O
início de 2022 aponta para um ano de transformações importantes na DM. A
empresa de produtos financeiros voltados à concessão de crédito recebeu
uma importante injeção de recursos da Vinci Partners, logo após
celebrar quebra de recordes em 2021 e consolidar sua atuação em novos
setores. Dando continuidade aos bons resultados, nos três primeiros
meses do ano, registrou um crescimento de 21% em comparação com o mesmo
período do ano passado. Com esse avanço, revela um novo motivo para
comemoração ao ultrapassar pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão
movimentados nos cartões de crédito já no primeiro trimestre.
De janeiro a março deste ano, foram R$
1,05 bilhão em pagamentos realizados nos cartões DM de loja e com a
bandeira Mastercard. Nesse mesmo trimestre do ano anterior, esse
montante chegou a quase R$ 870 milhões.
“Há cinco anos, celebrávamos um
recorde da empresa ao ultrapassar R$ 1 bilhão em pagamentos durante todo
o ano de 2016. Mantendo nosso ritmo de crescimento contínuo e
acelerado, hoje alcançamos essa mesma marca em apenas três meses”,
destaca Tharik Moura, CFO da DM.
O executivo destaca o efeito do
cenário econômico nesses resultados. “Temos conseguido manter nosso
crescimento em um cenário econômico desafiador ao focar a concessão de
crédito como um apoio para que consumidor mantenha o seu poder de
compra, seja para abastecer sua casa ou para a realização de um sonho.
Temos atuado de forma muito consistente em nosso propósito de inclusão
no sistema financeiro das famílias que compõem a base da pirâmide
brasileira, nosso principal público”.
Cresce participação do DM Mastercard
Em 2021, quando foram movimentados R$ 4
bilhões em compras nos cartões, 10% desse valor foram em pagamentos
realizados com o cartão de crédito bandeirado, o DM Mastercard. Todo o
restante, foi movimentado nos cartões private label, os chamados cartões
de loja, setor em que a DM é uma das líderes de mercado.
No primeiro trimestre de 2022, o DM
Mastercard movimentou pouco mais de R$ 144 milhões, o que representa 14%
dos resultados e aponta para a tendência de crescimento da participação
dos novos produtos nos resultados da empresa.
Além disso, outro dado que chama a
atenção no período é o ticket médio 2% menor. Nos primeiros três meses
de 2021, esse valor médio por pagamento foi de R$ 149,94, enquanto este
ano foi de R$ 146,82. Essa variação mesmo com o período tendo registrado
alta nos preços (o período registrou uma inflação de 3,20%, de acordo
com o IGBE) principalmente no varejo de bens não duráveis, aponta para
um consumidor mais cauteloso com seus gastos durante uma compra, no
entanto, utilizando mais vezes o cartão.
Projeções para 2022 miram na continuidade da expansão
Até o final de 2022, a previsão é que o
número de clientes ativos cresça 27%, chegando a 1,4 milhão de
consumidores com acesso a alguma ferramenta de crédito da DMCard, que
está expandindo seu portfólio de soluções financeiras.
“Este ano, a participação do cartão de
crédito DM Mastercard, a DM Conta e as linhas de empréstimo pessoal
devem ser muito maior, e as linhas de empréstimo pessoal deve ser muito
maior, conquistando cada vez mais e de forma ampliada o nosso espaço
nesse setor e na vida financeira do nosso público consumidor”, revela
Moura.
O volume movimentado em todos os
produtos DM também deve bater novo recorde, chegando a R$ 5 bilhões, o
que representa um aumento de 25%, em comparação com 2021.
Desenvolvendo novidades e aperfeiçoando o que já é sucesso
Além da criação de novos produtos e
funcionalidades que atendem de forma mais eficiente as necessidades do
consumidor, nossos cientistas e desenvolvedores também trabalham num
aperfeiçoamento contínuo do que já existe e pode melhorar nosso
relacionamento e a experiência do cliente.
Por exemplo, a DM acaba de fundir
todos os seus produtos em um aplicativo único, muito mais prático,
funcional e intuitivo. Outro exemplo é a inteligência artificial nos
motores de crédito e cobrança que estão cada vez mais eficientes.
Em janeiro deste ano, foi realizado
com sucesso o primeiro pagamento com reconhecimento facial de um cartão
de marca própria da DM. A loja que deu início aos testes da nova
tecnologia foi o Supermercado do Frade, que fica em Ilhabela, no Litoral
Norte de São Paulo. Após os bons resultados em um ambiente controlado, a
tecnologia que foi desenvolvida pela fintech Payface já está à
disposição a todos os varejistas parceiros da empresa de serviços
financeiros voltados para a concessão de crédito.
Recentemente, também em parceria com
uma startup especializada, a DM desenvolveu um sistema de e-commerce que
aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era
possível apenas com cartões bandeirados. Uma evolução muito importante,
não apenas para os resultados do supermercadista como também para o
consumidor de baixa renda que, muitas vezes, tem o private label como
única opção de acesso ao crédito.
“2022 será um ano muito especial para a
DM, uma empresa em crescimento e cada vez mais sólida, humanizada,
sustentável, segura e em plena decolagem.”, finaliza o CFO.
Sobre a DM
A DM é uma empresa de produtos financeiros que nasceu há 20 anos
para simplificar e democratizar o acesso ao crédito, principalmente à
população de menor poder aquisitivo, que forma seu principal
público-alvo e para quem desenvolve suas soluções. Ao mesmo tempo,
também atua para apoiar e potencializar resultados de seus parceiros
varejistas.
Para o consumidor final, disponibiliza o cartão de loja, o cartão
de crédito bandeirado, a conta digital, linhas de microcrédito pessoal e
seguros.
Como especialista em varejo, no B2B oferece a redes varejistas a
possibilidade de adotar o cartão de crédito próprio (o private label),
ferramentas de CRM e aplicativos de ofertas que vão ajudá-los a
incrementar suas vendas.
Na DM, toda a história conta e merece crédito, por isso ela atua
como uma empresa cada vez mais próxima, simples e segura para
consumidores e varejistas.
www.vocedm.com.br
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