domingo, 8 de novembro de 2020

Políticos brasileiros repercutem vitória de Joe Biden como presidente dos EUA

 


Projeções de diversos veículos deram a vitória ao democrata

Laís Lis
G1

O democrata Joe Biden alcançou os 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado, dia 7, segundo projeções de diversos veículos de imprensa, número suficiente para derrotar o republicano Donald Trump e ser eleito o 46º presidente dos Estados Unidos.

Embora não oficial, a projeção dos veículos de comunicação é suficiente para que a sociedade americana reconheça a eleição de um presidente (entenda como funciona), já que a contagem chega a demorar semanas e o sistema de colégio eleitoral permite saber antecipadamente quem será o vencedor. No Brasil, diversos políticos repercutiram a vitória do democrata. 

RODRIGO MAIA (DEM-RJ), Presidente da Câmara dos Deputados –  “A vitória de @JoeBiden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias. Parabenizo o presidente eleito e, em nome da Câmara dos Deputados, reforço os laços de amizade e cooperação entre as duas nações.”

JOÃO DÓRIA (PSDB), governador de São Paulo – “Feliz com a vitória do candidato eleito presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os EUA, bom para o Brasil.”

FLÁVIO DINO (PC do B), governador do Maranhão –  ” A derrota de Trump consolida a terrível fama de pé frio de Bolsonaro na arena internacional. Agora mesmo que em reunião da Cúpula do G-20 ninguém vai querer tirar foto e posar de ‘melhor amigo’. O Brasil merece destino e imagem melhores.”

JOSÉ GUIMARÃES (PT-CE), líder da Minoria na Câmara dos Deputados – “A vitória de Joe Biden representa não só a derrocada de Trump, mas também uma duríssima derrota para Bolsonaro. O governo brasileiro se aliou aos interesses norte-americanos e, hoje, está isolado internacionalmente. É também uma derrota do autoritarismo, do ódio, de toda a perversidade que Trump representa. Os ventos democráticos sopram na América. As eleições na Bolívia, o plebiscito no Chile e a derrota de Trump mudam a correlação de forças no mundo. É a vitória da decência, da democracia. Que o novo presidente restabeleça as relações diplomáticas com as nações. Não há mais espaço para a atual subserviência do Estado brasileiro que tanto tem comprometido a nossa soberania. Trata-se de grande vitória que deve ser comemorada por todos os democratas do mundo!”

JOSÉ SERRA (PSDB-SP), senador – “A vitória de @JoeBiden traz alívio para um mundo submetido à dupla ameaça da pandemia e da competição hegemônica. Seu compromisso com a democracia, com Instituições e acordos internacionais, será bem-vindo por aliados e adversários. Um perfil conciliador e longa experiência de missões diplomáticas limitam riscos de impulsos belicosos, com ameaças à paz mundial. O Brasil só tem a ganhar reiterando sua tradição de cooperação independente com o futuro governo Biden.”

RENATO CASAGRANDE (PSB), governador do Espírito Santo – “A vitória de Joe Biden nos EUA é derrota da prática do “politicamente incorreto”. Um sinal de que a maioria dos americanos estão preocupados com o fortalecimento das instituições democráticas, meio ambiente, direitos humanos e cultura de paz. Um bom sinal para a política mundial.”

ACM NETO  (DEM), prefeito de Salvador –  “O bom senso, o equilíbrio e a sensatez saíram vencedores. Ganha a democracia, ganha o mundo com a eleição de Biden.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário