandemia. Em meio ao distanciamento ocasionado pelo isolamento social, a reinvenção na gestão de pessoas se tornou uma estratégia primordial para garantir a perpetuidade das operações com a mesma qualidade do presencial. Muitos aprendizados foram sentidos durante este período, com importantes perspectivas do que ainda veremos no futuro.

Preocupadas em como garantir sua continuidade em meio à tamanha crise, ações direcionadas para o aprimoramento dos processos com foco em melhores resultados, se tornaram estratégias comuns entre muitos empreendedores. Claramente, buscar um aperfeiçoamento constante dos produtos e serviços ofertados sempre é uma medida obrigatória de crescimento organizacional. Contudo, essa demanda não foi a única.

Todo processo envolve uma série de profissionais qualificados por trás, desempenhando suas funções com êxito para a conquista das metas estipuladas. Quando satisfeitos com suas posições e conscientes da importância de seu trabalho para a empresa, a produtividade e ganho operacional são vantagens consequentes para toda companhia – feito que depende, indiscutivelmente, de uma gestão de pessoas marcante e de líderes preparados para conduzir os times rumo à jornada desejada.

Os colaboradores devem ser os protagonistas das estratégias corporativas. É preciso remodelar o olhar interno com lentes voltadas à empatia e sensibilidade, motivando cada um para que entregue seu melhor, independentemente do nível hierárquico ou conhecimento técnico. Diante de uma geração marcada pela ampla consciência individual e seu valor como integrante de uma comunidade, saber como lidar com cada perfil se tornou essencial – assim como integrá-los às equipes em prol de um trabalho colaborativo e com relações próximas.

Felizmente, a boa liderança é uma habilidade que pode ser adquirida. Para se destacar e adentrar esta nova era da gestão de pessoas, todo líder deve ser um ponto de convergência e alinhamento entre o gerenciamento emocional de todos, e os interesses dos acionistas. Um intermediário no caminho a ser percorrido para que as expectativas de todos sejam atendidas e mantidas a longo prazo.

Segundo um estudo da Gallup, um líder assertivo tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio. Mas, grande parte ainda não está preparada para isso. É preciso entender a fundo o perfil e preferências de cada um – e, acima de tudo, como unir e transformar estas diferenças em competências promissoras para o desenvolvimento do negócio.

O senso de pertencimento e o propósito de seu trabalho para o crescimento da companhia são fatores primordiais que devem integrar a liderança na gestão de pessoas. Quando bem desenvolvidos, são capazes, até mesmo, de superar a valorização da remuneração ofertada – afinal, o legado das empresas já se tornou um fator decisivo para muitos candidatos.

A cada nova geração de profissionais, liderá-los se torna mais desafiador. Diante de constantes mudanças, o carisma, a proximidade e empatia serão as grandes chaves de sucesso para aqueles que assumem este papel. A gestão de pessoas de sucesso no futuro, depende de um aprendizado contínuo para que a empresa atraia candidatos cada vez mais qualificados para o seu destaque no mercado.

Ricardo Haag é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

 

Sobre a Wide:

https://wide.works/

Com mais de 30 anos somados de recrutamento especializado e mais de 20 mil entrevistas realizadas, o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

No primeiro trimestre de 2022, valor movimentado nos cartões DM cresce 21% e ultrapassa R$ 1 bilhão

 

DMCard


Montante é um novo recorde para a empresa que há cinco anos celebrava essa mesma marca, alcançada durante todo o ano de 2016, comprovando o crescimento acelerado

O início de 2022 aponta para um ano de transformações importantes na DM. A empresa de produtos financeiros voltados à concessão de crédito recebeu uma importante injeção de recursos da Vinci Partners, logo após celebrar quebra de recordes em 2021 e consolidar sua atuação em novos setores. Dando continuidade aos bons resultados, nos três primeiros meses do ano, registrou um crescimento de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. Com esse avanço, revela um novo motivo para comemoração ao ultrapassar pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão movimentados nos cartões de crédito já no primeiro trimestre.

De janeiro a março deste ano, foram R$ 1,05 bilhão em pagamentos realizados nos cartões DM de loja e com a bandeira Mastercard. Nesse mesmo trimestre do ano anterior, esse montante chegou a quase R$ 870 milhões.

“Há cinco anos, celebrávamos um recorde da empresa ao ultrapassar R$ 1 bilhão em pagamentos durante todo o ano de 2016. Mantendo nosso ritmo de crescimento contínuo e acelerado, hoje alcançamos essa mesma marca em apenas três meses”, destaca Tharik Moura, CFO da DM.

O executivo destaca o efeito do cenário econômico nesses resultados. “Temos conseguido manter nosso crescimento em um cenário econômico desafiador ao focar a concessão de crédito como um apoio para que consumidor mantenha o seu poder de compra, seja para abastecer sua casa ou para a realização de um sonho. Temos atuado de forma muito consistente em nosso propósito de inclusão no sistema financeiro das famílias que compõem a base da pirâmide brasileira, nosso principal público”.

 

Cresce participação do DM Mastercard

Em 2021, quando foram movimentados R$ 4 bilhões em compras nos cartões, 10% desse valor foram em pagamentos realizados com o cartão de crédito bandeirado, o DM Mastercard. Todo o restante, foi movimentado nos cartões private label, os chamados cartões de loja, setor em que a DM é uma das líderes de mercado.

No primeiro trimestre de 2022, o DM Mastercard movimentou pouco mais de R$ 144 milhões, o que representa 14% dos resultados e aponta para a tendência de crescimento da participação dos novos produtos nos resultados da empresa.

Além disso, outro dado que chama a atenção no período é o ticket médio 2% menor. Nos primeiros três meses de 2021, esse valor médio por pagamento foi de R$ 149,94, enquanto este ano foi de R$ 146,82. Essa variação mesmo com o período tendo registrado alta nos preços (o período registrou uma inflação de 3,20%, de acordo com o IGBE) principalmente no varejo de bens não duráveis, aponta para um consumidor mais cauteloso com seus gastos durante uma compra, no entanto, utilizando mais vezes o cartão.

Projeções para 2022 miram na continuidade da expansão

Até o final de 2022, a previsão é que o número de clientes ativos cresça 27%, chegando a 1,4 milhão de consumidores com acesso a alguma ferramenta de crédito da DMCard, que está expandindo seu portfólio de soluções financeiras.

“Este ano, a participação do cartão de crédito DM Mastercard, a DM Conta e as linhas de empréstimo pessoal devem ser muito maior, e as linhas de empréstimo pessoal deve ser muito maior, conquistando cada vez mais e de forma ampliada o nosso espaço nesse setor e na vida financeira do nosso público consumidor”, revela Moura.

O volume movimentado em todos os produtos DM também deve bater novo recorde, chegando a R$ 5 bilhões, o que representa um aumento de 25%, em comparação com 2021.

Desenvolvendo novidades e aperfeiçoando o que já é sucesso

Além da criação de novos produtos e funcionalidades que atendem de forma mais eficiente as necessidades do consumidor, nossos cientistas e desenvolvedores também trabalham num aperfeiçoamento contínuo do que já existe e pode melhorar nosso relacionamento e a experiência do cliente.

Por exemplo, a DM acaba de fundir todos os seus produtos em um aplicativo único, muito mais prático, funcional e intuitivo. Outro exemplo é a inteligência artificial nos motores de crédito e cobrança que estão cada vez mais eficientes.

Em janeiro deste ano, foi realizado com sucesso o primeiro pagamento com reconhecimento facial de um cartão de marca própria da DM. A loja que deu início aos testes da nova tecnologia foi o Supermercado do Frade, que fica em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia que foi desenvolvida pela fintech Payface já está à disposição a todos os varejistas parceiros da empresa de serviços financeiros voltados para a concessão de crédito.

Recentemente, também em parceria com uma startup especializada, a DM desenvolveu um sistema de e-commerce que aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era possível apenas com cartões bandeirados. Uma evolução muito importante, não apenas para os resultados do supermercadista como também para o consumidor de baixa renda que, muitas vezes, tem o private label como única opção de acesso ao crédito.

“2022 será um ano muito especial para a DM, uma empresa em crescimento e cada vez mais sólida, humanizada, sustentável, segura e em plena decolagem.”, finaliza o CFO.

 

Sobre a DM

A DM é uma empresa de produtos financeiros que nasceu há 20 anos para simplificar e democratizar o acesso ao crédito, principalmente à população de menor poder aquisitivo, que forma seu principal público-alvo e para quem desenvolve suas soluções. Ao mesmo tempo, também atua para apoiar e potencializar resultados de seus parceiros varejistas.

Para o consumidor final, disponibiliza o cartão de loja, o cartão de crédito bandeirado, a conta digital, linhas de microcrédito pessoal e seguros.

Como especialista em varejo, no B2B oferece a redes varejistas a possibilidade de adotar o cartão de crédito próprio (o private label), ferramentas de CRM e aplicativos de ofertas que vão ajudá-los a incrementar suas vendas.

Na DM, toda a história conta e merece crédito, por isso ela atua como uma empresa cada vez mais próxima, simples e segura para consumidores e varejistas.

www.vocedm.com.br

Toda história merece crédito | DM - YouTube

 

 

Informações à imprensa

C+M Comunicação

Tel.: 11 4110-5132 | 11 95653-2013

Antonio Montano – antonio@castilhoemontano.com.br

Carlos Prado – carlos@castilhoemontano.com.br

 



Imagens relacionadas

Tharik Moura, CFO da DMCard
Tharik Moura, CFO da DMCard
Foto: Paula Freitas
baixar em alta resolução



C+M Comunicação

Antonio Montano
Assessor de Imprensa
antonio@castilhoemontano.com.br
(11) 4110-5132 / (11) 95653-2013

Busca por cirurgias estéticas faciais cresce 300%, coloca Brasil no ranking mundial e prevê movimentar US$ 35,7 bilhões até o ano de 2023

 


A área da odontologia estética cresceu 300% nos últimos 5 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Além da harmonização facial, as cirurgias na pálpebra, bichectomia e rinoplastia foram as mais realizadas por dentistas, que apresentaram uma redução de preço de 80% em comparação com cirurgiões plásticos. O Brasil lidera o ranking mundial de pacientes que buscam estética facial. Foram realizados 483,8 mil procedimentos durante o período de um ano e com o aumento da demanda nos consultórios odontológicos, estima-se que Odontologia Estética deverá movimentar US$ 35,7 bilhões até o ano de 2023

Brasil, abril de 2022: Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o país que mais realiza cirurgias plásticas. 

A alta na oferta de intervenções estéticas em consultórios de Odontologia vem intensificando ao longo dos últimos anos o embate entre as profissões. Como o valor cobrado por odontólogos pode ser até 80% inferior, o público tem aumentado. Ao mesmo tempo, um levantamento divulgado no último ano pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) aponta que, em 2020, o Brasil foi o país em que mais procedimentos cirúrgicos foram realizados na face e na cabeça. Foram 483,8 mil durante o período de um ano. Com 143 mil registros, a cirurgia de pálpebra (blefaroplastia) foi a mais realizada, seguida pela rinoplastia, com 87,9 mil.

O médico e cirurgião plástico, Dr Thiago Marra, defende que a capacitação de um grande número de profissionais vai promover uma melhoria do custo para cirurgias e procedimentos estéticos, assim como vai melhorar a disponibilidade desses profissionais em sua rotina de consultório e hospital. 

Durante o curso de Odontologia, os estudantes vivenciam um aprendizado aprofundado da anatomia da região da face e do pescoço. Após a graduação, profissionais especializados na área bucomaxilofacial realizam procedimentos de alta complexidade. Além de procedimentos estéticos, atuam na resolução de fraturas e reconstruções de órbitas, fraturas de maxila, mandíbula, diz. 

Enquanto a ideia de Marra de criar no MEC uma pós-graduação lato sensu em Rinoplastia para dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas ganha força, ao mesmo tempo foi o primeiro médico do Brasil a oferecer o primeiro curso online sobre lipo de papada para esses profissionais atuantes nessa indústria da beleza.

A área da Odontologia Estética é uma causa dos pacientes, não apenas dos cirurgiões-dentistas, afirma Marra. “Há um interesse dos dentistas pela crescente demanda dos pacientes por autoestima e por estarem bem consigo mesmos. Há uma busca por profissionais bem treinados. Saúde como bem-estar físico, social e mental”, finaliza o especialista. 

“O tema é de interesse da população, pois os procedimentos estéticos realizados pelos cirurgiões dentistas podem ser mais baratos do que a realização de cirurgia plástica. Além disso, há mais cirurgiões dentistas do que cirurgiões plásticos”, disse Marra, que também é membro da Associação Brasileira de Médicos Pós-Graduados - ABRAMEPO, e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. 

Mesmo apoiando a causa dos cirurgiões dentistas, o foco sempre foi o bem-estar e a saúde de cada paciente, tanto que na medicina, Dr. Marra iniciou uma campanha nacional para estimular médicos particulares a adotarem um paciente da fila do SUS, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e evitar o agravamento da situação. A alta demanda faz com que cada paciente leve até 12 anos para uma cirurgia no Sistema Único de Saúde. 

“Independente do tipo de cirurgia e da opção sexual do paciente, se cada colega se disponibilizar a adotar um da fila de espera, colocaremos a fila do SUS para andar”, comenta Dr. Thiago Marra ao informar que o número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que o levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) reúne apenas dados de 16 secretarias estaduais e 10 municipais. “Há ainda a fila por procedimentos nos serviços federais, sem falar ainda naquelas pessoas que precisam da cirurgia, mas nem sequer têm acesso ao especialista que oferece o encaminhamento”. Finaliza o médico.

Diante de todo o trabalho incessante promovido, o médico-cirurgião Thiago Marra há cerca de dois anos chegou a um quadro de exaustão profissional e pessoal, apresentando insônia e ansiedade. Procurou ajuda de um psiquiatra, e deu início ao tratamento médico com o uso do Óleo de Canabidiol.

Segundo Marra, o assunto ainda é pouco conhecido. “Os estudos mostram vários benefícios, como no tratamento da ansiedade, no estímulo de novas conexões nervosas, efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes”, conta. “Existem também dados que revelam melhoras de problemas intestinais, tratamento de dores, controle de apetites e até redução de efeitos colaterais de quimioterapias”, explica.

A Anvisa informa, que a indicação e a forma de uso dos produtos à base de Cannabis são de responsabilidade do profissional médico, sendo que os pacientes devem ser informados sobre o uso dos produtos em questão. O Dr. Marra, como médico, também possui habilitação para prescrever tal medicamento.

Paciente e profissional de saúde, doutor Marra sempre está à procura de especializações e atualizações na área médica, e chegou a participar de diversos congressos e palestras sobre Canabidiol. “É uma forma que eu posso compartilhar um pouco sobre minha experiência no meu tratamento de insônia e ansiedade”, relata.

 

Sobre a ABRAPROS (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde): Associação civil sem fins lucrativos, que oferece suporte e auxílio jurídico a todos profissionais de saúde que lutam contra a reserva de mercado.

 

Cirurgião Plástico Dr. Thiago Marra

Membro da Associação Brasileira de Médicos Pós-Graduados - ABRAMEPO, e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. Além de ser especialista em rinoplastia, realiza vários procedimentos como prótese de mama, mastopexia, lipoaspiração, harmonização facial e cirurgias estéticas pós redesignação sexual. Fora do centro cirúrgico, fundou a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais, que visa combater a reserva de mercado e apoiar a classe da Odontologia, para a realização de procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



Cla Cri Com

Caroline Soares
ASSESSORIA DE IMPRENSA
midia@clacri.com
(11) 1096-5333