domingo, 8 de novembro de 2020

Parceria põe empresas brasileiras de TI no cenário internacional

 

ASSESPRO - PR


Cooperação entre a Assespro-Paraná, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Enterprise Europe Network vai completar cinco anos em novo estágio

Perto de completar cinco anos, uma cooperação entre a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-Paraná), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a rede Enterprise Europe Network (EEN) fomenta a internacionalização do ramo de serviços em TI no Brasil. E entra em novo estágio.

Desde 2016, quando a cooperação foi firmada, o gerenciamento da EEN estava sob um consórcio composto pelo IBICT – órgão federal cuja origem remonta a 1954, e atualmente é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Agora, essa coordenação está migrando para o IBICT em conjunto com a Assespro-Paraná.

A diretora do IBICT, Cecília Leite Oliveira, ressalta que a atuação da Assespro-Paraná é decisiva para mobilizar as empresas de TI, do Paraná e de todo o Brasil, a se integrarem à rede EEN. Trata-se, a EEN, de um núcleo da União Europeia, criado em 2008, com o objetivo de apoiar a internacionalizar de micro, pequenas e médias empresas em mais de 60 países.

“Há uma plataforma, online, que viabiliza a conexão entre as empresas e as oportunidades de negócios. A Assespro-Paraná vai ajudar a validar os perfis das empresas brasileiras que são publicados dentro da rede, e a fazer essa promoção, tornando ainda mais eficaz esse processo de internacionalização”, sublinha Cecília Oliveira.

CHAMADAS

Periodicamente há ainda chamadas feitas pela rede EEN, de transferência de tecnologia informação, e triangulação com a Embrapii [Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial], e agências de inovação de outros países. “Só neste ano, tivemos seis chamadas, de países como Suíça, Suécia, Estados Unidos e Israel”, informa Cecília Oliveira.

Até o momento, a rede já contabiliza 10 mil oportunidades listadas no “balcão de oportunidades” da EEN. São ofertas e demandas de negócios, especificamente em tecnologia da informação, pontua o pesquisador Márcio Canedo, que auxilia a direção do IBICT. “Assistimos as empresas tanto na publicação do perfil [na plataforma] como na divulgação desses perfis junto aos demais países integrantes da rede.”

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Para o diretor presidente da Assespro-Paraná, Adriano Krzyuy, a parceria mostra que a internacionalização é um passo que pode ser dado por empresas das mais variadas atividades e portes. Além de ser, acrescenta, importante para a consolidação das organizações e a promoção de um ambiente sustentável de negócios.

“Essa parceria promove o engajamento das empresas de TI brasileiras em atividades de cooperação internacional. Especialmente para as empresas associadas à Assespro-Paraná, é um suporte fundamental”, destaca Adriano Krzyuy.

MAIS INFORMAÇÕES
• Sobre a cooperação: https://www.assespropr.org.br/cooperacao-internacional-ibict-een/
• Sobre o IBICT: https://ibict.br/
• Sobre a EEN Brasil: http://eenbrasil.com.br/




Engenharia de Comunicação

contato@engenhariadecomunicacao.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário